Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo

Pode ser que esse nome não seja familiar para você. Mas uma coisa é certa: ele é considerado atualmente o jogador mais jovem do futebol mundial. Então, se ainda não o conhece, saiba que é interessante anotar aí esse nome, que vamos citar muito abaixo. 

ANÚNCIO

Mauricio Baldivieso é um boliviano que atualmente tem 24 anos. Mas, não foi com 24 anos que ele começou a jogar bola de modo profissional. Na verdade, bem antes de chegar no Universitario de Sucre, da Bolívia mesmo, onde está hoje, ele passou por 3 clubes. 

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A história do jovem 

Bom, vamos trazer aqui alguns pontos, datas e números que vão nos interessar para o restante do texto. Mauricio Baldivieso é nascido em 1996. Ele é um futebolista boliviano. Hoje tem 24 anos. E a sua carreira profissional já inclui 4 clubes, todos da Bolívia. Ele joga de meio-campista. 

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Uma curiosidade é que ele é filho de um ex-jogador de futebol boliviano, que também foi técnico do Aurora, um clube do país da Bolívia, chamado Julio César Baldivieso. Sobre a história do atleta, o que você tem que saber é que ele se profissionalizou em 2009.

ANÚNCIO

Ou seja, quando tinha apenas 12 anos de idade. Por isso, ele foi considerado o jogador mais jovem de toda a história do futebol mundial. Assim sendo, ele disputou a primeira partida oficial e profissional em 19 de julho de 2009, um pouco antes de completar os 13 anos. 

A estreia do jogador mais jovem

Nesse dia, ele entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo em um jogo que acontecia entre o Aurora e o La Paz. O La Paz venceu por 1 a 0. No entanto, a imprensa nacional, inclusive a “La Prensa” avaliou o fato como “isso é histórico”. 

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, há um fato que não pode ser deixado de lado. Com 5 minutos dentro de campo, o adversário Henry Alaca agrediu o atleta, machucando gravemente o tornozelo dele. Ainda assim, Baldivieso continuou em campo até o fim da partida. 

ANÚNCIO

Mais tarde, 4 dias após a estreia, ele teve o contrato rescindido. E o motivo é o fato de que o seu pai, atual técnico do clube, foi demitido do clube, o Aurora. Na semana seguinte, com as reações dos torcedores, o clube proibiu o atleta de jogar pelo campeonato, o Torneio Clausura. 

O novo recorde

Esse recorde de jogar com 12 anos uma partida oficial colocou o Mauricio como jogador mais jovem do mundo a participar de um jogo. Inclusive, na América do Sul, ele bateu o recorde de Fernando García, que estreou em 2001 e jogou com 13 anos pelo Juan Aurich, do Peru.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O Fernando tem hoje 33 anos, mas anunciou sua aposentadoria em 2016. Ele foi conhecido como Pizarrito García pela semelhança que tinha com o jogador peruano Claudio Pizarro. Em 2004 jogou pela Universidad San Martín e chegou também a Copa Sul-Americana. 

Ele nunca saiu do Peru e encerrou a carreira no Willy Serrato. No Brasil, os jogadores mais jovens a estrearem pelo profissional começaram com 16 anos. Entre eles, Gabigol, Rodrygo e Vinicius Junior. Na Liga dos Campeões, também com 16 anos, o mais jovem foi Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund. 

A comparação com a Inglaterra

E a gente pode comparar esse jogador jovem com a Inglaterra, que é o país onde o futebol nasceu. Por lá, o jogador mais jovem a estrear em campo é ninguém menos do que o Theo Walcott, muito conhecido entre os ingleses. Ele atuou pelo Southampton em 2005.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nessa época, tinha apenas 16 anos. Mas, logo após a estreia, na outra temporada, já foi vendido ao Arsenal, onde ficou por 12 anos. Outra curiosidade é que o famoso Wayne Rooney também começou cedo nos gramados, com 16 anos também. 

Ele estreou pelo Everton, que foi o seu primeiro clube profissional. Mais tarde, foi para o Manchester United, onde marcou a sua melhor e maior história. Na ordem, depis ainda temos o Jude Bellingham (17 anos), o James Prinsep (17 anos) e o Thurston Rostron (17 anos).

A saída do Aurora

Com a rescisão de contrato, que já comentamos acima, tanto pai como o filho se desligaram do clube. Mas, em 2011, em uma partida frente ao Jorge Wilstermann, tendo o pai como treinador de novo, o jogador voltou a entrar em campo, aos 89 minutos de jogo. O Aurora venceu por 3 a 0.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No ano seguinte, 2012, o atleta que agora tinha 16 anos voltou a jogar, só que como titular. Dessa forma, se tornou o jogador mais jovem a estrear em uma competição internacional. A partida foi pelo Club Aurora e foi contra o Cerro Largo, do Uruguai.

A partida valeu pela Copa Sul-Americana de 2012 e foi histórica. O jogador entrou como titular, com uma idade precoce de 16 anos. Nesse mesmo ano, ele foi considerado pela Liga de Futebol Profissional Boliviano como jogador juvenil mais tempo em jogo no torneio Apertura. 

A qualidade técnica do atleta

Deixando de lado a questão pai e filho, o que se pode notar, ainda conforme a imprensa local, é que o jovem garoto atuou muito bem durante esse torneio Apertura. Tanto é que deu várias assistências e fez vários gols em jogos oficiais. 

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, chegou a fazer 3 gols como visitante contra equipes grandes daquele país, como é o caso do Bolívar e do The Strongest. Depois disso, saiba que o jogador saiu do Aurora e foi emprestado ao Potosí, do mesmo país, em 2012.

No ano de 2013, ele foi vendido ao Nacional Potosí e ficou até 2014. Já em 2015, o atleta foi para o Universitario de Sucre, por onde permanece até hoje. Nesse mesmo ano, de 2015, ele foi convocado para a Seleção Sub-20 da Bolívia. 

Sobre o Aurora e o Universitario de Sucre0

O Aurora, que foi o primeiro clube amador e profissional do jovem Mauricio, saiba que é um time boliviano muito clássico, que fica em Cochabamba. Ele tem 85 anos de história e tem na sua história dois títulos do campeonato boliviano, sendo em 1963 e 2008.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Também chegou a levar o título da 2ª divisão, em 2002. Uma curiosidade é que atualmente o Julio César Baldivieso, pai do Mauricio, continua sendo o técnico atual do clube. Já o novo clube do filho, o Universitario de Sucre, também tem 2 títulos nacionais, 2008 e 2014.

Além disso, é um clube mais jovem, com 59 anos. No entanto, recebe patrocínio de grandes marcas, como é o caso da Coca-Cola e da Fransport, além da Tigo, e da Amazonas. 

Sobre o Julio César Baldivieso, pai do Mauricio

O pai do Mauricio foi um atleta muito famoso na Bolívia e atualmente continua dentro do futebol, como técnico. Ele tem 49 anos e começou a carreira em 1987 pelo Jorge Wilstermann. Depois, passou por outros grandes clubes locais, como o Bolívar, o Aurora e The Strongest.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, o que mais impressiona é que ele também foi atleta de vários outros países. Por exemplo, jogou pelo Deportivo Quevedo (Equador), Guayaquil (Equador), Caracas (Venezuela), Cobreloa (Chile), Newell’s Old Boys (Argentina), Al-Wakra (Qatar) e Yokohama (Japão). 

Já pela seleção boliviana, ele esteve na Copa de 1994 e em 5 edições da Copa América, sendo que jogou 85 partidas e marcou 15 gols. Inclusive, na Copa América de 1997, ele conquistou o 2º lugar da competição, ao lado dos seus companheiros, perdendo para o Brasil na final. 

Quem foram os jogadores mais jovens usados em campo

Com base na lista do site Transfermarket, separamos os jogadores mais jovens que já atuaram nos últimos. Eles consideram apenas as ligas das primeiras divisões. Em 2020 foi o Jack Patterson, da Irlanda do Norte, que jogou pelo Crusaders, aos 15 anos e 2 meses.

Saiba a história do jogador de futebol mais jovem do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Já em 2019, o atleta mais jovem a disputar uma partida oficial foi o Evan Ferguson, também da Irlanda, com 14 anos e 11 meses. Ele atuou pelo Bohemians pela Premier League. Agora, se a gente for comparar com os anos mais antigos, a gente pode usar a década de 1970 de modelo.

No ano de 1971, o jogador mais jovem a ser usado em campo foi Steve Powell, da Inglaterra. Ele atuou pelo Derby quando tinha 16 anos e 1 mês de vida. E no início dos anos 2000, Eduard Skunov, da Estônia, com 15 anos e 9 meses, estreou pelo Warrior Valga. 

Quem são os jovens mais valiosos do mundo no futebol?

Outra curiosidade é que no fim de 2020 saiu uma listagem com os jovens mais valiosos do futebol mundial. Em termos de valores, quem vence a lista é o Alphonso Davies, do Bayern de Munique (Alemanha), que tem 20 anos e vale 180,4 milhões de euros. 

No entanto, se a gente considerar a juventude, o Ansu Fati, do Barcelona (Espanha) é o mais jovem, já que tem apenas 18 anos e vale 122,7 milhões de euros. Ele vem ganhando espaço no time principal e é um ponta, considerado o mais jovem a marcar na Champions League.