São Paulo, Vasco, Cruzeiro, Grêmio e a crise

Neste último final de semana, São Paulo, Vasco, Cruzeiro e Grêmio entraram em campo para tentar melhorar o futebol apresentando até aqui no Campeonato Brasileiro.

O São Paulo, que chegou a final do Campeonato Paulista e perdeu para o Corinthians, dava esperança ao seu torcedor. Mas o que se vê em campo é um time mau arrumado. Além disso, Cuca vem cobrando os jogadores em público e a diretoria parece incapaz de resolver qualquer problema.

São Paulo, Vasco, Grêmio e Cruzeiro
Torcida protestando

Acompanhe nossa matéria especial sobre a chegada do treinador que promete mudar o status do Flamengo: o português Jorge Jesus.

O Vasco por sua vez, parece viver uma crise sem fim. O clube da colina foi rebaixado três vezes na última década. Além do mais, vem deixando o seu torcedor de cabelo em pé com a possibilidade de jogar novamente a série B. Mesmo após a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o clube não mostra qualquer sinal de evolução.

O Cruzeiro parece que desaprendeu a jogar futebol. O clube mineiro é o atual campeão da Copa do Brasil. Mas esse ano, caiu de produção drasticamente. Mesmo após se classificar de forma fácil na primeira fase da Libertadores, o time vem sendo questionado por más atuações.

ANÚNCIO

O Grêmio era no inicio do ano, apontado como grande favorito para conquistar os principais títulos. Mas até agora não convenceu. Por exemplo, no jogo contra o Bahia, a atuação foi apática e os jogadores vem rendendo abaixo daquilo que podem jogar. O time vem sendo cobrado pela imprensa e a torcida olha com desconfiança.

São Paulo, Vasco, Cruzeiro e Grêmio e a solução

A solução para o São Paulo é reestruturar toda diretoria. Leco há anos comanda o futebol do tricolor. Além disso, a cada temporada se mostra incapaz de colocar o clube no rumo de vitorias. A torcida se acostumou a ganhar títulos. Na década passada teve que se contentar apenas com uma Sul-americana, teria que entrar em transe com o clube para apoiar o time.

Dos quatro clubes, o mais problemático é o Vasco. A reestruturação financeira seria o inicio de uma fase mais promissora, em outras palavras, teria que fechar a casinha e começar do zero, como fez o Flamengo. O clube da colina no final da década de 90 e inicio dos anos 2000 ganhou tudo.

O Cruzeiro mesmo após cair de produção no Campeonato Brasileiro, continua sendo um forte candidato para brigar por títulos. Mas uma reportagem que foi ao ar no Fantástico, abalou as estruturas do clube mineiro. Alguns diretores do clube foram acusados de lavagem de dinheiro e de repassar passe de jogadores entre 10 e 14 anos a grandes empresários, como garantia de pagamento de empréstimos.

Até o ano passado, o Grêmio era considerado o futebol mais vistoso do país. Mas nessa temporada, o clube gaúcho conseguiu sua classificação na última rodada da fase de grupos da Libertadores e vem apresentando um futebol bem abaixo daquilo que pode render no Campeonato Brasileiro. Além disso, Renato Gaúcho vem usando ironias para justificar o mau futebol apresentado pela equipe.

ANÚNCIO