O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte

O mês foi fevereiro. O ano, 2019. Essa data foi marcante para a luta de sabre, que se tornou um esporte oficial. Ao menos, foi o que aconteceu na França. Isso porque a Federação Francesa de Esgrima considerou os combates inspiradores nos filmes de Star Wars.

ANÚNCIO

Agora, temos um esporte competitivo. E para ajudar nesse processo de “profissionalização”, uma boa parte das regras assim como as medidas de segurança, foram amparadas na esgrima, que é uma luta bem mais antiga. Por exemplo, para a luta não se usa armas cortantes.

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Veja a seguir alguns dos tópicos que iremos discutir nesse artigo:

  • O que é Star Wars
  • Entendendo o sabre de luz
  • As cores do sabre de luz
  • Voltando a falar do esporte
  • As regras das lutas de sabre de luz
  • Mais da regra francesa
  • Sobre a esgrima olímpica
  • A esgrima elétrica
  • O duelo de sabre de luz vai para as Olimpíadas
  • As melhores lutas com sabre em Star Wars

O que é Star Wars

A gente vai tentar ser o mais breve possível nesse tópico porque a gente poderia até escrever um livro para explicar a história de Star Wars. Mas, o que você tem que saber é que é uma franquia criada por George Lucas, que gerou 9 filmes iniciais. 

ANÚNCIO
O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A história é de ficção científica e o primeiro filme foi lançado em 1977, se tornando um fenômeno mundial. A partir disso, também nasceram livros, musicais, séries e mais um monte de produções sobre Star Wars, que se tornou uma marca muito forte. 

Sobre o sabre de luz, considere que é uma arma usada pelos Jedi e pelo Sith, que são personagens e grupos pertencentes à franquia. A ideia é que eles eram uma espécie de lâmina de plasma que era alimentada por um cristal. E vinha de um cabo metálico. 

Entendendo o sabre de luz

Mais um ponto legal de ser estudado para entender o esporte que foi criado depois é sobre o objeto em si. Atualmente, a gente vê que o sabre de luz é como uma espada, só que a lâmina é ficcional e vem de energia. Essa espada pode cortar e derreter várias substâncias e estruturas.

ANÚNCIO
O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Já na carne, ela pode causar feridas. E para se defender de um sabre de luz, a melhor forma é usar outro. Mas você também pode ter um escudo de energia que faça isso. A arma tem um efeito sonoro característico e quando lâmina encontra lâmina, a gente ouve um estalo alto. 

Na história, o sabre é uma arma muito respeitada e muito temida. Sendo que só pode ser usada a partir de muita habilidade e confiança, além do contato com a Força. Ela virou sinônimo de Jedi e Sith. E apesar de se conhecer os elementos não se sabe sobre a fabricação.

As cores do sabre de luz

Uma curiosidade que até mesmo os fãs da série deixam escapar é sobre as cores do sabre de luz. Saiba que isso tem a ver com o cristal que é usado para a fabricação dele e não, necessariamente, com o estilo ou personalidade do lutador. 

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Os cristais recebem o nome de Kyber e durante os treinamentos todos os Padawan devem construir o próprio sabre de luz. Logo, eles têm que usar cristais, que vão dar poder ao instrumento de luta. Cada padawan é atraído por um cristal específico. 

Eles são encontrados nos planetas Ilum e Lothal mais facilmente, mas estão em toda galáxia. O cristal não tem cor própria. Porém, quando o aprendiz o recolhe, ele cria uma ligação com o cristal, que dá cor ao elemento. Isso vai dizer sobre a cor do sabre. 

Voltando a falar do esporte

Agora que você entendeu o contexto histórico e ficcional dessa espada, saiba que a Federação da França explicou a sua escolha da luta de sabre de luz como esporte. Ela disse que envolve esforço físico, efeitos classificatórios e tudo o que um esporte precisa para ser esporte. 

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Assim, acabou enquadrando os sabres de luz em patamares próximos aos que já são praticados na esgrima, como de floretes, de espadas e de sabres tradicionais. A partir disso, até mesmo ligas e competições começaram a ser criadas no mundo todo. 

Se antes só se via essa espada em encontros de cosplay, agora um novo mercado começa a ser pensado sobre essa arma. Além disso, é um momento que torna possível unir ainda mais a tecnologia com o esporte. Há quem diga, ainda, que logo poderá entrar nas Olimpíadas. 

As regras das lutas de sabre de luz

Considerando esse ponto da criação do esporte, a gente tem que falar agora das regras. Afinal, em Star Wars não havia uma competição e sim uma luta, de fato, onde valia tudo. Agora, por ser um duelo esportivo, vamos considerar o que pode e o que não pode, por exemplo. 

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A primeira coisa é saber que a luta acontece em um círculo marcado no chão. E tudo tem a ver com a pontuação. Obviamente, no fim, ganha quem tiver mais pontos. Para validar e quantificar os pontos é preciso saber qual a parte do corpo que foi acertada com o golpe. 

Vamos aos pontos: a mão rende um ponto, os braços e as pernas dão três pontos enquanto que cabeça e tronco garantem 5 pontos ao adversário. Só que tem uma coisa: ganha quem fizer 15 pontos primeiro. Ou ganha quem tiver mais pontos dentro de 3 minutos. 

Mais da regra francesa

Só para complementar algumas das regras que foram citadas pela Federação Francesa, saiba que não valem os golpes maliciosos ou perigosos. Por exemplo, a “picada de vespa”, que é comum na esgrima. Entre as regras consideradas temos essas.

Agora, saiba também que mesmo que a aprovação da luta de sabre de luz como esporte aconteceu em 2019, a atividade já estava ativa desde muito antes. Para se ter uma ideia disso, em 2012 aconteceu o 4º Torneio Nacional da Itália de Combate de Sabre de Luz. 

No vídeo acima, a gente tem uma luta que aconteceu nesse evento e foi disponibilizada pelos organizadores locais. Assim, dá para entender um pouco mais de como tudo funciona. Inclusive, com as luzes e os sons tópicos da luta. Veja. Hoje, vários países têm ligas também. 

Sobre a esgrima olímpica

Já chegando ao fim do texto é bem importante a gente considerar a esgrima como esporte olímpico. Isso porque muita gente e muito competidor da luta de sabre de luz tem imaginado que esse novo esporte ou modalidade também possa entrar nos Jogos.

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para saber mais disso, vamos dar um passo atrás e saber como é a esgrima hoje nas Olimpíadas. Atualmente, ela pode ser disputada com florete, que é uma arma muito comum, que tem lâmina flexível, leve e é delicada ao toque. 

Depois vem a espada, que é mais rígida e usada na posição vertical. Acaba sendo ótima para jogadores mais altos. E tem o sabre, que não é o de luz. Essa é uma arma usada em disputadas mais violentas e mais rápidas. A lâmina é mais flexível de todas. 

A esgrima elétrica

Atualmente, essas 3 armas citadas acima são válidas para os Jogos Olímpicos. No entanto, o que acontece é que tem se investido cada vez mais na esgrima elétrica, que é uma forma de ajudar os competidores e os árbitros a marcarem os pontos do jogo. 

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é usar jaquetas, luvas, fios elétricos, armas, calças e máscaras que permitam que a tecnologia avise sobre quando foi marcado um ponto. Isso acontece através de pequenos “choque elétricos”. E acaba sendo ótimo para o sabre, que é mais rápido. 

Por isso, antes de começar uma luta todo equipamento é testado, inclusive, as pontas das armas para que se tenha certeza da eficiência da eletricidade e da tecnologia. Assim, o jogo passa a não permitir mais os toques falsos. Isso tem sido usado em quase toda competição. 

O duelo de sabre de luz vai para as Olimpíadas

O que se sabe é que ainda é muito cedo para saber sobre isso. O fato é que apoiado na esgrima, essa modalidade tem tudo para ir para os Jogos futuros. Mas a única garantia é que não estará em Tóquio e nem nas Olimpíadas de 2024.

O que é a luta de sabre de luz e onde surgiu esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Mas para 2028 existe uma possibilidade. Lembrando que para se tornar um esporte olímpico é preciso seguir condições, como estar em todos os continentes, ter regras universais e um alto número de adeptos. Por enquanto, esse é um esporte oficial na França e apenas isso.

Uma curiosidade está em saber que com toda a Força de Star Wars e da legião de fãs, o esporte tem sido bem-visto. Mais do que isso, a história mostra outros heróis ou anti-heróis, que também usavam da esgrima, como Zorro, Robin Hood e os Três Mosqueteiros. 

As melhores lutas com sabre em Star Wars

Se você gostou do esporte, mas ainda não acompanhou os filmes da Saga Star Wars, a gente tem uma boa notícia. Temos aqui algumas lutas que valem a pena ser vistas para entender mais do esporte. Ou, pelo menos, do esporte enquanto ficção dos filmes. 

Essas são as lutas mais incríveis da série: Darth Maul vs Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn (Episódio I – A Ameaça Fantasma), Obi-Wan Kenobi vs Anakin Skywalker (Episódio III – A Vingança do Sith) e Luke Skywalker vs Darth Vader (Episódio V – O Império Contra-Ataca).