Pelé é o melhor de todos os tempos

Pelé, o rei do futebol, é melhor que Messi, Maradona, Zico, Garrincha e todos os jogadores que já passaram e passarão por esse planeta. Pelé tinha em sua forma de jogar, todos os predicados que um jogador de futebol precisa.

ANÚNCIO

Chutava com as duas pernas, cabeceava para os dois lados, tinha um bom porte físico (para a época) e driblava como poucos. Além disso, tinha uma visão periférica privilegiada, o que o tornava diferente de todos os outros jogadores de seu período.

Jogava com a 10, ditando o ritmo do jogo ao mesmo tempo em que fazia gols e ajudava seus companheiros com assistências. Quem o viu jogar sabe: é o maior de todos os tempos. E existem motivos (muitos) para defender esse ponto de vista.

Pelé é o melhor de todos os tempos
Foto: (Paulo Vitale)

Confira um pouco mais sobre a trajetória da carreira do melhor jogador de futebol de todos os tempos.

ANÚNCIO

Pelé e os números

Pelé marcou 1282 gols em toda sua carreira como profissional, sem contar os gols feitos pelas divisões de base do Brasil e do Santos. Desses gols, 767 em jogos oficiais e 515 em jogos amistosos. Nas partidas oficiais, ele manteve uma média de 0,92 tentos por jogo.

ANÚNCIO

O rei do futebol ainda conquistou vários títulos. Por exemplo, foi tri campeão do mundo pela seleção brasileira (58, 62 e 70) e bicampeão mundial pelo Santos (62 e 63). Tendo ainda conquistado 11 vezes o Campeonato Paulista.

Como a nova contagem de títulos, ainda podemos dizer que Pelé conquistou o Campeonato Brasileiro 6 vezes, além de contar com o bicampeonato da Libertadores da América em seu currículo. Simplesmente incomparável.

O maior feito do rei do futebol

Em uma época em que o racismo dominava o mundo, Pelé quebrou barreiras. Era aclamado em todos os países e estádios onde jogava. Até hoje é considerado um feito revolucionário, principalmente se considerarmos o contexto do período.

Pelé foi, acima de tudo, reverenciado no mundo todo, desde os tempos que não se aceitavam negros no futebol. Posteriormente, foi o primeiro negro a sair em uma capa de revista nos EUA. Em outras palavras, serviu de inspiração para que seu povo não sentissem vergonha de si mesmo.

Mario Filho já disse que Pelé era “O Preto”, o que não tinha vergonha de sua cor, e que fazia com que seus irmãos também se sentissem orgulhosos. O tamanho do rei é imensurável, e sua influência na história vai muito além das quatro linhas.

Tostão defende o craque

Tostão, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, também defende que o craque é o maior de todos os tempos. Campeão da Copa do Mundo de 70 com a seleção, o ponta encheu o rei de elogios:

Pelé tinha, altíssimo nível, todas as virtudes e características, físicas e emocionais de um craque. Ele foi o maior de todos porque tinha tudo: inteligência de jogo, habilidade, criatividade, chutava, era veloz, cabeceava, fazia tudo“, disse o ex-jogador.

Comparação com Messi

Gianni Rivera, um dos maiores ídolos da história do Milan, comparou o desempenho de Pelé e Messi, e disse quo rei do futebol era superior por ser mais completo que o argentino, que vem de temporada fantástica. Confira o que foi dito:

Messi é uma arma para o Barça. Tê-lo no time é imenso; ele é o jogador mais decisivo atualmente. Entretanto, eu acho que há alguém que foi ainda melhor e esse é o Pelé. Além disso, Ele usava os dois pés em campo”, disse o astro.

ANÚNCIO