Conheça alguns esportes orientais

ANÚNCIO

Os esportes são muito amados e muito praticados no mundo todo. Hoje nós temos uma variedade muito grande de modalidades que vieram de vários lugares do mundo, certo? E você sabe quais foram os jogos que vieram do oriente da Ásia?

Existe uma diferença entre as regiões asiáticas, e hoje nós iremos falar sobre esportes que vieram do oriente. Os países que são considerados da Ásia Oriental são: China, Japão, Mongólia, Coreia do Sul e do Norte, Taiwan, Hong Kong e Macau. Essas nações correspondem a 32% do continente asiático.

ANÚNCIO

Alguns esportes que surgiram nesses países são bem conhecidos e praticados até hoje no mundo todo. Houveram algumas alterações ao longo dos anos para que se tornasse mais acessível, mas a essência continuou a mesma. Além dos esportes tradicionais, existem alguns interessantes que não conhecemos tanto e são até praticados no nosso país.

esportes orientais
Foto: (reprodução/internet)

Quer saber um pouco mais sobre as histórias desses esportes? Então fique e entenda como algumas modalidades surgiram.

Você conhece o Aikidô?

Este é um esporte de origem japonesa. Morihei Ueshiba criou essa modalidade entre 1930 e 1960 e hoje ela é conhecida como uma arte marcial. Os seus ensinamentos foram passados de geração em geração, pois os mestres normalmente eram filhos de Morihei.

ANÚNCIO

Diferente das demais lutas, neste esporte o segredo não é usar a força. O lutador deve procurar se defender na força que o adversário fizer ao se movimentar para atacar. Veja um exemplo através desse vídeo que pode te mostrar alguns movimentos do Aikidô atual:

Hoje ele é muito utilizado nos treinamentos para ser policial dos países orientais, mas se faz mais presente no Japão. A arte ficou mais conhecida na mídia quando o renomado ator Steven Seagal começou a usar em seus filmes.

O Taekwondo

Este é um esporte muito conhecido no mundo todo, e também é classificado como uma arte marcial. Ele foi criado em 1955, na Coreia do Sul, pelo Choi Hong Hi e desde os anos 2000 já faz parte dos esportes oficiais das Olimpíadas. O significado de Taekwondo é muito interessante, em coreano ele quer dizer “caminho dos pés e das mãos através da mente”.

Algumas regras são cruciais nesse esporte, até porque usam golpes que podem machucar muito se não forem feitos de forma correta. Veja o que não pode fazer em uma luta de Taekwondo:

  • Não será permitido dar socos no rosto;
  • Agarrar ou empurrar o adversário;
  • Nem dar golpes abaixo da cintura.

Para vencer, o lutador precisa provocar um nocaute no adversário. Caso isso não aconteça, aquele que pontuar mais através dos golpes na luta é o vencedor. É um esporte que demanda muita concentração e treino para conseguir avançar e mudar de faixa.

Já ouviu falar do Gateball?

O Gateball é um esporte muito interessante. Ele foi criado inicialmente para distrair as crianças que viveram na época da Segunda Guerra Mundial, em 1947, no Japão. Hoje ele é mais popular entre as pessoas com mais de 60 anos e algumas crianças ainda se interessam.

Para que o jogo aconteça, algumas coisas serão necessárias, como uma quadra ou um campinho, taco de baseball e mais ou menos 10 bolas enumeradas de 1 a 10, correspondente ao número de jogadas que serão feitas. Formam-se times de 5 pessoas para que a partida comece.

No Brasil, existem alguns times desse esporte, inclusive ele tem uma sede própria em São Paulo. Já que as medidas do campo podem influenciar no jogo, em 1982, quando o esporte já estava bem consolidado no país, decidiram investir em uma sede.

ANÚNCIO