Ajax: o time que encantou o mundo

Nesta temporada, uma equipe em especial, chamou a atenção do mundo: o Ajax. A equipe holandesa resgatou o futebol total criado por Rinus Michels e posto em campo por Johan Cruijff na década de 70. A equipe toca a bola de forma vertical e chega ao gol adversário de forma rápida. Esse estilo de jogo é a junção da escola holandesa com o futebol atual.

A construção das jogadas começam de pé em pé e pelo chão. Posteriormente usa a velocidade olhando para frente. A ideia é nunca deixar o adversário respirar, em outras palavras, se sentir confortável. Quando chega ao ataque, o Ajax faz a bola entrar na área inimiga e sempre tem um elemento surpresa para pegar a defesa desguarnecida.

Ajax
Ajax encantou o mundo

Assim como o Ajax, Guardiola encantou o mundo na última temporada, confira nossa matéria especial.

Ajax e o futebol total

Quando falamos sobre o Ajax, lembramos sempre de Cruyff. O futebol praticado pela Holanda nos anos 70 e 80 até hoje é lembrado como referência. Muito mais do que uma simples ideia de jogo, o futebol total ultrapassa o limite das quatro linhas. Além disso, fala sobre conceitos de vida e ideias que quase sempre nos limitam.

O maior exemplo disso são as contratações que o Barcelona exerce. O clube espanhol contratou Jong, destaque do Ajax. Em outras palavras, contratou um jogador com talento nato e inteligência de jogo acima da normalidade.

ANÚNCIO

Os destaques

Ziyech, Tadic e David Neres são os maiores destaques da equipe nessa temporada. Como resultado, a equipe que já perdeu Jong, deve perder mais alguns.

O atacante Ziyech que antes valia 15 milhões de euros, hoje está avaliado em 35 milhões de euros. O meio campista sérvio Tadic também se destacou nessa temporada. Por exemplo, o camisa 10 teve grande atuação no Santiago Bernabéu. A equipe eliminou o Real Madrid com grande atuação dele.

E por último, David Neres. O brasileiro que valia 7 milhões de euros, hoje está avaliado em 25 milhões. Ele ainda vai disputar a Copa America, ficando ainda mais valorizado.

Em conclusão, o Ajax mais do que nunca, nessa temporada colocou em pratica toda a escola holandesa de futebol. Uma geração de ouro de jogadores com talento absurdo. Sob o comando do técnico Peter Bosz, a equipe chegou a semi final da Liga dos Campeões da Europa e trouxe de volta para o cenário mundial o futebol holandês.

ANÚNCIO