Dicas para encontrar o esporte ideal para você

Manter uma atividade física regular pode ser benéfico para a saúde de várias formas, tanto para o físico quanto para a mente. Por esses e outros motivos, é muito importante estar sempre com seu corpo em movimento, assim você terá uma vida saudável e com qualidade.

O esporte é uma ótima forma de manter a qualidade de vida ou adquiri-la. No entanto, é essencial que você busque aquele que tem mais haver com a sua personalidade para que você seja feliz com sua atividade física. 

Há pessoas que têm mais habilidade para uns esportes que outros. Tem gente que prefere esportes em campo, outros os esportes de atletismo, na água e assim sucessivamente. Há diversas modalidades dentro de uma área, por isso alternativa não falta para escolher.

Dicas para encontrar o esporte ideal para você
Foto: (reprodução/internet)

Você pode também aprender, nada impede. Começar a fazer coisas novas faz muito bem para a memória, além de ajudar na cognição. Acompanhe este artigo e saiba dicas para encontrar o esporte ideal para você. 

Qual a importância de praticar esportes? 

Em primeiro lugar, se você quer ter o mínimo de qualidade de vida é importante que pratique algum esporte. Esportes praticados em coletivo ensinam conceitos básicos de cidadania. Para adultos, a prática pode reduzir consideravelmente o risco de doenças ósseas, respiratórias, crônicas e muitas outras. 

ANÚNCIO

Segundo especialistas até uma leve caminhada é o bastante para gerar inúmeros benefícios. Imagina se você aplica isso diariamente mas com esportes de forma regular, você com certeza iria adquirir mais qualidade de vida

Benefícios para a sociedade em geral

Esportes estendem a expectativa de vida. Ou seja, se o governo investisse mais nisso iria gerar inúmeros benefícios. Um exemplo são os índices de criminalização, eles iriam abaixar consideravelmente, por ser uma prática que tira muitas pessoas das ruas. 

Se todo brasileiro praticasse esportes o nível de doentes seria muito menor, e o governo brasileiro poderia investir em outras áreas, como segurança, educação, transporte e afins. Este tipo de incentivo desencadeia bons resultados em todo o país.

Como escolher o esporte ideal?

Há sites que você pode fazer testes para descobrir o esporte ideal para praticar. A plataforma mais acessada para essa finalidade é a Viva Saúde, a qual contém uma sequência de perguntas para elaborar um perfil. Ao final do teste, o usuário descobre qual o esporte que mais se parece com ele. 

No entanto há outras formas de descobrir. Por exemplo, se você tem pouco tempo, um esporte solo é o mais indicado. Dessa maneira, já é possível ter uma noção sobre qual modalidade seria mais interessante praticar. 

Se você tem dificuldade de fazer amizades o futebol é uma ótima escolha, pois lá você estará ampliando seus contatos sociais e ainda vai criar um compromisso com novas pessoas. 

Não ultrapasse seus limites 

Seja sincero consigo mesmo, não ultrapasse seus limites físicos ou mentais. Evolua aos poucos, se você se conhece e sabe que precisa de coisas leves, ao menos na parte inicial, comece com uma corrida, ciclismo ou até mesmo natação. 

Se deseja evoluir rápido, você pode procurar variadas formas de lutas como o boxe, por exemplo. Esta é uma ótima maneira de se exercitar, manter a boa saúde e ser dinâmico, além de ser um ótimo remédio para o estresse. 

Se você não gosta de locais fechados, ou procura algo que te dê a sensação de liberdade, é indicado que procure esportes que sejam praticados em ambientes diferentes, como a praia, ou a rua, para que tenha uma leveza ao se exercitar. 

ANÚNCIO