O que é calistenia e quais são seus benefícios

Movimentar-se é algo muito importante para nosso corpo e nossa mente, além de ser um ótima maneira de gastar energia e fazer com que nosso organismo produza nutrientes necessários para ficarmos bem de saúde. Muitas pessoas sabem disso e, mesmo assim, não tem o exercício físico como prática em suas vidas.

Alguns afirmam não ter tempo, outros dizem que não conseguem ir a academias, que acham entediantes e caras. Outros dizem não ter condições de pagar para fazer algum esporte. Se você se identifica com alguma dessas pessoas e ainda não conhece a calistenia, talvez seja uma boa opção conhecer.

Para as pessoas que gostam de atividades mais dinâmicas e que podem ser feitas em muitos lugares, esse pode ser o treino dos sonhos. Os calistenistas costumam dizer que é uma ótima opção para a família toda se movimentar, pois não tem restrição de idade e os exercícios podem ser adaptados sempre de forma consciente, claro.

calistenia
Foto: (reprodução/internet)

Então hoje nós iremos falar um pouco mais sobre a Calistenia e todos os benefícios para o corpo humano. Separamos umas dicas com vídeos para que você perceba que não é nenhum “bicho de 7 cabeças”, mas talvez uma nova prática que falta no seu dia a dia.

A calistenia

Calistenia é uma palavra grega que significa beleza e força, originalmente era usada para nomear o equilíbrio entre a mente e o físico. Hoje as pessoas conhecem como a prática de exercícios sem precisar usar aparelhos específicos apenas com a força do próprio corpo, fazendo a pessoa ter mais força e um corpo belo por todas as suas definições.

ANÚNCIO

Geralmente algumas pessoas se reúnem em grupos para fazer a prática dos exercícios em praças, pois geralmente usam as barras para executar os exercícios. Dá para praticar a calistenia sozinho, mas quando junta a galera pode ser que a motivação seja maior e que tenha menos desculpas para não realizar.

A ideia é que os vários exercícios, que vão mexer com todas os músculos do seu corpo, prepare o seu corpo para sustentar e levantar seu próprio peso. Inclusive, nas escolas os professores de educação física costumam trabalhar com atividades semelhantes aos da calistenia.

Benefícios da Calistenia

E a lista de benefícios é bem grande. Além de ser uma ótima forma de se exercitar sem desculpas, sem ajuda de aparelhos caros e ainda reunir a família, confira agora outras boas vantagens que terá ao praticar a calistenia:

  • Bons exercícios para desenvolver melhor os músculos;
  • Ajuda a melhorar seu equilíbrio e a coordenação motora;
  • Começar a ter uma melhor consciência corporal;
  • Aumentar a flexibilidade e força física;
  • Queima de calorias;
  • Promove uma sensação de bem estar, ao ajudar na produção de endorfina;
  • E pode melhorar sua resistência.

Ficou curioso para ver como são alguns exercícios? Separamos um vídeo bem simples e interessante que pode te ajudar!

Algumas dicas de calistenia

Hoje é bem fácil você começar a praticar as atividades propostas pela calistenia, inclusive existem alguns professores que podem te ajudar de forma gratuita, através de canais no Youtube.

E um canal bem conhecido é o Calistenia Brasil, eles disponibilizam vários conteúdos que podem ajudar tanto os iniciantes como aqueles que já estão praticando os exercícios a algum tempo.

ANÚNCIO