A Libertadores 2020 acabou e coroou o Palmeiras como o melhor time da América na temporada. O alviverde fez campanha impressionante na competição mais importante do continente e se consagrou campeão contra o Santos, um dos seus maiores rivais no Brasil.
A seleção da Libertadores foi composta, em sua maioria, por jogadores das duas equipes, mas também contou com a participação de estrelas de outros times que fizeram boa campanha nesta edição do torneio. O elenco deste ano foi mais heterogêneo do que o escolhido pela CONMEBOL como ideal em 2019.
Weverton é escolhido o melhor goleiro da competição
Weverton escreveu de vez seu nome na história do Palmeiras. O arqueiro já tinha conquistado o Brasileirão de 2018 com a camisa do Verdão, mas não se contentando apenas com isso, também foi um dos grandes nomes na conquista da Libertadores.
O goleiro foi importantíssimo para o sucesso do time na competição, sendo extremamente eficiente nos momentos em que foi acionado. As atuações na Libertadores foram de grande ajuda para que Weverton ganhasse de vez a confiança da torcida.
Isso porque, apesar de já estar no time há algum tempo, o jogador sempre sofreu com críticas por parte dos torcedores, mas isso parece ser uma ferida do passado. Com a conquista recente, Weverton agora está na galeria de grandes goleiros que já passaram pelo Palmeiras.
Zaga com domínio palmeirense
A zaga em geral conta com domínio palmeirense. Dos 4 jogadores da defesa, 2 são do Palmeiras. Além deles, o lateral-direito Montiel, do River Plate, também conquistou um lugar na seleção do campeonato. O time argentino foi eliminado pelo próprio alviverde do torneio.
Os dois jogadores do Palmeiras na competição são o lateral Viña e o zagueiro Gustavo Gómez. Matías chegou ao alviverde em 2020, mas mesmo em pouco tempo, ganhou a torcida facilmente. Já Gómez dispensa comentários, sendo ídolo do Verdão.
Outro nome que conseguiu uma vaga na zaga ideal do campeonato foi o zagueiro Lucas Veríssimo, do Santos. O jogador, sempre seguro e muito regular, fez uma temporada excelente e seu reconhecimento como um dos melhores defensores da América no ano é merecido.
Meio de campo dividido entre rivais
O meio de campo da seleção da Libertadores foi formado por jogadores dos dois finalistas: Santos e Palmeiras. A grande maioria dos meias escolhidos são ofensivos, mas Gabriel Menino, em sua primeira temporada no profissional, consegue fazer a função defensiva.
Além dele, outro jogador do Palmeiras que conseguiu vaga na seleção foi o atacante Rony. O ponta, extremamente veloz, e que marcou gols importantes na trajetória do time até o título, não poderia estar de fora da lista deste ano. Apesar de jogar no ataque, foi escalado como meia.
A dupla santista fica por conta de Soteldo e Marinho. Os dois baixinhos fizeram temporada fantástica, e tanto na Libertadores, quanto no Brasileirão, vêm fazendo exibições de gala com a camisa do Peixe. Ambos têm tudo para se tornarem ídolos do clube.
Luiz Adriano consegue vaga no ataque
O ataque da seleção foi formado por dois jogadores conhecidos do povo brasileiro: Luiz Adriano e Tévez. Carlitos, que é ídolo do Corinthians, fez boas exibições com a camisa do Boca Juniors, e mesmo já estando com a idade avançada, foi um dos melhores do torneio.
Já Luiz Adriano, apesar de não ser muito comentado pela mídia, teve papel central na temporada fantástica que fez o Palmeiras em 2020. O atacante é o artilheiro da equipe e o grande responsável por organizar as tramas ofensivas do time.
O atacante faz muito bem o pivô, cria espaços para seus companheiros de equipe no ataque, além de também sempre deixar a marca dele. Pode ser que seu nome volte a ser observado mais de perto por Tite nas próximas convocações da seleção brasileira.
Marinho é eleito o craque da competição
Marinho, atacante do Santos, que entrou na seleção do campeonato como um dos meias, foi eleito o melhor jogador da competição. Apesar da derrota na final do torneio, o ponta conseguiu se destacar durante toda a Libertadores, sendo cotado até mesmo para a seleção por conta disso.
Além de ser considerado o melhor do torneio, Marinho também conquistou o prêmio de Rei da América no ano, premiação dada pelo El País, para o melhor jogador da América do Sul na temporada. 2020 foi uma das melhores temporadas da carreira do atacante.
O jogador também vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro, e agora que o Santos vai focar totalmente no torneio nacional, as exibições do craque devem subir de nível por lá, já que o time ainda tem chances de ir para a Libertadores na próxima temporada.