Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o maior torneio de futebol da Terra, reunindo as principais seleções em busca da glória máxima. Apenas os melhores jogadores são convocados por seus países, e alguns deles conseguem se destacar mais do que outros por conta do seu faro de gol.

ANÚNCIO

Craques consagrados do futebol mundial conseguiram fama após se tornarem artilheiros da Copa, mas muitas surpresas aparecem no ranking dos maiores goleadores do torneio, com alguns dos nomes nem mesmo sendo conhecidos pelo grande público.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/90min.com)

6 – Sandór Kocsis – 11 gols

Quem se interessa mais pela história do futebol sabe que a Hungria, apesar de não produzir grandes craques há algum tempo, era um país que contava com uma força gigantesca dentro de campo, tendo vários jogadores de talento ímpar entre seus convocados. Kocsis era um deles.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/assuntofutebol.tempsite.ws)

Autor de nada menos do que 11 gols em Copa do Mundo, Sandór é uma lenda em seu país. Junto de Puskás, é considerado um dos maiores jogadores da história da Hungria, tendo conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1952, em Helsinque.

ANÚNCIO

Kocsis era excelente cabeceador, e tem a maior média de gols em Copas do Mundo, anotando 2,2 tentos por jogo (levando em consideração apenas jogadores com mais de 3 jogos). Além disso, também é ídolo histórico do Barcelona, uma das maiores equipes da Europa.

5 – Pelé – 12 gols

Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos. O talento do craque ultrapassou gerações, e hoje, apenas grandes nomes da história tem a honra de serem comparados ao craque brasileiro, como Maradona, Messi, Zico e Garrincha.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/90min.com)

O jogador ganhou tudo o que disputou, e foi o grande responsável por colocar o Brasil entre os grandes do futebol mundial. Venceu 3 vezes a Copa do Mundo, além de ser bicampeão da Libertadores e do Intercontinental, e ter ganho o Brasileirão em 6 ocasiões.

ANÚNCIO

Pelé, se levarmos em consideração os amistosos, ostenta o posto de jogador com mais gols na história do futebol, tendo anotando nada menos do que 1281 tentos durante toda a sua carreira. 12 deles foram feitos na Copa do Mundo.

4 – Just Fontaine – 13 gols

Fontaine não é um dos nomes mais conhecidos aqui no Brasil, mas seus feitos não deixam de ser impressionantes. O jogador nasceu no Marrocos, mas como o país era colônia da França, acabou jogando a Copa do Mundo pela seleção francesa.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (divulgação/FIFA)

Muito ágil, com uma finalização precisa, e dono de uma boa cabeçada, apesar de não ser alto, Fontaine tem um dos feitos mais incríveis da história do futebol. Todos os 13 gols dele em Copa do Mundo foram marcados em uma única edição, na da Suécia, em 1958.

É o jogador que mais fez gols em uma única edição do torneio, e ele, muito provavelmente, vai carregar esse recorde até o fim da história. Apesar do alto número de gols, a França não venceu a Copa em questão, com o título ficando com o Brasil.

3 – Gerd Müller – 14 gols

Gerd Müller é um dos maiores jogadores da história do futebol. O atacante alemão era impossível de ser parado, e durante muito tempo, foi o maior artilheiro da história das copas, tendo seu recorde batido após muitos anos de sua aposentadoria.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/noticiasaominuto.com.br)

Müller fez nada menos do que 10 gols na Copa de 1970, mas acabou sendo eliminado pela Itália no torneio, que acabaria perdendo a final para o Brasil. Na edição de 1974, o atacante anotou mais 4 tentos, e conseguiu, enfim, ser campeão mundial.

O atacante ainda venceu a Champions League em 3 ocasiões diferentes, além de ter conseguido diversos outros títulos pelo Bayern de Munique. Müller é, até hoje, considerado o melhor centroavante europeu da história.

2 – Ronaldo – 15 gols

Ronaldo Fenômeno é o maior camisa 9 da história. O atacante era de talento inquestionável, sendo muito rápido, habilidoso e excelente finalizador com ambas as pernas. O grande azar do centroavante foi ter sofrido com muitas lesões durante sua carreira.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/FIFA)

Venceu a Copa do Mundo em 1994 e 2002, sendo que nesta última, foi o grande protagonista da seleção. Chegou muito perto em 1998, mas acabou perdendo a final para a França após atuação apagada do astro, após sofrer uma convulsão antes da partida.

Em 2006 também poderia ter vencido a Copa, já que o Brasil contava com a seleção mais forte do mundo na ocasião, mas as atuações apagadas de seus principais jogadores fizeram com que o país fosse eliminado, mais uma vez, pela França.

1 – Klose – 16 gols

Miroslav Klose é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo. O alemão fez 16 gols no torneio, ultrapassando Ronaldo justamente contra o Brasil, na goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, onde o atacante marcou um gol.

Maiores artilheiros da história da Copa do Mundo
Foto: (reprodução/goal.com)

Klose bateu na trave com sua seleção em diversas ocasiões, mas conseguiu sair vitorioso do torneio em 2014, após vitória de 1 a 0 contra a Argentina, na grande final do torneio. Em 2016, o jogador se aposentou, e hoje faz parte da comissão técnica de futebol do seu país.

O atacante também conquistou muitos títulos pelos clubes que passou, mas teve uma passagem mais memorável pelo Bayern de Munique. Atualmente, Thomas Müller, com 10 gols, é o jogador em atividade com mais chances de ultrapassar Klose.