Os feitos que tornaram Pelé o ‘Rei do Futebol’

ANÚNCIO

Pelé é um ídolo dos brasileiros e não fez sucesso apenas por aqui: o craque ficou conhecido mundialmente por todo o talento que carrega nos pés. Ele já foi intitulado como o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Pelé conquistou 3 copas do mundo e fez uma brilhante carreira no grande Santos, seu time do coração. Além disso, jogou fora do país e também deixou sua marca registrada por lá, mas, como diria o ditado, “nem tudo são flores”  não é mesmo?

ANÚNCIO

Poucos conhecem a verdadeira história do Rei Pelé. Aquele que levantou as torcidas quando a bola estava em seus pés, já passou por muitas coisas na vida para chegar onde chegou e é por isso que resolvemos contar um pouco dessa história.

Pelé rei do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Entenda melhor o que aconteceu para que o garoto Edson Arantes, conhecido como Pelé, tenha se tornado o rei dos campos de futebol.

O começo de Edson Arantes

Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940 na cidade pequena de Minas Gerais, chamada 3 Corações. Uma curiosidade que poucos sabem é que o pai do Pelé era jogador profissional e por isso a família se mudou para o interior de estado de São Paulo.

ANÚNCIO

Porém, quando Pelé ainda era criança, seu pai sofreu uma lesão e acabou saindo do time que jogava, ficando desempregado. O pequeno Edson resolveu ajudar com as despesas de casa e começou a engraxar alguns sapatos.

Então, ele dividia seu tempo entre ir a escola, trabalhar engraxando sapatos e ainda sobrava um tempinho para o futebol com os amigos. Quem ensinou o garoto a jogar desde cedo foi seu próprio pai e, quando não tinha uma bola, ele mesmo fazia com meias e jornais.

De amador a profissional

Na cidade onde o garoto morava, ainda não tinha times que treinavam o futebol de campo. Portanto, seu pai o colocou para treinar com uma equipe de futsal e logo de cara venceu o primeiro campeonato que disputou.

Na medida em que o tempo ia passando, o futebol de Pelé ia evoluindo e ficava cada vez mais nítido o talento que o garoto carregava. Inclusive, com apenas 14 anos ele estava jogando com pessoas bem mais velhas que até criticavam sua idade, mas quando o viam jogando deixavam de lado e entendiam o porquê ele estava ali.

Pelé rei do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Então, depois de impressionar muitos por onde passava, o técnico Valdemar levou Pelé para fazer um teste no time do Santos. Durante a peneira, ele impressionou a todos e finalmente assinou um contrato de jogador profissional, com apenas 16 anos de idade.

Pelé: a promessa do futebol

Assim que ele assinou o contrato, a mídia já começou a noticiar que o Santos havia contratado a futura estrela do futebol e parece que eles realmente estavam certos. No primeiro jogo de Pelé com o Santos, ainda com 15 anos, ele já conseguiu marcar seu primeiro gol. Confira no vídeo abaixo:

Na temporada seguinte o time decidiu dar uma chance maior pro garoto e deixar com que ele jogasse com os titulares mesmo que tivesse apenas 16 anos. Pelé não decepcionou, venceu a temporada com o Santos, tornando-se o melhor artilheiro no campo.

Um pouco depois, em 1958, ele venceu o primeiro campeonato Paulista ainda defendendo seu time preto e branco. Por isso, neste mesmo ano, ele recebeu a primeira convocação para defender a seleção brasileira e, por mais que tivesse sofrido uma lesão nos jogos anteriores, o treinador da seleção resolveu levar o garoto do mesmo jeito.

As copas do mundo

Quando estreou na sua primeira copa, Pelé não marcou nenhum gol, pois ainda estava se recuperando de um machucado. Porém, o Brasil venceu o jogo e avançou na competição. Então, em um jogo contra o País de Gales, a torcida realmente conheceu o futebol de Pelé.

Naquela copa, o Brasil foi campeão e desde então Pelé começou a ser chamado de Rei do Futebol pelos franceses. Depois disso, o time dos Santos conquistou muitos títulos ainda com seu artilheiro em campo.

Pelé rei do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Depois de conquistar muitos prêmios e até mesmo a primeira libertadores do Santos, Pelé acabou se machucando novamente, mas ainda assim continuava escalado na seleção brasileira que venceu o segundo mundial e foi aí que o jogador começou a ser cotado por times internacionais.

Momentos marcantes de Pelé

Mesmo com as especulações, o craque decidiu continuar sendo o artilheiro do Santos por muitos anos e tiveram alguns momentos que marcaram a história do futebol mundial. Uma delas, foi em 1967, quando o time de Pelé entrou em uma excursão para o continente Africano.

pelé rei do futebol
Foto: (reprodução/internet)

O problema é que estava acontecendo uma guerra na Nigéria que já durava cerca de 2 anos, mas mesmo assim eles resolveram ir e as duas facções que estavam envolvidas nessa guerra resolveram dar uma trégua de 48 horas para assistir o futebol de Pelé.

Parece algo inacreditável, mas isso realmente aconteceu. Depois de apenas 2 anos, ele ainda conquistou um marco histórico: seu milésimo gol. Então, em 1970, Pelé foi convidado para participar da sua 4ª e última Copa do Mundo, na qual o Brasil venceu. São 3 vitórias em copas que ficaram na história do Rei do Futebol.

Conclusão

Depois disso, Pelé ainda jogou fora do país, encerrando sua carreira no futebol internacional depois de ter marcado uma geração de torcedores. É nítido que Pelé até hoje é muito conhecido por ter feito coisas históricas em campo, e é por isso que ele sempre será lembrado como o Rei do Futebol.

ANÚNCIO