Os melhores esportes para se divertir na praia

A maioria das pessoas que moram em regiões ou países que possuem litoral adoram a praia como forma de descanso ou de viagens. E há pessoas que mesmo nessa hora não querem deixar de praticar um esporte e uma atividade física.

ANÚNCIO

Sabendo disso, fomos atrás daqueles esportes que são ótimos para serem praticados na praia, especialmente em épocas de verão onde o sol pode colaborar com aquela vitamina D importante para o nosso corpo. Só lembre de respeitar os melhores horários para isso.

Os melhores esportes para se divertir na praia
Foto: (reprodução/internet)

Futevôlei

O futevôlei é um dos esportes praianos mais amados do Brasil. Ele mistura o futebol com o vôlei e acontece na areia. Assim, é muito comum em países da América do Sul. Porém, também tem sido jogado em outras regiões do mundo, como na Europa.

O esporte pode ser jogado em duplas, trios ou de forma individual. As regras podem mudar, só que geralmente é muito parecido com o vôlei, só que não é jogado com as mãos e sim com outras partes do corpo, como com os pés e a cabeça. 

ANÚNCIO

A atividade é ótima também para quem quer perder peso, já que praticar esportes na areia é uma forma interessante de conseguir o famoso déficit calórico. Atualmente, o futevôlei está entre os esportes preferidos das férias dos esportistas e das celebridades. 

Frescobol

O frescobol também é muito praticado nas praias. Você sabe o que é? É aquele onde os praticantes usam raquetes e ficam rebatendo bolinhas. A ideai é uma espécie de tênis, só que na areia e não vale deixar a bolinha cair no chão também. 

O interessante é ver que esse esporte vale muito a pena para quem quer se exercitar, já que raramente ele é contado em pontos. Muitas vezes, os jogadores apenas estipulam horas e minutos de jogos. Na maioria das vezes, é praticado em duplas. 

ANÚNCIO

Nessa explicação inicial e teórica, você até pode achar que é um esporte bobo, ainda mais porque não é tão competitivo como os outros. Mas, leve em conta que além de ser comum nas praias, ele é bem divertido e ótimo para exercitar o corpo, a mente e aproveitar o tempo.

Frisbee

Mais um esporte que é ótimo para as praias, sendo que também pode ser praticado em outros terrenos, é o frisbee. Considere que ele é ótimo para quem vai viajar com crianças ou com os pets. O motivo é que dá para incluir todo mundo na mesma brincadeira.

O frisbee é aquele esporte onde você só precisa ter um disco achatado que plaina no ar. A partir disso, dá para criar as regras, como ter equipes para marcar pontos ou simplesmente correr, jogar e pegar o disco no ar. Dá para jogar em duplas, times ou sozinho. 

Curiosamente, é o esporte preferido dos cachorros que vão às praias. 

Futebol de areia

E como sabemos que o futebol é o esporte mais popular do mundo, não poderíamos deixar de citar ele aqui nesse texto. Considere que a ideia é muito simples mesmo. Você só precisar criar gols, convocar a galera, dividir os times e começar a jogar.

Ah, tem que ter uma bola para isso também. Em várias situações, dá para formar duplas e jogar com algumas regras, como só vale fazer gols dentro da área. Outra coisa é que dá para encontrar praias que tem toda estrutura, com gols grandes e a possibilidade de goleiros. 

Tudo vai depender do lugar em que você está, com quantas pessoas está e da sua criatividade. Dá até para brincar só de pênaltis ou lances de dribles, etc. 

Vôlei de praia

Se falamos do futebol de areia e do futevôlei seria injusto não citar apenas o vôlei que é praticado na praia, certo? Aqui, no entanto, a única dificuldade vai ser a de encontrar um lugar que tenha a estrutura para colocar a rede que é usada.

Mas, em alguns casos, dá para adaptar isso com árvores, por exemplo. De todo modo, também dá para brincar de vôlei sem rede, numa espécie de jogo amigável onde não vale deixar a bola cair, por exemplo. Use a criatividade.

Para quem gosta de praticar atividades individuais

Acima, mencionamos alguns esportes que até podem ser praticados individualmente. No entanto, a melhor recomendação é que aconteçam em duplas ou em trios ou equipes. Fora isso, vamos considerar que também existem aqueles que são bem individuais.

Então, se você não quer ficar reunindo a galera e prefere praticar algo sozinho, uma boa ideia é pensar nessas próximas alternativas. Algumas podem exigir algum tipo de treinamento e outras podem ser bem simples, a ponto de não exigirem nem mesmo equipamentos. Veja. 

Stand up paddle

Essa primeira dica dentro dos esportes individuais de praia é aquela que é dentro do mar. Mas, não estamos falando do surfe, por exemplo, que é bem mais arriscado e com manobras radicais. O stand up paddle pode ser praticado em águas calmas e mais perto da orla. 

A modalidade é muito características nos dias atuais, sendo que há lugares específicos nas praias que alugam os materiais necessários, como as pranchas. Em outras oportunidades, eles oferecem até mesmo um curso para quem é iniciante e nunca praticou.

O esporte é como uma categoria do surfe, sendo que a pessoa deve ficar em pé na prancha e pode se locomover usando um remo. Até dá para pegar ondas, mas a ideia não é essa se você não é um competidor profissional. Lembre-se que vale a pena em marés baixas, ok?

Slackline

Outro esporte que pode ser coletivo, mas se dá melhor individualmente para quem vai para a praia nas férias é o slackline. Se você não conhece, considere que é aquela fita que fica presa entre dois lugares e o praticante pode se equilibrar nela, inclusive, fazendo manobras. 

Para isso, no entanto, além de ter a fita, você também precisará pensar em lugares para amarrar as pontas. Geralmente, usa-se árvores, já que outros tipos de base podem não ser suficientes para aguentar o peso do praticante. 

Para iniciantes, o simples fato de ser manter em equilíbrio já é uma boa ideia. Para quem já pratica há algum tempo, a ideia de fazer manobras e ações diferentes pode ser um diferencial. 

Corrida

Talvez o esporte mais simples e mais fácil de todos seja a corrida, certo? Ela pode respeitar o espaço, o tempo e o ritmo de cada atleta. Assim, o seu único desafio será com você mesmo. E o mais legal é que dá para correr na areia fofa, na areia mais úmida ou no chão da praia. 

Para cada situação, a recomendação muda. Por exemplo, se você é acostumado a fazer corridas de rua, pode ser uma boa calçar o tênis e correr naquela faixa de chão que fica entre as ruas e a areia, sabe? A ideia de correr com uma vista do mar é muito motivadora.

Mas, se você não tem o hábito e quer apenas praticar um exercício a céu aberto, então, dá para correr descalço mesmo nas areias. Assim sendo, você poderá curtir o mar, a praia toda e sem precisar ficar parado, colocando a atividade física em dia. 

Musculação

Também é possível fazer exercícios de forças, como acontece na musculação, na praia. Para isso, no entanto, não se deve pensar apenas em treinos com o uso de pesos, como dos alteres. A ideia é treinar usando o peso do próprio corpo.

E a boa notícia é que tem uma infinidade de possiblidades assim. Você pode pensar em um treino mais focado em exercícios para membros inferiores ou superiores, ou que é pensado no alongamento ou respiração e até mesmo no condicionamento físico. 

Ainda mais nessa atualidade onde muito se tem aprendido sobre treinar em casa ou treinar fora das academias. O mesmo vale para os treinos na praia, que ainda tem a vantagem de ter uma motivação a mais: a praia. 

Yoga

Uma última dica que temos aqui é sobre a yoga e não vamos entrar no mérito de explicar se é ou não um esporte. Mas, saiba que tanto a yoga como as outras formas de meditação podem ser praticadas na praia. Você só vai precisar de um espaço e muita concentração.

Em todos os casos, mas ainda mais nesse, recomenda-se que o praticante estude bem o horário da prática. Até mesmo porque se você pegar um horário de pico, além do sol que pode estar mais forte, você ainda poderá encontrar mais aglomerado de pessoas.

Isso tudo dificulta a prática da medicação. Outra boa ideia é ir logo pela manhã, porque além do clima estar mais ameno e ter menos pessoas, essa também é uma forma de começar o dia bem, como anunciam os praticantes.

Os esportes mais profissionais

Por fim, vamos considerar que você também pode praticar outros esportes que são mais profissionais, mais arriscados e exigem mais investimentos também. Só que eles não são indicados para todo mundo, obviamente. 

Assim, estamos falando do surfe, da canoagem, do caiaque, do kitesurf, do skimboard, do beach tennis, do bodyboarding, da natação e até mesmo do mergulho.