Veja quais foram os 10 maiores destaques de todos os tempos na NBA

Sempre que a gente fala em NBA, logo temos na cabeça alguns nomes famosos de atletas atuais, certo? Porém, antes deles, a gente também tinha ícones dentro dessa competição que é a maior do mundo. E já pensou se a gente fizesse um estudo juntando todas as épocas? Fizemos isso!

E considerando que é muito complicado listar os maiores destaques da NBA sem nos basearmos em algum dado, vamos usar aqui os pontos. É isso mesmo: a lista abaixo está em ordem dos maiores pontuadores de toda a história da NBA. As primeiras colocações surpreendem.

Foto: (reprodução/internet)

10 – Elvin Hayes (1945)

O The Big E fez mais de 27,3 mil pontos em 16 temporadas de NBA ao longo da carreira. As suas melhores passagens foram pelo San Diego Rockets, Baltimore Bullets e Houston Rockets. Assim, soma 1.303 jogos na liga mais importante dos Estados Unidos e do mundo. 

Foto: (reprodução/internet)

Atuava como ala-pivô e sua maior participação se deu pelo Washington Bullets, somando 818 partidas e 17.548 pontos, entre os anos de 1972 e 1981. Antes disso, porém, havia sido o cestinha da temporada de 1968-1969, quando ainda era novato na NBA. Foi eleito o All-Star da NBA por 12 vezes e 2 vezes considerado o líder rebotes na competição. 

9 – Moses Malone (1974)

Malone morreu em 2015, sendo lembrado como um dos atletas de maior destaque na NBA. Ele jogou pelo Philadelphia, Santo Antonio Spurs e Milwaukee Bucks. Ao todo, fez mais de 27,4 mil pontos em 19 temporadas disputadas. 

Foto: (reprodução/internet)

A sua atuação era de pivô e além dos clubes mencionados, ele jogou também pelo Buffalo Braves, Houston Rockets, Atlanta Hawks, Utah Stars e Washington Bullets. Contando tudo isso, ele somou 1 título, 3 MVPs e 12 All-Star. 

O grande diferencial do Malone, dentro das quadras, sempre foi o seu porte físico, que era ótimo para coletar rebotes. Outro fator que impressiona é que ele jogou por 8 clubes franquias da NBA ao longo da carreira.

8 – Saquille O’Neal (1992)

Com mais de 28,5 mil pontos em NBA, o Saquille é outro ícone da competição. Ele se aposentou em 2011 e fez a sua história em dois grandes clubes, sendo o Los Angeles Lakers e o Miami Heat. Mas, também jogou pelo Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. Ao todo, ele participou de 19 temporadas da NBA, somando 1.207 partidas. 

Foto: (reprodução/internet)

Também era pivô de alta qualidade. Tem 4 títulos, 1 MPV e 15 All-Star. O mais legal é que durante a carreira fez parcerias com grandes nomes, como Kobe Bryant e Dwyane Wade. Pela Seleção norte-americana, Saquille tem o ouro dos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996 e o ouro no Canadá, no ano de 1994, pelo mundial.

7 – Wilt Chamberlain (1958)

Primeiro, vamos ao recorde: esse é o primeiro e único jogador a marcar 100 pontos em um único jogo pela NBA. O recorde aconteceu em 1991. A partir disso, Wilt fez história no Philadelphia Warriors e, mais tarde, no Los Angeles Lakers. Wilt morreu em 1999. O pivô também chegou a jogar pelo San Francisco Warrios. 

Foto: (reprodução/internet)

Sendo que no total, ele teve 2 títulos, 4 MVPs e 13 All-Star. Outro dado curioso é que ele é quem mais pegou rebotes na liga, sendo 23.924, dos quais 2.149 foi em uma única temporada. Ao todo, ele jogou 1.205 jogos e pontuou mais de 35 mil vezes. Após a sua aposentadoria, em 1973, chegou a treinar o San Diego Conquistador, o que durou um único ano.

6 – Dirk Nowitzki (1998)

Esse nome não é tão conhecido como os que virão abaixo é verdade. Porém, temos aqui um alemão de respeito. Tanto é que o Dirk tem 31,4 mil pontos pelo maior campeonato de basquete do mundo. E isso vale para o seu clube de coração, o Dallas Mavericks.

Foto: (reprodução/internet)

O ala-pivô tem 1 título, 1 MVP e 14 All-Star. O mais impressionante é que a sua aposentadoria, que foi recente, comoveu muitos fãs do esporte ao redor do planeta. Isso porque ele era um dos jogadores mais técnicos dentro das quadras. Curiosamente, antes de chegar até o Dallas, Dirk atuou pelo DJK Wurzburg também, por 4 anos sequenciais, partindo de 1994.

5 – Michael Jordan (1984)

O nome de Jordan é referência no esporte mundial. Quando se fala em NBA, mais ainda. O astro principal e histórico do Chicago Bulls é um ícone que marcou mais de 32,2 mil pontos. E, após a aposentadoria em 2003, se transformou em um dos maiores nomes do esporte. 

Foto: (reprodução/internet)

Ele foi um ala-armador que também passou pelo Washington Wizards. Assim, soma 6 títulos, 5 MVPs e mais 14 All-Star. Alguns estudos apontam que ele decidiu 25 partidas com cestas nos últimos 30 segundos de jogo, sendo 2 finais e 5 duelos nos playoffs.

O Air Jordan ainda tem 4 ouros pelo seu país, sendo 2 em jogos olímpicos (1984, 1992), 1 na Copa América de Basquete (1992) e 1 em Pan-Americano (1983). Até o último jogo pela NBA, ele somou 1.072 partidas oficiais e 32.292 pontos. 

4 – Kobe Bryant (1996)

Mais um nome muito atual que trouxemos aqui porque está entre os maiores destaques da NBA de todos os tempos é de Kobe Bryant. Ele somou mais de 33,6 mil pontos, assim como o próximo atleta da lista, que você vai ver abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

O astro participou de 20 temporadas pelos Los Angeles Lakers antes de chegar a aposentadoria, que aconteceu em 2019. Em 2020, o ex-atleta faleceu em um acidente aéreo. Chegou a ser o maior pontuador da equipe também. O ala-armador tem 5 títulos, 1 MVP e 18 All-Star. 

Para muitos, ele é o melhor jogador da história da NBA nessa posição. Nascido em 1978, a curiosidade é que ele sempre jogou, no modo profissional, pelo mesmo clube. Pela Seleção foram 37 partidas e 3 ouros (2008, 2012 e 2007).

3 – LeBron James (2003)

Esse nome aqui todo mundo conhece. Até mesmo porque é uma das figuras mais importantes da NBA atual. A marca dele passa dos 33,6 mil pontos. O ala já jogou por clubes como o Cleveland Cavaliers e o Miami Heat. Agora, está no Los Angeles Lakers. Ao todo, tem 4 títulos, 4 vezes o MVP e 16 vezes foi considerado o All-Star. 

Foto: (reprodução/internet)

O King James, como é chamado, é considerado o maior nome da NBA atual, sendo um jogador explosivo, técnico e líder. Às vezes, um pouco polêmico também. Nascido em 1984, LeBron ainda soma diversos títulos pela seleção norte-americana, sendo 3 ouros (2012, 2008 e 2007), além de dois bronzes (2004 e 2006).

2 – Karl Marlone (1985)

Entre os maiores pontuados de toda NBA, Marlone tem a medalha de prata. Ele era um ala-pivô do Utah Jazz, que terminou a participação na NBA jogando pelo Los Angeles Lakers. Foi eleito o MVP por 2 vezes e o All-Star por 14 vezes. 

Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, Marlone não é o nome mais lembrado do Utah Jazz, que ainda teve outros nomes conhecidos durante a história, como John Stockton. O fato é que Marlone também aparece entre os mais conhecidos de toda NBA. 

Até mesmo porque foi o 2º que mais marcou pontos, com um total de 36.928. Começou no profissional em 1985 e ficou no Utah até 2003, totalizando 1.606 jogos e 40.893 pontos. Foi ouro pelos Estados Unidos em Barcelona (1992) e em Atlanta (1996). 

1 – Kareem Abdul-Jabbar (1969)

Kareem era pivô e jogou o começo da carreira pelo Milwaukee Bucks. Depois, foi para o Los Angeles Lakers. Ao todo, venceu 6 títulos e foi eleito o MVP por 6 vezes também. Atualmente, é considerado um patrimônio cultural do esporte, sendo o maior pivô de todos os tempos.

Foto: (reprodução/internet)

No fim das contas, também foi eleito o jogador mais tempo em quadra (57.446 minutos), eleito o All-Star por 19 vezes e o maior cestinha do Milwaukee. Em 20 temporadas, ele marcou 38.387 pontos. O que pouca gente sabe é que o nome de Kareem era outro.

Isso mesmo: o Milwaukee selecionou o Lewis Alcindo Jr, do UCLA, para o draft. Porém, o garoto se converteu ao islamismo e pouco depois mudou de nome, para o qual conhecemos até hoje. Inclusive, ele tem 10 participações na seleção durante toda a temporada. 

Outros nomes da NBA

Como mencionamos aqui, a listagem foi feita seguindo a ordem dos maiores pontuadores da NBA de todos os tempos. No entanto, a gente não poderia terminar a matéria sem citar outras referências que temos dentro da liga norte-americana de basquete. Por exemplo, Magic Johson. Esse foi considerado o maior armador de todos os tempos no basquete.

Sendo que a sua principal equipe foi o Los Angeles Lakers e ele tem 12 All-Star. E não está entre os maiores pontuadores justamente porque ele arma as jogadas, certo? Faz todo sentido. Outro nome é de Bill Russell, que era pivô, e jogando pelo Boston Celtics, conseguiu 11 títulos, 12 All-Star e 5 MVPs. É história demais da conta, não acha?