Mourinho virou uma caricatura

José Mourinho, um dos treinadores mais vencedores da história do futebol, nos últimos anos vem se tornando mais uma caricatura do que um técnico de verdade. Há tempos não vem conseguindo emplacar um bom trabalho nos clubes.

ANÚNCIO

O Português, que foi demitido do Manchester United nessa temporada, depois de um péssimo trabalho, passou a atirar contra imprensa, torcedores e colegas de profissão para justificar as derrotas de sua ex-equipe.

As desculpas para seus fracassos estão em todos, menos na sua falta de competência. Além disso, se tornou autossuficiente, arrogante e polêmico. Confira aqui mais informações sobre os fracassos do treinador.

 
Mourinho virou uma caricatura
Foto: (reprodução/internet)

Passado vitorioso

José Mourinho foi um dos melhores treinadores do mundo. Hoje, muita gente já acha ele um dos piores, mas é inegável que o português tenha um currículo de deixar muitos outros nomes da profissão com inveja.

ANÚNCIO

Vencedor da Champions League com o Porto e com a Inter de Milão, Mourinho ainda conquistou diversos outros troféus importantes, como a Premier League, em 3 ocasiões diferentes, quando ainda estava sob o comando do Chelsea.

No entanto, o desempenho abaixo do esperado no Manchester United e no Real Madrid, fizeram com que seu currículo ficasse manchado, e muitas pessoas questionassem sua qualidade como técnico.

Críticas da imprensa britânica

Chris Sutton, comentarista Inglês, não poupou críticas ao desempenho do treinador, dizendo que ele necessita de reinvenção, já que seu estilo de jogo parecia ultrapassado em comparação com os treinadores mais modernos:

ANÚNCIO

É a mesma pessoa que quando apareceu era visto como um gênio. Agora parece ultrapassado comparando a forma como joga a sua equipa e como jogam as outras“, disparou o crítico.

O último trabalho bem feito do treinador português foi no Chelsea. O treinador chegou ao clube londrino em 2013, em sua segunda passagem, e ganhou dois títulos: um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga. No final de 2015, acabou sendo demitido.

Maus resultados geraram a demissão de Mourinho

Após a saída do Chelsea, o Português passou um tempo sem trabalhar. No final de maio de 2016, ele foi contratado pelo Manchester United. Como resultado, conquistou três títulos: Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e a Liga Europa.

Títulos considerados de baixa expressão na Europa. Foi demitido em dezembro de 2018, devido aos maus resultados. A equipe estava na sexta colocação da Premier League e tinha acabado de amargar uma eliminação para o modesto Derby County na Copa da Liga.

A última “grande ideia” de Mourinho foi dar inovação na defesa. Em outras palavras, o treinador cola as duas linhas de defesa uma na outra. Compacta elas e a defesa fica quase intransponível. Além disso, joga apenas no contra-ataque, por uma bola.

Estilo de jogo contestado

O seu estilo de jogo é alvo de muitas criticas. Portanto, alguns treinadores, como o chileno Manuel Pellegrini, já criticaram duramente a forma como os comandados por Mourinho se postavam em campo quando ele era técnico do Real Madrid:

“O Real Madrid não pode estar sempre correndo atrás da bola. Jogadores com essa categoria e nome não podem jogar assim e tem é de dar espetáculo durante os 90 minutos. São Muitos jogadores fortes na parte construtiva que destrutiva” disse Manuel.

Resta a Mourinho se reinventar, buscar inspiração no estilo de jogo de Guardiola e Klopp para não ficar para trás. O futebol está sempre em mudança, mas o treinador não parece entender isso, se tornando cada vez mais uma caricatura de si mesmo.