Entenda o Super Bowl e o futebol americano

A verdade é que não é difícil entender a relação direta que existe entre o futebol americano e o Super Bowl. Isso porque um é o nome dado à final da competição toda. No entanto, sem dúvidas, o Super Bowl é um evento a parte e nós vamos explicar os motivos disso.

ANÚNCIO

A primeira das curiosidades que você tem que saber é que Super Bowl é uma das únicas finais de quaisquer campeonatos que tem nome próprio. Portanto, Super Bowl é uma final de futebol americano. Mas não estamos falando de qualquer final, obviamente. Entenda tudo!

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Continue lendo o artigo até o final para saber mais sobre os seguintes tópicos:

  • A história do futebol americano
  • O futebol americano no Brasil
  • Como funciona o futebol americano
  • O que é touchdown
  • Extra point ou two-point conversion
  • Avançar no campo adversário
  • A posição dos jogadores
  • O campeonato de futebol americano
  • As principais curiosidades do Super Bowl
  • Quem mais ganhou o Super Bowl
  • A briga pela transmissão do Super Bowl

A história do futebol americano

O futebol americano surgiu da mistura do futebol original, que é a nossa paixão, com o rubgy. Lembrando que ambos os esportes foram trazidos da Inglaterra. Logo, a partir do século 19, aconteceram as principais mudanças, trazendo o futebol americano para perto do que é hoje.

ANÚNCIO

Dessa forma, o “American Football” começou a ser implementado e estudado e praticado em universidades como a de Harvard, a de Princeton e Columbia. Já no ano de 1920 nasceu a famosa NFL, que é a National Football League. Foi aí que o esporte se profissionalizou de vez.

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Porém, ainda há uma parte da história interessante: 30 anos após a criação da NFL, o futebol americano começou a desbancar o baseball, como principal esporte dos norte-americanos. E desde a final de 1958, com 45 milhões de espectadores, a NFL vem crescendo. 

O futebol americano no Brasil

No Brasil, o futebol americano tem ganhado força, especialmente após a exibição do Super Bowl, como vamos mencionar abaixo. No entanto, ainda está longe de ser um esporte comum popular como é o futebol, a natação, as lutas. 

ANÚNCIO
Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Já do lado americano, a gente tem o esporte como sendo o principal desde alguns anos. Também temos o futebol americano profissional, o feminino, o de arena, o universitário, o escolar, o amador, o juvenil e o flag football. 

Curiosamente, saiba que por aqui existe sim um campeonato brasileiro de futebol americano, que acontece em todo país e é da Associação de Futebol Americano do Brasil. Ele começou a ser disputado em 2019 e tem o Rio de Janeiro e Santa Catarina como estados com mais títulos (3).

Como funciona o futebol americano

Para entender o funcionamento desse esporte, a gente não precisa de muito, não. Na verdade, considere que temos um campo que é medido em jardas. A dimensão é de 120 x 53,5. Ele tem demarcações a cada 10 jardas. E o fim das duas pontas tem as endzones com as traves em Y.

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Sabendo da estrutura, agora vem a parte do jogo mesmo: o objetivo é conquistar o território adversário e chegar o maior número de vezes à endzone. Assim, somam-se os pontos de touchdowns. O número de jogadores é de 11, que se revezam entre os 53 de cada equipe.

O jogo dura por 4 quartos de 15 minutos cada um. Há intervalos. Como no basquete, o tempo é pausado quando há pontuações ou penalizações. Também dá para fazer pontos com field goals, que é quando se acerta entre as traves e com safety, quando derruba os adversários.

O que é touchdown

Acima falamos muito resumidamente de como dá para marcar pontos no futebol americano. Então, vimos que o touchdown é o principal deles. Mas, pode ser que você ainda tenha ficado com dúvidas sobre isso. Então, veja abaixo o melhor touchdows de todos os tempos:

Se você se impressionou com o movimento do jogador que driblou todo mundo do time adversário, considere que o TD (touchdown) vale 6 pontos e se explica com a bola cruzando a linha do gol (isso se faz entrando na endzone) e com a posse de um jogador do time de ataque.

Já quanto ao field goal, esse é um ataque que vale 3 pontos. E ele acontece quando se coloca a bola no chão e acerta as traves verticais amarelas do gol que fica atrás do endzone. Geralmente, é usado no fim de uma partida. Por fim, o safety, que vale 2 pontos.

Extra point ou two-point conversion

A gente optou por citar aqui esses dois termos que são muito comuns de serem ouvidos em jogos de futebol americano. Assim, se você for ver a próxima Super Bowl é interessante que saiba o que é extra point e o two-point conversion. Ambos têm a ver com o touchdown. 

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro é um chute que vale 1 ponto e que é dado ao time que fez o tochdows. Ou seja, além dos 6 pontos que eles conseguiram no touchdown, agora vão poder tentar ganhar mais 1, de novo, com o chute.

Já a segunda opção é que o time que fez o touchdown pode arriscar ganhar 2 pontos e não apenas 1. Para isso, é preciso levar a bola de volta para a endzone com uma jogada só. Isso acaba sendo bom para quando se tem grande desvantagem em pontos no jogo.

Avançar no campo adversário

Esse será o último tópico para entender as regras do jogo. Como falamos acima, o objetivo é avançar no campo até que se chegue a área do adversário, certo? Esses avanços podem ser parciais e acontecem a cada 10 jardas. 

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Assim, se a equipe conseguir fazer isso, ela ganha mais de 4 tentativas para a próxima jarda. O avanço só se dá por duas formas: correndo com a bola ou dando passes. Mas, se a equipe não conseguir o êxito de avançar 10 jardas em 4 tentativas, a bola vai para o rival. 

Aliás, a jogada também acaba se um atleta que está com a bola é derrubado no chão ou quando ele sai de campo com a bola ou quando o quaterback erra do passe. 

As posições dos jogadores

Mais um ponto importante é a gente considerar as posições dos jogadores do futebol americano. No time ofensivo, a gente tem o quarterback, que faz lançamentos, corridas e passe. Tem os blockers, que fazem barreiras de proteção em volta do quarterback.

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Os runners são aqueles que levam o time ao ataque, correndo com a bola passada. E os receivers são os que recebem os lançamentos. Do lado defensivo, temos a primeira linha de combate, que derruba quem está com a bola.

Depois, vem os linebackers, que é um segundo nível de proteção que variam na posição. Vem ainda o safety, que protege a retaguarda do campo. E os especialistas entram em situações especiais, como chute inicial ou chutes de devolução. 

O campeonato de futebol americano

Os Estados Unidos são palco da maior liga do todos os tempos e de todo o mundo, a NFL. Então, saiba que o campeonato acontece entre setembro e dezembro. A partir disso, acontecem os play-offs, que são as partidas eliminatórias. 

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

É aqui que os clubes são divididos em 2 conferências, sendo que chegam lá na frente em apenas 12 times. Ao final, a gente vai ter 2 finalistas, um de cada conferência. E eles devem se enfrentar em uma grande final, chamada de Super Bowl

Sobre o Super Bowl, a gente vai falar um pouco mais abaixo. Mas, para começo de conversa, saiba que é considerado o maior evento esportivo da televisão dos Estados Unidos. O público é grandioso e os preços também. Sempre há shows caros e espetáculos maravilhosos.

As principais curiosidades do Super Bowl

Só para que você entenda a dimensão desse campeonato mundial, saiba que em 2015 o Super Bowl foi o programa de tevê mais visto do ano, com 112,2 milhões de telespectadores. Além disso, atualmente, as mulheres representam 46,8% do esporte no mundo.

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa interessante é que há uma “disputa” acirrada entre os músicos para saber quem vai tocar na final desse campeonato. O show acontece no intervalo do jogo e sempre tem cantores e bandas famosas, como Bruno Mars, The Rolling Stones, Madonna, etc. 

Agora, fugindo um pouco do esporte, a gente tem um ponto financeiro interessante aqui. Uma propaganda de 30 segundos exibida durante a Super Bowl 50 custou US$ 5 milhões, conforme o NBC Sports. Acredita? 

Quem mais ganhou o Super Bowl

Bom, se a gente tem o futebol americano como principal esporte do país e o Super Bowl como a final mais conhecida do mundo, então, você pode estar curioso para saber quem é o maior vencedor dessa final que é eletrizante por si só, certo?

Entenda o Super Bowl e o futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

Há dois clubes que mais venceram a final, sendo o Pittsburgh Steelers e o New England Patriots. Curiosamente, o Pittisbrugh não vence desde 2009. Já o Patriot venceu 3 vezes na última década. Cada um dos clubes tem, ao todo, 6 títulos da Super Bowl. 

O último vencedor, em 2020, foi o Kansas City Chiefs, que só tinha vencido uma única vez em 1970. Entre outras equipes que tem história na Super Bowl, a gente pode selecionar: San Francisco 49 ers, Dallas Cowboys, Green Bay Packers, New York Giants.

A briga pela transmissão do Super Bowl

Agora vamos falar de outro dado curioso, que é para encerrar o assunto de hoje. Você sabia que há uma disputa acirrada pela transmissão da final, né? Tanto é que quase todo ano ninguém sabe, exatamente, quem vai transmitir a grande final do futebol americano.

Em 2020 foi a FOX Sports. Em 2019 foi a CBS. Em 2018 foi a NBC. Isso tudo para você ter uma ideia. No geral, a CBS foi quem mais transmitiu, sendo 20 vezes. Depois vem a NBC, com 19 anos. Mas, a Fox tem ganhado força e já tem 9 transmissões. A ABC só fica com 7 delas. 

ANÚNCIO