Mourinho virou uma caricatura

José Mourinho, um dos treinadores mais vencedores do futebol, nos últimos anos vem se tornando mais uma caricatura do que um treinador. O Português, que foi demitido do Manchester United nessa temporada depois de um péssimo trabalho, passou a atirar contra imprensa, torcedores e colegas de profissão para justificar suas derrotas.

As desculpas para seus fracassos estão em todos, menos na sua falta de competência. Além disso, se tornou autossuficiente, arrogante e polêmico.

Mourinho arrogante
Mourinho desaprendeu

Acompanhe nossa matéria sobre a impressionante temporada, conquistas e gols de Lionel Messi.

Chris Sutton, comentarista Inglês, soltou o seguinte comentário quando o treinador ainda estava no United:

Se a situação é desastrosa para o Man. United? Não. Mas era isto que Mourinho queria para o seu reinado, chegar e ficar atrás do Man. City sem disputar os principais troféus? Acho que ele está atrapalhado. Além disso, ele olha para o outro lado da cidade e para a forma como eles ou o Liverpool jogam. É a mesma pessoa que quando apareceu era visto como um gênio. Agora parece ultrapassado comparando a forma como joga a sua equipa e como jogam as outras” .

ANÚNCIO

O último trabalho bem feito do treinador português foi no Chelsea. O treinador chegou ao clube londrino em 2013 em sua segunda passagem e ganhou dois títulos: um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga. No final de 2015 acabou sendo demitido.

Mourinho parou no tempo

Após a saída do Chelsea, o Português passou um tempo sem trabalhar. No final de maio de 2016, ele foi contratado pelo Manchester United. Como resultado, conquistou três títulos: Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e a Liga Europa. Títulos considerados de baixa expressão na Europa.

Posteriormente, em dezembro de 2018, o treinador foi demitido do Manchester por causa dos maus resultados. Deixando a equipe na sexta colocação do Campeonato Inglês e eliminada da Copa da Liga Inglesa pelo Derby County.

A última “grande ideia” de Mourinho foi dar inovação a defesa. Em outras palavras, o treinador cola as duas linhas de defesa uma na outra. Compacta elas e a defesa fica quase intransponível. Além disso, joga apenas no contra ataque, por uma bola.

O seu estilo de jogo é alvo de muitas criticas. Portanto, alguns treinadores, como o chileno Manuel Pellegrini já criticaram duramente seu estilo de jogo:

“O Real Madrid não pode estar sempre correndo atrás da bola. Jogadores com essa categoria e nome não podem jogar assim e tem é de dar espetáculo durante os 90 minutos. São Muitos jogadores fortes na parte construtiva que destrutiva“.

Em suma, Mourinho chegou ao Manchester United arrodeado de expectativas. Não conseguiu fazer o Reds jogar bem e consequentemente, não conseguiu ganhar títulos.

Em conclusão, o treinador português não se atualizou e parou no tempo. Enquanto treinadores como Guardiola e Klopp, vão ganhando cada vez mais espaço e deixando para trás aqueles que teimam em não se atualizar.

ANÚNCIO