Um triatleta de 21 anos da Flórida se tornou a primeira pessoa com síndrome de Down a terminar uma prova de Ironman – nadando 2,4 milhas, pedalando 112 milhas e correndo uma maratona de 26,2 milhas.
Chris Nikic cruzou a linha em 16 horas e 46 minutos e nove segundos – menos de 14 minutos abaixo do horário oficial no Ironman Visit Panama City Beach, na Flórida – para receber o reconhecimento oficial do Guinness World Records.
“Você quebrou barreiras ao provar, sem dúvida, que tudo é possível”, twittou a conta oficial do Ironman.

De uma flexão a um Ironman
Nos 42 anos de história do Ironman, nenhum atleta com síndrome de Down – uma doença genética que pode causar vários graus de dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento físico mais lento – sequer tentou um evento, muito menos concluiu um.
No sábado, uma filmagem circulou nas redes sociais do pai de Nikic ajudando a calçar tênis nos pés de seu filho enquanto – sua voz quebrando de orgulho – dizia a ele “você é quase um companheiro de Ironman. Você é dois terços de um Ironman”.
Sua jornada até a linha de chegada havia começado três anos antes, quando, depois de perceber que seu filho estava se tornando cada vez mais sedentário, Nik Nikic o encorajou a ficar 1% mais apto a cada dia. O treinamento começou com uma única flexão.
“Para Chris, esta corrida foi mais do que apenas uma linha de chegada e celebração da vitória”, disse seu pai.
“O Ironman pôde servir de base para ficar mais perto de seu objetivo de viver uma normalidade, vida de inclusão e liderança. É sobre ser um exemplo para outras pessoas que enfrentam barreiras equivalentes, conformando que todos os sonhos ou objetivos podem ser alcançados .
Conheça também: Dicas para encontrar o esporte ideal para você
Uma “superestrela” do Instagram
O Guinness World Records chamou a conquista de Nikic de “inspiradora” e registrou-o oficialmente como a primeira pessoa com síndrome de Down a completar o árduo desafio.
Ele tem 33.000 novos seguidores no Instagram, onde recebeu mensagens chamando-o de “superstar” e agradecendo por inspirar os pais de crianças com síndrome de Down.
“Objetivo estabelecido e alcançado”, postou o homem do momento, um orador público entusiasta. “É hora de definir uma nova e maior meta para 2021”. “Sem limites. Sem limites”, tuitou a lenda do tênis Billie Jean King. “Continue sonhando grande e indo em frente, Chris!”
Ele agora tem os olhos postos em participar das Olimpíadas Especiais de 2022, que acontecerá em Orlando, Flórida.
Leia também: Olimpíadas 2020: descubra quais são as novas modalidades
Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte
Fonte: BBC