Conheça todos 10 tipos de esportes radicais

Falar em esportes radicais parece muito fácil. Afinal, é tudo aquilo que envolve emoção, adrenalina, frio na barriga. Só que não é tão simples assim. Isso porque um esporte radical pode ter um risco calculado ou um risco muito acentuado. 

ANÚNCIO

Sendo assim, a gente trouxe aqui vários exemplos de esportes radicais que vão demonstrar essa diferença, entre os vários níveis de dificuldade e também de adrenalina. Continue lendo para saber mais sobre os 10 tipos de modalidades radicais.

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

10 – Skate

É verdade: o skate também entra na lista de esportes radicais. Tanto é que é um dos mais queridos e conhecidos do X-Games, a maior competição de esportes radicais do mundo. Bom, sobre o skate, que você deve conhecer, saiba que existem várias modalidades. 

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, uma curiosidade: o skate passou a ser aceito como jogo olímpico e vai fazer a sua estreia na próxima edição, que deve acontecer em Tóquio, no Japão. De todo modo, saiba que o praticante pode praticar o skate fazendo manobras, descendo rampas, passando obstáculos.

ANÚNCIO

Assim sendo, dentro do skate há uma grande variação de categorias. De todo modo, a ideia é fazer história em uma prancha com rodinhas e eixos. Lembrando que toda prática de skate é radical, mas tem aquelas manobras mais arriscadas também, que exigem muita cautela. 

9 – Mountain Bike

A gente vai começar de leve. Mas não que esses primeiros esportes não sejam radicais, está bem? No entanto, em termos de números de acidentes e mortes eles são bem menos expressivos do que aqueles esportes que virão abaixo, já para o fim do artigo. 

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

O mountain bike é um esporte praticado em cima de uma bicicleta especial. O que seria uma bicicleta especial? Aquela que é pensada e fabricada para andar nas montanhas. Assim, vem a outra parte importante: o ciclista, o atleta, ou seja, quem vai percorrer o trajeto.

ANÚNCIO

A ideia não é a de fazer mais ou menos manobras e sim a de chegar até o fim do percurso em menos tempo. No entanto, nesse caminho é preciso considerar que ele passará por estradas de terra, trilhas em montanhas, abismos, fazendas e muitos outros terrenos arriscados. 

8 – Free Style Motocross

Se a gente começou falando do skate e pulamos para a bicicleta, agora chegou a hora de falarmos das motocicletas. É isso mesmo: a moto pode ser um meio de praticar esportes radicais e um deles é o free style motocross.

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

O que é isso? É um tipo de torneio, competição ou mesmo apresentação que envolve saltos ornamentais no ar que são feitos com a moto. Assim, os saltos podem passar de 10 metros de altura e cada manobra que é feita tem o seu desafio particular. 

Quando se trata de competição, como a do X-Games, saiba que os pontos são dados pelos juízes e envolvem algumas características, como manobra, dificuldade, velocidade, erros e muito mais. Obviamente, vence quem tiver mais ponto. O risco está em cair da moto.

7 – Balonismo

Vamos da terra para o céu com o balonismo. Por incrível que pareça, muita gente acha que um passeio de balão é algo romântico. E de fato, é romântico. Afinal, ver o mundo lá de cima é algo muito incrível, é como um registro único, uma sensação única. 

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, apesar de não exigir tanto do praticante, esse esporte também é considerado radical porque tem a sua aventura e o seu risco. Exatamente como um avião, ele voa. Só que diferente da aeronave que conhecemos mais, ele faz isso por meio de ar quente

Assim sendo, ele deve ter vistos das Associações das Aeronaves. No entanto, estar no alto, no céu, por si só, se tona uma grande aventura. Ainda mais na hora do pouso. 

6 – Cave Diving

O cave diving não é dos esportes radicais mais conhecidos, é verdade. Porém, ele é radical e arriscado por vários motivos. Primeiro, saiba que é um esporte de mergulhadores profissionais. Depois, que eles têm que entrar em cavernas subaquáticas

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, quase sempre, o maior desafio está em encontrar a saída da caverna. Só que além disso, dá para considerar que a vida marinha é sempre surpreendente e ele não sabe o que encontrará dentro das cavernas também. 

Assim sendo, ainda que use cilindros de oxigênio, considere que há vários riscos envolvidos. E mesmo que existem aquelas cordas guias, também há riscos. De todo modo, saiba que somente mergulhadores profissionais, com experiência e capacitação, praticam esse esporte.

5 – Slackline

O slackline é um esporte, teoricamente, novo. E quem vê a prática dele em parques não sabe do risco que representa. Obviamente, ali, há poucos metros do chão e em uma fita maior, ele parece inofensivo. Mas essa é uma opção para os iniciantes.

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

Já quem é mais experientes e gosta de correr riscos, saiba que tem a versão highline do slickline, que é onde ele se torna bem mais perigoso. Nesse caso, os competidores se arriscam ao buscar o equilíbrio sobre uma fita elástica menor em alturas muito maiores.

Assim, a ideia não é a de fazer manobras no ar e sim atravessar uma distância entre as pontas das fitas, andando de um lado para o outro. Logo, qualquer deslize pode trazer à queda e cair de um lugar tão alto não deve ser nada legal, certo?

4 – Paraquedismo

Há vários formatos de paraquedismo, que nada mais é do que saltar de paraquedas, certo? Mas o mais comum é sobre voar em um avião ou helicóptero e quando estiver na altura desejada fazer o pulo em queda livre e depois acionar o paraquedas. 

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

O risco você deve saber qual: o caso de o paraquedas não abrir ou quebrar ou rasgar ou dar problemas. De todo modo, a aventura se dá desde a queda livre, que representa um sentimento único, de liberdade, frio na barriga e muito mais. 

Atualmente, ainda que existam muitos casos trágicos nesse esporte, eles diminuíram bastante se a gente considerar os primeiros anos da sua história. De qualquer forma, uma boa dica é sempre pensar em estudar cada equipe, cada paraquedas, cada salto antes de realiza-lo. 

3 – Asa Delta

Voar de asa delta também é arriscado e tem o seu perigo que nem sempre é calculado. Para quem não sabe, estamos falando de um equipamento de voo, uma espécie de aeronave que é composta por tubos de alumínio. Ele é rígido e se mantém no ar.

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que esse triângulo seja próximo a uma asa de aeronave. A partir disso, cria-se a categoria de asa flexível e a asa mais rígida. A diferença está no controle por meio do deslocamento do peso do piloto.

De todo modo, as alterações aerodinâmicas devem ser feitas pelos pilotos e a adrenalina gerada está quando o praticante fica lá no ar, mas mais ainda quando vai pousar e precisa fazer isso de forma leve, pausada e usando as correntes de ar. 

2 – Alpinismo

A partir daqui a gente vai falar de esportes radicais que realmente exigem cuidado. O alpinismo é o primeiro deles porque é um dos que deixa mais mortos pelo caminho, quase que literalmente falando, está bem? A atividade nada mais é do que subir montanhas.

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

O problema é que o grande êxtase está em subir montanhas muito altas, no gelo e que, por ficarem acima de 2.500 metros, deixa o ar mais rarefeito. Essa caminhada pode levar dias e o atleta está sujeito a todo tipo de clima e imprevistos. Ou seja, é muito radical, mesmo. 

No entanto, saiba que é legal entender que o alpinista é aquele que usa materiais para subir as montanhas, como quando são de gelo. Ele tem que se apropriar de outros materiais de proteção também e a ideia não é quem chega primeiro e sim quem chega, ok?

1 – Boulder

Dessa forma, a gente chega no Boulder, que está longe de ser um esporte aconselhável, está bem? A gente só está citando ele porque ele existe. Porém não dita as regras do bom funcionamento de um esporte. 

Conheça todos 10 tipos de esportes radicais
Foto: (reprodução/internet)

O Boulder é uma escalada em montanhas de todo tipo (especialmente, em rochas) que não permite o uso de cordas. E, pior do que isso, nem mesmo de mosquetões ou outros equipamentos de segurança. Logo, o risco se torna inevitavelmente grande demais. 

Dessa forma, o grande desafio está em conseguir ter uma boa técnica, confiança e muita força para escalar essas montanhas, que nem sempre são montanhas e sim grandes pedras ou formações rochosas. O que o Boulder usa é sapatilha e carbonato de magnésio nas mãos. 

O que é um esporte radical

A verdade é que não se tem uma tradução para essa expressão. Assim sendo, uma boa ideia é comparar com o esporte de aventura. Por exemplo, o esporte de aventura é uma forma de explorar a natureza, em um ambiente natural e com um risco calculado.

Já um esporte radical, que também pode ser de aventura, ele tem um risco bem maior. Além do mais, pode ser praticado em ambientes urbanos ou naturais. Um exemplo de esporte de aventura e que é radical que citamos aqui é o mountain bike, além do mergulho e da escalada.