As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar

O esqui é um dos esportes radicais que mais interessam aos brasileiros. Isso porque é bem raro a gente ter condições de praticá-lo por aqui devido às condições climáticas. Inclusive, conhecer as montanhas mais famosas do mundo é outra curiosidade dos brasileiros. 

ANÚNCIO

Vamos começar falando do Chile e da Argentina que estão aqui bem perto da gente. No entanto, as últimas 3 citações trazem aquelas montanhas mais incríveis do mundo todo. Por exemplo, já ouviu falar em Mont Blanc, né? Continue lendo para saber tudo. 

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

10 – Valle Nevado (Chile)

Vamos trazer aqui o Chile. O motivo principal é que, de fato, ele tem uma das montanhas mais famosas do mundo para os praticantes de esqui. Mas, fora isso, ainda tem a incrível vantagem de estar aqui bem perto do Brasil. Aliás, é um lugar que lembra muito a Europa. As montanhas passam dos 5 metros de altura e no Valle há mais de 30 pistas de esqui.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, também existe a vantagem de ser opcional para todo tipo de praticante. Outra coisa é que permite a prática do snowboard, de asa delta, de parapente e de heliskiing. A diária fica em 49 mil pesos para adultos. O aluguel de equipamentos parte de 33 mil pesos por dia e as aulas particulares custam 62 mil pesos para cada 1 hora. 

ANÚNCIO

9 – Bariloche (Argentina)

Pelo mesmo motivo que falamos do Chile acima, saiba que na Argentina tem também uma ótima opção de picos, vales e montanhas para a prática do esqui. Logo, considere que o Cerro Catedral é a maior estação de esqui do país, com mais de 50 pistas.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Entre os esportes mais comuns que são praticados lá, a gente tem o esqui e o snowboard. No entanto, também dá para optar por algumas variáveis, como é o caso do esqui nórdico, o esquibunda e até mesmo algumas caminhadas com raquetes de neve e motos de neve. 

A diária parte de 162 mil pesos argentinos. Tem a opção de aulas particulares, que custam mais de 6 mil pesos argentinos e o aluguel dos equipamentos não vai ficar menos do que 450 pesos argentinos. 

ANÚNCIO

8 – Spindleruv Mlyn (República Tcheca)

Esse lugar que fica na República Tcheca é muito lembrado devido aos picos de Krknose. O nome é estranho, mas quando a gente traduz para o português dá para entender isso muito bem: “Montanhas Gigantes”. Forma a maior cordilheira do país. Logo, uma vantagem é que dá para fazer passeios com as crianças até uma pista principal e eles podem ir brincando na neve. 

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Também há pistas de cross-country e o melhor de tudo: com tantas coisas assim, a viagem para lá vai ficar com ótimo custo-benefício. Isso porque é um dos lugares mais acessíveis para passar uns dias, pensando no esqui. Inclusive, lá tem o Parque Nacional que é uma reserva de biosfera da UNESCO. 

7 – Bansko (Bulgária)

Essa é uma novidade: pode ser que Bansko ainda não seja o lugar mais famoso do mundo para o esqui. Porém, acredite: tem grandes chance de chegar perto desse posto. Isso porque ela foi modernizada há pouco tempo e tem se tornado o destino ideal para os amantes da neve. 

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Assim, é um lugar amigável para os iniciantes no esporte. Mas quem ficar no resort de lá também vai poder aproveitar a velocidade máxima das pistas mais arriscadas. Sem contar que há arranha-céus com clareiras que tornam o visual único. 

Uma curiosidade é que o maior resort da Bulgária é um dos mais concorridos também. Por isso, você precisaria fazer a reserva com antecedência e ter um pouco de paciência para enfrentar a fila dos elevadores. E os bares noturnos são atrativos para brasileiros, também.

6 – Zermatt (Suíça)

Sabe por que Zermatt está aqui na lista? Primeiro porque ela tem a montanha mais fotografada do mundo: Matterhorn, mas não é somente por isso. O cenário invernal também vem acompanhado de sol. Oi? É isso mesmo, assim, são 300 dias de sol por ano lá. 

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Agora, para quem está pensando em esquiar em outros países, saiba que uma boa ideia é fazer um bate-volta na Itália, que fica pertinho e é mais ou menos ligada à Suíça, através da Breuli Cervinia. Isso porque o alpe mais alto une os países, de forma bastante natural. 

Para os interessados, saiba que o SkiPass, que vale por um dia, custa 60 francos suíços para os hóspedes do Zermatt Ski Resort. Inclusive, eles proporcionam aulas particulares de Ski, que duram 2h30 e custam 260 francos suíços. 

5 – Kranjska Gora (Eslovênia)

Você já deve ter visto alguma cena de filme, de série ou de novela que tenha o seguinte cenário: Alpes cobertos por florestas de pinheiros. Sem movimentação de pessoas e com pistas muito bem cuidadas para quem quiser praticar o esqui. Já viu?

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Se sim, saiba que esse lugar existe e pode ser visto como o Kranjska, que fica nos Alpes Julian. O lugar realmente é familiar e as pistas são impressionantes. O mais interessante de tudo é que mesmo sendo uma região conhecida pelos esportistas, ela não é a mais cara. 

Aqui ainda vale citar uma curiosidade: essa é uma das principais regiões do mundo que tem a corrida chamada de “cross country”. Ela nada mais é do que uma competição em terreno aberto que envolve lama, terra, mato, água. A corrida é em equipe.

4 – Bialka Tatrzanska (Polônia)

Você pode estranhar esse lugar estar aqui. Ainda mais porque não é o destino mais famoso do país para os praticantes do esqui (o mais conhecido de lá é o Zakopane). No entanto, Bialka tem algumas vantagens que a coloca entre as melhores montanhas do mundo.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, que é um lugar bem mais econômico e deserto, ou seja, ótimo para quem está começando no esqui. A cidade é como uma pequena vila, só que com pistas de esqui entre árvores. É um lugar ótimo para passar com a família e provar das habilidades na neve.

E se você for para lá não deixe de provar o queijo defumado de cabra, o cranberry e o chá com rum. Isso tudo é ótimo para repor as energias gastas no esqui. À noite, para quem gosta de água, saiba que dá para mergulhar nas piscinas aquecidas. 

3 – Chamonix (França)

Vamos entrar agora no top 3 das montanhas mais famosas do mundo para o esqui. E muito provavelmente você já ouviu falar sobre Mont Blanc, certo? Essa é a montanha mais alta da Europa e um grande prêmio para os esquiadores de todo o mundo.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Além do esqui, o lugar também recebe praticantes de snowboard e parapente. Em Chamonix há várias pistas disponíveis, para todos os níveis de praticantes, sendo que até mesmo quem nunca praticou vai poder aproveitar o momento. 

Curiosamente, saiba que é lá que está a École de Ski Français, considerada a maior escola de esportes da neve do mundo. O valor do passe ilimitado é de 60 euros por dia. Com ele, dá para esquiar em áreas de 1.000 m até 2.500 m. 

2 – Whistler (Canadá)

Abaixo, você vai ver aquela que é chamada de melhor pista do mundo para esquiar. No entanto, ela é para níveis mais avançados de praticantes. Logo, essa opção canadense acaba não sendo a melhor para quem ainda não tem tanta experiência assim. Para se ter uma ideia, considere que são 200 pistas para esquiadores de todos os níveis.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, há opções bastante interessantes para quem está começando a praticar o esporte. E tem um detalhe aqui: o serviço de ski in ski out. O que é isso? A gente explica. É um serviço oferecido por um resort que permite a entrada e saída para as pistas de esqui. Para um único dia de diversão nesse resort, o custo é de US$ 85 para adultos. 

1- Wanaka (Nova Zelândia)

Esse é um dos lugares mais incríveis do mundo para quem gosta de esquiar. A vista é deslumbrante. As pistas famosas e variadas. E a região é a que mais recebe neve durante mais tempo em todo país, talvez em todo o mundo também.

As 10 montanhas mais famosas do mundo para esquiar
Foto: (reprodução/internet)

A cidade também permite que o turista faça “passeios” em trilhas que ficam no Parque Nacional. Elas são bem sinalizadas, seguras e tem até tours guiados disponíveis o tempo todo. Do lado do esqui, saiba que são 4 estações, mas a maioria é para esportistas experientes.

Isso porque são pistas íngremes com curvas perigosas. Aliás, a pista Treble Cone é considerada a melhor do mundo para o esqui. Mas há pistas menores para quem não quer a aventura no seu limite máximo. Dois dias nas pistas custam US$ 198.

Se nunca esquiou, comece pelas pistas mais fáceis

Falamos um pouco disso em cada um dos tópicos acima, porém nunca é demais lembrar: saiba que o esqui é um esporte relativamente simples de ser entendido. No entanto, para quem nunca praticou, ele pode ser um desafio.

Portanto, jamais comece por uma pista agressiva demais. O ideal é começar com as aulas de instrução e fazer o esporte em pistas tranquilas, leves, fáceis e ideais para iniciantes. Gostou das dicas?