Os Jogos Olímpicos são antigos. Atualmente, o evento recebe o nome de Olimpíada Moderna porque surgiu após algumas edições que nasceram na Antiguidade. Sim, estamos falando de tempos bem distantes, sendo que a primeira vez foi em 776 a.C., lá na Grécia Antiga. O nome vem do fato de ter acontecido no santuário de Olímpia.
A história dos jogos e de atletas é narrada em obras como de Homero. Inclusive, ele certa vez escreveu que os homens “esforçavam-se sempre para serem os melhores, superior aos outros”. Conheça algumas modalidades que aconteciam nesses tempos e não se tem mais hoje em dia.
Stadion, Diaulo e Dólico
É um esporte que recebe muitos estudos atuais. Afinal, tudo mundo quer saber como eram as corridas na Grécia Antiga. Stadion era uma disputa que tinha a distância de 192,27 metros de comprimento e acontecia na pista. Aliás, foi a única prova das primeiras edições olímpicas.
No entanto, teve uma grande importância porque foi a partir dela que surgiram novas modalidades, como é o diaulo e o dólico. O diaulo era uma espécie de dois stadions na mesma prova e o dólico era a soma de 8 e depois de 24 stadions, como uma maratona.
Apesar de ser bem menos mencionado pelos historiadores, há quem garante que havia ainda uma outra prova de corrida entre homens: a com armas. Essa corrida com armas acontecia no último dia dos Jogos e simbolizava uma trégua. Além de armas, usavam escudos e capacetes.
Akón, Dískos e Pédema
Se em um primeiro momento, os gregos investiram nas corridas, mais tarde vieram as provas atléticas. Inclusive, elas são vistas como exemplos para o que temos hoje, na Era Moderna. Naqueles tempos, tudo acontecia através de arremessos, lançamentos e saltos. Veja.
Akón era um tipo de lançamento de dardo. E esse dardo vinha de um tipo de lança que era comum nas caçadas e nas guerras. Há relatos de que uma lança dessa tinha 1,70 metros e eles tinham que acertar em um centro, desenhado no chão.
Outro esporte era o Dískos, isto é, o lançamento de discos. Ao invés da lança, os esportistas tinham que lançar os discos feitos de pedras ou metais polidos, que pesavam 5 quilos. E o Pédemo era um salto à distância, onde a propulsão vinha da corrida.
Pále, Pýgme e Pancrácio
Agora, as lutas. Durante a Grécia Antiga, a gente consegue localizar ao menos 3 modalidades de lutas que foram fluentes para aquele tempo. No pále não era permitido os golpes diretos, isto é, com socos e pontapés. Era preciso usar agarramentos para levar o oponente ao chão.
Curiosamente, acredita-se que antes de a luta começar, os atletas tomavam banho de azeite e deitavam na terra. A luta tinha limite de tempo. O pýgme era um tipo de pugilato, que é o boxe atual. Os adversários podiam usar os punhos e os dedos eram protegidos com couro.
Por fim, o pancrácio, uma luta bem violenta. É o que podemos comparar hoje em dia com o MAA. Mas, não haviam tantas regras e a crueldade era vigente. Misturava as outras modalidades, tudo era permitido, exceto dedos nos olhos e atacar regiões genitais ou morder.
Pentatlo
Se existia outro nome para esse esporte, nenhum historiador sabe. Por isso, hoje é conhecido como pentatlo grego antigo. Naquela época, o esporte reunia a prática das seguintes modalidades: stadion, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta.
Assim, as quatros primeiras provas eram classificatórias e as última era eliminatória. Então, os finalistas faziam a luta final. E quem vencesse seria o campeão. Ah, a luta era a pále, que é aquela mais “leve” entre todas as outras que existiam na Grécia Antiga.
Acredita-se que Lampis de Esparta tenha sido o primeiro campeão da modalidade. Inclusive, esporte que era visto como nobre, já que formava o atleta mais completo do mundo. Atualmente, o pentatlo moderno conta com o hipismo, esgrima, natação, trio e corrida.
Bigas e quadrigas
Fora dos estados dos Jogos Olímpicos, havia um tipo de competição que era com cavalos. Sim, o hipismo existe no evento desde a Grécia Antiga. Assim, as bigas eram carros puxados por dois cavalos e as quadrigas usavam quatro cavalos na disputa.
Como aconteciam? Era preciso que cada grupo ou time dessem 12 voltas no hipódromo em uma espécie de vale-tudo. Podiam trombar, bater, usar técnicas e estratégias. Em certo momento, criou-se uma prova sem carros, apenas com cavaleiro e cavalo, numa volta só.
A partir daí é que surgiu o hipismo, mais próximo do que conhecemos hoje. E os vencedores eram os donos dos cavalos e não os esportistas. Afinal, investiam na modalidade de modo que somente os ricos podiam fazer. Por isso, mulheres venceram a corrida mesmo sem participar.
Os esportes mais antigos das Olimpíadas Moderna
Depois da Grécia Antiga, a partir de 1896, a gente tem o nascimento da Era Moderna das Olimpíadas. Os programas de verão e inverno passaram a ser mais organizados, a partir do COI, que é o Comitê de Organização das Olimpíadas.
A partir desse ano, a gente pode entender e relembrar os esportes mais antigos. Muita gente se engana, mas tem várias modalidades atuais que são recentes, como canoagem e o próprio voleibol. Aliás, a primeira aparição do vôlei nos jogos foi em 1924. Vamos ver os mais antigos.
Natação
A natação é conhecida como um dos esportes olímpicos mais antigos. Está presente nas Olimpíadas desde o início da Era Moderna. A partir de 1912 também foi aberta para o público feminino. Apenas atrás do atletismo, é a que mais distribuiu medalhas olímpicas.
No primeiro ano do evento, teve a prova dos 100 metros livres, dos 500 metros livres, dos 1.200 metros livres e dos 100 metros para marinheiros. Ou seja, foram 4 disputas em 1896. No programa atual são mais possibilidades, dos 50 metros até a maratona de 10.000 metros.
E vale lembrar que dentro das piscinas existem outros esportes atualmente disponíveis no calendário dos Jogos Olímpicos. Por exemplo, o polo aquático e o salto ornamental, que tem uma importância grande para todo o público.
Ciclismo
O ciclismo também está desde o começo da Era Moderna. Na primeira edição, a gente teve a velocidade individual masculina, que se mantém até hoje. Além disso, outras opções disputadas foram: 10.000 metros, 100.000 metros, 12 horas e contra o relógio.
Ao todo, foram 5 modalidades no primeiro ano e no programa atual são 12 no ciclismo de pista. Já no caso do que é na estrada, também teve a sua versão inicial e mesmo ficando um tempo fora, retornou em 1936, mantendo-se ativo até hoje.
O mountain bike é mais recente, vindo de 1996 e o BMX mais ainda, sendo incluído nos jogos em 2008. Aliás, em 2020 duas novas modalidades apareceram, a do BMX freestyle para homens e para mulheres. Os franceses são os maiores medalhistas.
Ginástica
A ginástica teve a sua primeira disputa oficial na primeira edição, em Atenas, no ano de 1896. Durante 3 décadas, somente homens participavam. O mais interessante é que foi mudando de modalidade, acrescentando novas variedades e trazendo a inclusão.
Na primeira edição, foram 8 modalidades de ginástica, sendo que algumas não existem mais. É o caso da escalada de corda, da barra fixa por equipes e das barras paralelas por equipe. Além delas, também tivemos: barra fixa, barra paralela, cavalo com alças, argolas e saltos.
Outra curiosidade é que alguns tipos entraram nos Jogos e saíram rapidamente. Por exemplo, a dança com maçãs, que só aconteceu em 1904. Os exercícios combinados apenas em 2008, assim como o triatlo da ginástica. E a maçã indiana, o tumbling e o salto sobre cavalo lateral também só apareceram uma única vez nos Jogos.
Esgrima, Halterofilismo, Tênis e Tiro
Da lista dos esportes antigos da Era Moderna, ainda temos mais essas 4 opções. Todas desde a primeira edição. A esgrima se mantém até hoje como um dos jogos mais disputados das Olimpíadas. Os italianos são os maiores vencedores.
O tênis também está presente até hoje desde o primeiro momento, ainda que tenha ficado de foram entre 1928 e 1984. Ele já chegou a ter 8 opções e hoje permanece com 5 modalidades. O tiro também se mantém, apesar das mudanças nas regras e nos títulos.
Em 1896 tivemos apenas o tiro rápido de 25 metros, o de carabina militar (em várias distâncias) e o de pistola livre em 50 metros. Atualmente, são 5 modalidades para homens e 5 para mulheres, além do misto. O halterofilismo esteve em 1896 e 1094, depois retornou em 1920 e permanece até hoje. Atualmente, são 7 divisões entre os pesos.
As cerimônias das Olimpíadas Antigas
Do mesmo modo que acontece hoje em dia, na Grécia Antiga o evento não acontecia apenas com esportes, já que havia um viés político por trás. Assim, contava com cerimônias, consultas com oráculos, palestras públicas e as provas esportivas, obviamente.
Alguns historiadores encontraram documentos que podem sinalizar como eram os dias de evento, entre tantas atividades. Os juízes e os atletas faziam juramentos perante a estátua de Zeus Korkios e quem dava as palestras eram filósofos e historiadores.