Essas são as manobras mais incríveis do motocross

O motocross é um esporte de aventura muito interessante para quem gosta de emoção. Para quem assiste, o coração dispara e para quem pratica, com certeza, a sensação de adrenalina é o que mais vigora. Inclusive, há manobras que são insanas e você vai conhecer agora. 

ANÚNCIO

E para quem não sabe, o FMX é uma modalidade do motocross, chamada de freestyle. É a mais agressiva, do ponto de vista da aventura, e possibilita as mais variadas manobras dentro de um tempo estabelecido. A outra modalidade é a big air, que permite a cada piloto dois saltos em uma rampa coberta. Conheça as manobras mais incríveis desse esporte.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Backflip

Sem dúvida alguma, o backflip é a manobra mais interessante do freestyle motocross. Ela já foi considerada impossível, só que hoje tem até variações. Seria algo como o “Santo Graal do FMX”. Tudo começou em 1991, com Jose Yanez fazendo o movimento em uma moto de 80 cc. Veja só:

Mas, o que é o backflip? Ele é um movimento onde o piloto executa um salto mortal (um giro) para trás enquanto está no ar. Assim, se tornou a manobra com maior impacto em toda trajetória do motocross no estilo livre.

ANÚNCIO

Por isso, vamos ver em exemplos e em dados essa manobra que é disputadíssima nos dias atuais, mas que foi atualizada. Por exemplo, um atleta, há alguns meses, conseguiu fazer o triple backflip. Incrível, não? Continue lendo para saber mais. 

O primeiro backflip da história

Para falar do primeiro backflip da história, a gente vai mencionar o Carey Hart, que fez a manobra durante o Gravity Games nos Estados Unidos no ano de 2000. Atualmente, ele é marido da cantora Pink. E sobre a manobra, saiba que após conseguir realizar, ele levou um tombo na descida

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, o estilo foi compensado pela originalidade. Foi a partir disso que a manobra começou a ser disseminada, recriada e cada vez mais inusitada, como veremos abaixo. Curiosamente, antes dele, outros atletas já haviam conseguido a manobra, porém, não em uma moto de motocross de tamanho normal. 

ANÚNCIO

Double backflip 

O primeiro atleta de motocross que conseguiu fazer essa manobra foi o Travis Pastrana. Travis é um norte-americano louco pelo motocross, ele é campeão e vencedor de vários torneios, como o X Fighters e o X Game.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

E tem mais algumas curiosidades do Travis: ele é dono de uma equipe da NASCAR, produtor cinematográfico e piloto de rally, além de ser motociclista, como sabemos. Já sobre a manobra, ela aconteceu em 2006, no X Games de Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Assim, ele ganhou a primeira medalha de ouro no Moto X Best Trick. Sem dúvidas, ele é um dos melhores atletas na modalidade de freestyle motocross. Além do mais, ele tem várias manobras criadas em seu nome, chamadas de “travis lazy boy”. 

Triple backflip

Outro nome que merece estar aqui é o de Josh Sheehan, que fez história no mundo do motocross. Ele é o atual campeão do Red Bull X-Fighters World Tour e agora conseguiu se tornar a primeira pessoa a completar um triple backflip. 

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Nascido em 1986 na Austrália, ele usa uma Honda CRF 450 atualmente. Na carreira tem vários prêmios, que vem desde 2014, quando venceu o Red Bull X-Fighters. Em 2016, ele ficou na 2ª posição do Nitro World Games. 

Maior quantidade de backflips em 30 segundos

Aqui a gente também pode citar o Luc Ackermann, que é outro freestyle campeão mundial de motocross. Nascido em 1998, o jovem talento é alemão e conheceu o esporte através do irmão mais velho. Em 2005, ele começou a praticar. 

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, sua carreira só deslanchou desde essa época. O recorde de 100 backflips aconteceu em julho de 2020 em um aeroporto militar abandonado em Sperenberg, próximo de Berlim. A antiga pista de voo lhe serviu muito bem para o recorde mundial. 

Curiosamente, o antigo recorde era de 2008, de Travis Pastrana, que já citamos acima. Ele havia conseguido fazer 8 manobras nesse mesmo tempo e foi durante a gravação do programa Nitro Circus.

As outras manobras mais incríveis do motocross

Acima, a gente falou apenas do backflip e das suas variações, é verdade. No entanto, a gente tem, pelo menos, mais 4 manobras que são consideradas bem complicadas de serem feitas e, por isso mesmo, sempre estão na lista das mais aguardadas em cada novo campeonato.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

A gente vai falar, a partir daqui, um pouco mais sobre cada uma delas. Inclusive, mais para o fim do texto vamos mencionar também alguns brasileiros do motocross que são destaque aqui e no mundo pelas manobras que fazem sobre as duas rodas. Bora lá. 

Kiss of Death

O nome é esse mesmo: beijo da morte. A manobra nada mais é do que o momento em que o piloto coloca a moto em perpendicular ao solo. Assim, busca o para-lama dianteiro com a cabeça, formando o ângulo de 90 graus em relação a moto. Veja no vídeo abaixo.

Conforme indicam alguns atletas, é um movimento muito próximo do super-homem, que vamos mencionar abaixo. Sendo que o que muda é que o piloto tenta beijar a parte de trás da moto, tocando o para-lama dianteiro. 

Super-Homem

Outro clássico entre as manobras de motocross é o super-homem, que nada mais é do que o movimento em que um piloto tenta levar as pernas atrás de si para que voe em uma posição horizontal acima da moto. Veja abaixo.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Esse movimento foi criado pelo Jeremy McGrath, que é um dos fundadores do motocross. A partir disso, a manobra também recebeu diversas variações, como o Superman Seat Grab, que além de esticar para trás, o piloto ainda coloca uma das mãos na parte lateral da moto.

Chicote

A gente não poderia deixar de falar do chicote por um motivo único: é o truque mais antigo do motocross, como os próprios atletas mencionam. Sendo assim, o piloto faz a moto voar de lado enquanto está no ar. Atualmente, há variações e cada piloto tem o seu estilo.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Independente do quanto a cabeça vai para baixo e a moto para o lado, cada vez que esse movimento acontece, a torcida fica endoidecida. Essa manobra também é conhecida por deixar o competidos à frente de seu adversário.

Governante

É quando o piloto consegue alinhar o seu corpo o mais reto possível com a moto. É um movimento muito lindo de ser visto quando acontece da forma correta. A gente tem uma imagem abaixo que ilustra bem isso.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, esse movimento é bem próximo com o tsunami, que por sua vez está próximo do beijo da morte. Porém, as pernas do piloto sobem e passam por cima da cabeça. Assim, a traseira da moto desce. 

Cliff Hanger

Esse truque também é bacana para quem quer ver e fazer manobras incríveis no motocross. Aliás, é um dos mais tradicionais, sendo que não envelhece nunca. Ele acontece quando o piloto eleva os pés até o guidão da moto e flutua, segurando a moto com os pés.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Já quando ele pousa sem as mãos, ele faz um basejumper. Apesar de ser uma manobra difícil, não é a mais complexa do esporte. O truque mais arriscado é o Volt, em que o piloto faz um giro de 360 ao lado da mota. Ao mesmo tempo, ele pega a mota com uma mão e passa para a outra enquanto completa o giro.

Os brasileiros no motocross lifestyle: Joaninha

Não dá para citar brasileiros no motocross estilo livre sem falar do Joaninha, certo? O Gilmar Flores é um competidor que nasceu em Mato Grosso e em 2005 foi o campeão dos Jogos Urbanos e do Circuito Nacional. Ficou famoso também por outros motivos.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, por ser o primeiro piloto brasileiro a realizar o backflip, no Red Bull X-Fighters de 2008. Outra coisa é que venceu a Copa do Brasil de motocross lifestyle por 6 vezes. Atualmente, ele atua em uma equipe que faz shows pelo país todo. Ele está com 40 anos.

Marcelo Simões

O Simão, como é chamado, é um dos principais nomes do Brasil e um ótimo representante da América Latina. Inclusive, tem o seu destaque por fazer manobras com extensão. Por exemplo, a sua melhor performance é o Shoebox.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, é o atual campeão do Jump Festival. De fato, é um piloto que tem movimentos insanos e que leva a galera a loucura. Marcelo é campeão mundial de Freestyle desse esporte. Também obteve bons resultados no Flat Track.

Fred Kyrillos e Giancarlo Bergamini

O Fred tem uma história a parte. Ele já conseguiu fazer um backflip em solo americano, porém, não no Brasil. Então, essa vem sendo a sua nova história por aqui. Ele é um dos primeiros pilotos da categoria no país e já treinou com outras grandes referências, como Javier Villegas. O que ele mais quer agora é fazer o backflip aqui no Brasil.

Essas são as manobras mais incríveis do motocross
Foto: (reprodução/internet)

Para fechar a nossa lista de brasileiros no motocross, o Bergamini que tem uma linda história narrada dentro desse esporte. Ele é um dos primeiros pilotos a passar do motocross para o freestyle. E também foi o primeiro brasileiro a participar do FMX no exterior. Além do mais, tem títulos e apresentações de ouro no currículo. 

A equipe da Yamaha

No último ano, a Yamaha chamou a atenção a montar uma equipe de motocross bem forte aqui no país. A seleção foi feita a partir do Paulo Alberto (português), da Maiara Basso, do Fabinho Santos, Pepê Bueno, Vitor Hugo Borba, além do espanhol Carlos Campano.