Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes

Algumas curiosidades que acontecem no esporte surpreendem. Por exemplo, você já pensou na capacidade que ele tem de unir países e pessoas? Ou até mesmo de acabar com guerras, a partir de um cessar-fogo? Além do mais, tem atriz de filme famoso que virou judoca. 

ANÚNCIO

O fato é que a gente reuniu aqui as melhores histórias, todas verídicas, para falar sobre o esporte e as coisas mais interessantes que acontecem dentro dele. Mas não vamos mencionar o que não foi comprovado, como quando o Ronaldinho Gaúcho marcou 23 gols em uma única partida. Será que aconteceu mesmo? Veja as maiores curiosidades sobre esportes.

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Os troféus eram premiações além do esporte

Se formos avaliar a história dos troféus, a gente vai notar que ele surgiu desde o período grego, sendo que representavam honra e as conquistas militares nas batalhas. Inclusive, a forma era bem diferente do que a gente conhece hoje como troféu. 

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Eles eram feitos de partes dos inimigos, como cabeças decepadas mesmo, ou poderiam ser de itens capturados nas batalhas. Assim, eles eram exibidos em lugares públicos, como árvores e praias. O símbolo era dedicado aos deuses. Porém, a partir da Roma Antiga, a coisa mudou. 

ANÚNCIO

Na visão contemporânea, eles eram usados em enormes arcos e colunas de pedra, formando uma espécie de memorial das batalhas. Atualmente, eles são muito lembrados no esporte, mas ainda continuam a servir para outros fins, como na igreja e no Oscar. Ainda bem que a forma de ser premiado mudou “um pouco” né?

Atriz de “Esqueceram de Mim” se torna judoca olímpica

A segunda das curiosidades é bem interessante mesmo, viu. Até mesmo porque se você nasceu próximo da década de 1990 vai se lembrar do filme “Esqueceram de Mim”. Na trama, Kevin tem uma irmã chamada Megan. Ela é interpretada por Hillary Wolf

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O filme foi lançado em 1990. E 6 anos após isso, a atriz se tornou uma judoca olímpica. Inclusive, ela participou dos jogos de 1996 e ficou na 9ª posição. Continuou na equipe norte-americana e foi também para os jogos de 2000, quando foi eliminada na 1ª luta.

ANÚNCIO

E ainda há mais curiosidades: ela também participou do filme na parte 2, que foi lançado em 1992, no mesmo papel. Sobre os esportes, ela tem um ouro pelo Campeonato Pan-Americano de Judô, em 1999. Além disso, tem 2 pratas (1994 e 1996) e 1 bronze (1997).

Um surfista brasileiro no Guiness Book

Você sabe que o Guiness Book é o Livro dos Recordes mais famoso do mundo, certo? E se a gente pensar no Brasil, o que temos aqui são praias incríveis e ondas que sempre dão para o surfe, certo? No entanto, lá em Portugal, um brasileiro fez sucesso e foi para o Guiness.

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O nome dele é Carlos Burle e ele quebrou o recorde mundial do surfe ao entrar em uma onda de 30 metros. O fato curioso não é pelo Burle estar no Guiness porque nós sabemos da capacidade dos nossos atletas. E sim porque ele bateu o recorde em Portugal.

Enquanto isso, a gente pode ver que Brasil tem uma grande extensão de litoral, com ondas radicais e competições internacionais. Tanto é que Gabriel Medina e Maya Gabeira começaram a carreira fazendo sucesso por aqui. 

Tem um esporte que é “quase” exclusivo do Japão

Por lá, o Bo-taoshi é um esporte de cadetes militares e bastante atípico. Funciona da seguinte forma: dois times, com 75 pessoas cada um, precisam lutar por uma estaca de madeira gigante. Um time defende e o outro ataca.

Assim, os jogadores possuem uma espécie de carta branca, ou algo como luta livre para proteger ou roubar o objeto. Se quem estiver atacando conseguir baixar o mastro por um ângulo de, ao menos, 30 graus, então, saem vencedor. 

Ah, e falando em esporte no Japão, considere que o sumô é o esporte nacional do país, porém o baseball é o mais popular. Inclusive, no baseball só dá para ter até 4 jogadores estrangeiros em campo e eles precisam ser bem distribuídos, além de tudo. 

Um jogador brasileiro que marcou gol em todos os jogos da Copa

Sim, agora vamos falar do futebol e essa informação vai surpreender você. Vamos por partes. Anote aí os dados desse filme: Copa do Mundo de 1970. Agora, o nome do craque: Jairzinho, conhecido como o Furação da Copa. O resultado você sabe. Mas vamos falar de outra coisa.

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Você sabia que ele é o único jogador a marcar gol em todos os jogos de uma Copa do Mundo? É isso mesmo: ele conseguiu a façanha de marcar 7 gols entre o primeiro e o último jogo da competição. É algo avassalador, não é mesmo?

Bom, outra curiosidade é que ele nasceu no Natal, no dia 25 de dezembro. Além disso, é campeão dos Jogos Pan-Americanos, sendo o primeiro título com a camisa da seleção, no ano de 1963. A partir daí ele viria a ser um dos fenômenos do futebol mundial. 

O fim do programa nuclear?

Ainda não se pode provar isso, é bem verdade. No entanto, vale a pena a gente mencionar aqui um fato curioso que aconteceu nas Olímpiadas de Inverno da Coreia do Sul, em 2018. O presidente norte-americano, Donald Trump, se reuniu com o líder coreano, Kim Jong-un.

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O assunto tinha a ver com o possível fim do programa nuclear de ambas as nações. É claro que não se tem provas de que isso realmente vai acontecer. Porém, o momento foi muito aguardado e até mesmo elogiado pelas circunstâncias corretas.

Vale lembrar ainda que esse evento também foi importante para “unir” as duas Coreias, que aceitaram ir juntas para a competição. Até caiu uma lágrima aqui no olho e aí? Que momento mágico, gente, mágico!

O futebol feminino foi proibido no Brasil

Esse fato é verídico e aconteceu entre 1941 e 1979. Isso porque o país seguiu o exemplo de outros países, como a Inglaterra. Logo, governo de Vargas instituiu o decreto em 1941 e dizia que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de suas naturezas”. 

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, após 4 longas décadas, a regulamentação do futebol feminino voltou a vigorar. Assim, em 1983, devido à luta das atletas e a relevância econômica internacional, o país voltou a “aceitar” as mulheres no futebol. E que bom, não é mesmo? A Marta está aí para provar que o esforço valeu a pena. 

A maior área livre da América Latina fica no Brasil

Você já deve ter ouvido falar que Boituva, no interior de São Paulo, é a capital do paraquedismo, não ouviu? Bom, esse fato é relevante e, inclusive, serve para puxar um outro assunto: Boituva tem a maior área livre para esse esporte. 

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Para quem não sabe, o paraquedismo é um dos esportes radicais mais praticado e procurado no mundo. Logo, a cidade se tornou um verdadeiro centro para receber hóspedes e turistas radicais do mundo todo. 

Para quem gosta de adrenalina, considere que um salto duplo de paraquedas vai permitir a você um desfrute inimaginável, isso a 4.000 metros. Ou seja, você pode ser um pássaro. Ou quase isso. Só se lembre que é um esporte radical e que exige cuidados e treinos, hein. 

O vôlei de fronteira

Quase todo mundo sabe que o México e os Estados Unidos têm uma fronteira que é histórica e cercada por polêmicas, certo? Porém, o esporte apareceu para servir de lição de paz. Isso porque entre Naco do Arizona e Naco do México acontece o esporte. 

Essa são as curiosidades mais surpreendentes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

É isso mesmo: uma vez por ano, a política fica de lado para dar espaço ao vôlei. A ideia é uma só: fazer uma partida entre os países, usando como rede a própria cerca que demarca a fronteira. Curioso esse fato, não é mesmo?

O evento esportivo que acontece por conta própria dos praticantes vem desde 1979, sendo oriundo de uma festa mexicana. Agora, saiba que a rede, que é um muro de aço de mais de 4 metros, acaba sendo elevado demais para a prática do esporte. Por isso, é um jogo simbólico.

A indústria do e-sports é a que mais fatura

Se a gente for considerar que o e-sports é um esporte eletrônico, o que é verdade, ainda que esteja encaixado como entretenimento, saiba que ele é o que mais fatura. Isso porque, desde 2015, o mercado tem faturamento anual próximo dos 100 bilhões de dólares. Sim, você leu certo: 100 bilhões de dólares. Mas o que isso quer dizer exatamente? 

Se a gente comparar com os filmes de Hollywood (que faturam uma média de 25 milhões de dólares por ano), o e-sports tem um faturamento 4 vezes maior. Em 2018, a soma de 2 torneios do e-sports pagou 25 milhões dos vencedores. Quanto à Liga dos Campeões, que é o campeonato de futebol mais importante paga pouco mais de 100 milhões de dólares.