Magic Johnson: um dos maiores armadores da história

Magic Johnson foi uma lenda no basquete. Aposentou muito cedo após descobrir que havia contraído uma doença, mas depois de alguns anos retornou às quadras e por mais que não estivesse com o físico de antes, recebeu o prêmio de “Jogador mais valioso da partida”. Hoje, é lembrado por toda sua bela performance nas quadras e por sua história.

É por essa razão que iremos falar sobre esse grande jogador que marcou a história do time Los Angeles Lakers. Muitas partidas disputadas com Magic Johnson ficaram marcadas na história do basquetebol, inclusive algumas pessoas consideram que ele foi responsável pela maior performance da NBA.

Com tantos altos e baixos, a história de Magic Johnson é considerada uma estrada de superação. Hoje ele é tido como um dos maiores armadores da história, que enfrentou o preconceito de uma doença que assusta muitas pessoas, história essa que vale a pena conhecer. Confira!

magic johnson
Foto: (reprodução/internet)

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre a história desse grande jogador? Então fique por aqui e entenda um pouco sobre sua trajetória.

O início de Magic Johnson

No dia 14 de Agosto de 1959, nascia Easvin Johnson Jr., o menino que futuramente seria conhecido como Magic Johnson, um dos maiores jogadores de basquete em todo o mundo. Johnson começou a se destacar nas quadras ainda quando garoto. Sofreu muito preconceito na escola por ser negro e estudar onde a maioria dos alunos eram brancos.

ANÚNCIO

Por mais que os seus colegas não passassem a bola para o Johnson nos jogos, ele ainda assim conseguia se destacar de forma brilhante. Com isso, muitas faculdades ofereceram para ele bolsa integral de estudos para que jogasse no time da instituição.

Johnson escolhe ficar na terra natal

Johnson, que já havia sido apelidado de Magic por conta de um jogo ainda na escola onde teve uma ótima atuação, resolveu optar por uma faculdade ali mesmo na sua terra natal, em Michigan.

O jogador resolveu cursar comunicação, pois sonhava em ser um grande comentarista de TV. No entanto, se destacava cada vez mais nas quadras e com isso, logicamente, foi chamado por muitos times para fazer parte da equipe deles. Depois de fazer história no time do Michigan, aceitou a proposta dos Los Angeles Lakers.

Uma partida inesquecível

Com apenas 20 anos de idade, jogando há pouco tempo no Lakers, foi quando teve sua partida dos sonhos. O time iria enfrentar o Philadelphia 76ers e, se vencesse jogo, seria o campeão da NBA de 79/80.

Mas eles tiveram uma péssima notícia: o pivô do time, que era o atual melhor da NBA, sofreu uma lesão no jogo anterior e as expectativas para vencer o duelo começaram a ser baixas.

O treinador resolveu então ser ousado ao colocar Magic Johnson como o pivô do time. Muitas pessoas acharam que era algo bem perigoso já que o garoto estava apenas começando a jogar com os grandes, mas ele não decepcionou. Logo de início, o adversário ficou um pouco perdido pois não conhecia a nova formação do Lakers.

Os Lakers voltam a vencer

O jogo começou com uma vantagem dos Lakers, mas logo o Philadelphia conseguiu alcançar o placar. Magic estava cumprindo muito bem seu papel de pivô e antes do intervalo já havia marcado 22 pontos, porém a partida estava empatada. Os Lakers conseguiram vencer o jogo com 123 e voltou à vitória depois de 8 anos sem conseguir.

Magic marcou um total de 42 pontos em toda a partida e foi premiado pela NBA como o MVP da rodada, que é o prêmio dado para o jogador que consegue ter o melhor desempenho naquele campeonato.

Foi uma surpresa para todos já o que jogador não tinha muita experiência e dali em diante ele deu um salto na sua carreira. Até hoje, Magic Johnson é o único jogador que recebeu o prêmio de MVP em uma estreia na NBA.

Magic Johnson anuncia aposentadoria

No ano de 1991, o mundo do basquete teve uma notícia nada esperada: Magic Johnson anunciou sua aposentadoria pois soube que estava com o HIV e precisava dedicar um tempo para o tratamento. Mas essa decisão não foi permanente, pois em 1996 ele voltou a jogar com os Lakers e a conquistar outros prêmios.

Magic Johnson estava mais pesado e um pouco mais forte, mas treinando na mesma intensidade. Participou então de 32 jogos e foi titular em 9 dessas partidas. Depois dessa volta memorável, o jogador mudou para outros times, sempre tendo um bom desempenho. No entanto, o seu foco não era mais o mesmo.

magic johnson
Foto: (reprodução/internet)

Desde que descobriu sua doença, ele resolveu criar uma fundação que levava o próprio nome do jogador para ajudar outras pessoas a lidarem com um bom tratamento contra o HIV. Até hoje, ele e sua família investem em campanhas para ajudar outras pessoas.

ANÚNCIO