Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias

Em boa parte das vezes, as pessoas procurar algum novo esporte para que consigam perder calorias e, consequentemente, emagrecer. Sendo assim, a verdade é que existem sim aqueles esportes que permite essa queima de calorias mais acentuada, como veremos abaixo.

ANÚNCIO

E o que você não vai acreditar é justamente que um dos melhores esportes para perder caloria também é um dos mais fáceis de serem praticados. Continue lendo o texto e essa veja essa lista abaixo que costuma surpreender muita gente. Agora não tem mais desculpa para emagrecer, hein.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

10 – Os esportes coletivos

A gente vai começar essa lista com o que mais atrai o interesse das pessoas, o esporte coletivo. Ou seja, estamos falando sobre basquete, futebol, handebol e vôlei, por exemplo. Considere que esse tipo de atividade também é importante para perder calorias, sim.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

E isso permite uma média de 500 calorias para cada hora de jogo ou de treino. Porém, isso vai variar muito dependendo do treino, da intensidade dele e do seu comportamento perante a equipe. Ou seja, tem jogadores que correm mais do que outros e assim por diante.

ANÚNCIO

De todo modo, não podemos deixar de dizer que é uma ótima forma de perder peso. Assim sendo, saiba que praticamente todos os esportes são interessantes para a queima de calorias e esses três fazem parte desse contexto todo.

9 – Escalada

Apesar de não ser um esporte tão comum, já que é visto como esporte radical ou de aventura, a escalada é uma ótima forma de perder calorias. Acredita-se que para cada 60 minutos de prática dá para perder mais do que 500 calorias.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

A principal justificativa para isso é que o esporte é focado nos membros inferiores, como braços e ombros. Além do mais, é explosivo, exigindo muita força do praticante. Logo, ainda temos que falar que usa o peso do corpo para isso. Ou seja, isso é bem interessante.

ANÚNCIO

E é interessante porque colabora com a perda de calorias. No entanto, só não é um dos top 5 melhores esportes para perder peso porque exige muito das articulações, como punhos. Assim sendo, os praticantes devem ter total atenção na prática, que deve ser acompanhada.

8 – Musculação

Há quem diga que treinar força (fazer musculação) é apenas para ficar sarado ou forte ou causar hipertrofia. A verdade é que esse também é um objetivo. No entanto, um dos maiores segredos da musculação está em ajudar o praticante a perder calorias, sabia?

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, há várias vantagens na musculação, como o controle do estresse, a melhor do humor, a regulação do ritmo cardíaco, o desenvolvimento da memória, do raciocínio, do foco. Então, ela também trabalha com a parte aeróbica, viu.

Dependendo do seu tipo de treino, se ele for pensado em um esquema de circuitos, por exemplo, saiba que dá para perder mais de 600 calorias em 1 hora de treino. Porém, geralmente, esses treinos duram menos do que 1 hora, vale pensar nisso também.

7 – Boxe

Tanto o boxe como a natação, que virá abaixo, ficam bem próximos em termos de calorias perdidas em uma hora de treino ou de jogo. O que vai mudar é que cada um deles tem as suas vantagens e a natação leva vantagem por um motivo que você vai conhecer abaixo.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Mas, para esse tópico, o importante é saber que uma luta de boxe que dura 1 hora pode fazer a pessoa perder perto de 700 calorias dependendo da intensidade e do biótipo dela. Aqui, entra a curiosidade: além do gasto de energia, isso também envolve a liberação da tensão.

É isso mesmo que você está lendo. Por ser um tipo de luta, que tem um pouco de agressividade e ataque, o boxe é capaz de liberar alguns hormônios que colaboram com a perda de calorias. Sem contar que exige muitos movimentos, rápidos, curtos, laterais, etc.

6 – Natação

Próximo das 700 calorias para cada hora de atividade, dependendo da modalidade do esporte, a gente tem a natação como esporte ótimo para quem quer perder peso ou melhorar a parte cardiovascular. E você já deve ter ouvido dizer, ao menos uma vez, que a natação é completa.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que ela exige muito do corpo, como das pernas e dos braços, além de trabalhar com abdômen, ombros e tudo mais. A queima de calorias é um ponto importante, mas não o mais importante. Isso porque a natação é vista como esporte sem impacto.

Ou seja, para quem problemas nas articulações ou não pode ter impacto com o chão (como por problemas nas costas ou no joelho), a natação se torna altamente indicada. Isso porque o movimento da água evita o contato direto e brusco com o chão.

5 – Tênis

A partir de 700 calorias por hora, o tênis é um dos principais esportes para quem quer perder peso. E a gente pode dizer que ele só não é um dos melhores de todos porque não tem uma acessibilidade total para os praticantes. Por quê? Infelizmente, por enquanto, ainda é caro.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, atualmente, para praticar o tênis você precisa ter alguma condição financeira que permita isso ou entrar em programas de incentivo ao esporte, por exemplo. Até mesmo porque vai precisar ter um tênis apropriado e uma raquete de tênis.

Fora isso, considerando a parte física, saiba que o simples arremessar uma bolinha exige muito fôlego do atleta. Sem contar que após isso você tem que correr lá perto da rede e voltar e ir para um lado e para o outro e fazer rebatidas. Ou seja, é um esporte bastante dinâmico.

4 – Squash

O squash até pode ser um esporte pouco popular quando a gente considera os próximos que virão abaixo. Porém, como o assunto é para falar dos esportes que mais fazem perder calorias, considere que ele tem as suas vantagens. Em números, isso dá 750 por hora, na média.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Até mesmo porque se você pensar nas acelerações que precisam ser feitas, na mudança de ritmo e na intensidade máxima que é exigida vai ficar mais fácil entender que ele exige muito do corpo. Uma partida de squash traz melhorias para a força física, bem como potencializa a resistência cardiovascular.

Outras características importantes para o praticante de squash são: coordenação motora, equilíbrio, agilidade, concentração. E tudo isso faz com que se trabalhe também com os músculos, tanto inferiores como os superiores, especialmente pernas, joelhos e tornozelos.

3 – Remo

Acredita-se que no remo dá para perder bem próximo das 800 calorias por hora. Isso faz com que seja um dos 3 melhores esportes para quem quer perder calorias e peso. Isso porque ele exige muito esforço físico do atleta e de forma explosiva, ou seja, rápida.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, ainda traz outros benefícios, como o fortalecimento dos músculos das costas, dos ombros, do bíceps e principalmente do abdômen. No entanto, o remo só não vai ser o melhor esporte para perder calorias porque ele é aquático e não tão acessível como os outros, abaixo.

De todo modo, se você mora em regiões ou tem acesso a regiões que possibilitam o treinamento e a prática do remo, então, você tem uma ótima possibilidade de começar a perder peso ou simplesmente de fortalecer os músculos do corpo.

2 – Ciclismo

Se esse texto fosse selecionar os esportes por pódio, o nosso medalhista de prata seria o ciclismo. E isso é bom porque é um esporte acessível para todos. Mas, vamos lá: pesquisas indicam que dá para perder até 800 calorias por cada hora de pedal.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

A explicação que se dá para isso é que pedalar envolve várias musculaturas e articulações do corpo, especialmente das pernas e do abdômen. Sendo assim, é um esporte que permite ganhar músculos e ainda, de quebra, auxilia na capacidade respiratória e cardíaca.

A prática da bike tem a vantagem de ser acessível para todos. No entanto, exige a compra de um modelo para isso. Além do mais, o ideal é que se pratique o esporte com acompanhamento médico caso você tenha algum problema de saúde. Ok?

1 – Corrida

É isso mesmo que você leu: a corrida é vista como uma das atividades físicas que mais possibilitam a perda de calorias por parte dos praticantes. Assim, há estudos que mostram que, na média, dá para perder 850 calorias para cada 1 hora de corrida.

Conheça os 10 esportes que mais fazem perder calorias
Foto: (reprodução/internet)

O motivo é bem simples: é um esporte bastante completo, que envolve todos os músculos do corpo e ainda ajuda no fortalecimento do coração, que também é um músculo.E quer saber mais? É ótimo para perder a gordura localizada na barriga, que é problema para muita gente.

Além do mais, tem uma vantagem incrível: é indicado para todas as idades e todos os tipos de pessoas. Sendo que o ideal é respeitar cada individualidade, obviamente. Mas caso você tenha problemas cardíacos ou de articulações, por exemplo, faça isso com acompanhamento.

Como perder calorias nos esportes

Para terminar o texto, a gente tem aqui uma espécie de dica. Mas é uma dica que vale ouro, viu. Muita gente considera apenas ir treinar ou jogar para perder peso. Só que não é assim que funciona. Na verdade, independente do esporte, o ideal é que se tenha um plano para isso.

Por exemplo, além dos treinamentos, você deve fazer um acompanhamento alimentar também. Isso vai permitir que, por exemplo, você tenha energia para gastar e evite tirar isso das proteínas, o que atrapalha o seu progresso. Além do sono, que é super importante.