Hoje em dia, muito raramente a gente vai encontrar algum atleta que se dá bem em duas ou mais modalidades esportivas, concorda? Porém, lá no início de 1900 ou um pouco antes disso, esse fato acontecia. Aliás, aconteceu como veremos abaixo.
Dessa forma, para matar a sua curiosidade e reconhecer esses nomes incríveis e versáteis do esporte, fizemos essa listagem. Leve em conta que ela está inserida em uma ordem de data de atuação. Assim, o primeiro nome é um dos primeiros esportistas de várias medalhas.
1 – Alfréd Hajós (Hungria)
Um dos primeiros homens a fazer essa façanha é Alfréd. Bom, vamos levar em conta que antes dos anos de 1900, a Hungria era um país muito forte nos esportes. Muito mesmo, a ponto de se tornar uma potência até mesmo no futebol.
Alfréd era um húngaro que é visto hoje como o primeiro homem da história a vencer uma medalha de ouro nos 100 metros livres dos Jogos Olímpicos. Algo que aconteceu em 1896, na Grécia. Isso por si só daria um livro de tão interessante.
Para somar, considere que nessa mesma edição o húngaro ainda conquistou os 1200 metros e a prata em 1924 em uma modalidade que era chamada de “urbanismo”. Era um tipo de evento que envolve a arte, em uma espécie de ginástica.
2 – Edwin Flack (Austrália)
Como a história de Hajós chama muito a atenção, muitos estudiosos acabam esquecendo de mencionar o australiano Flack. O fato é que ele também esteve presente no evento de 1896, na Grécia e também marcou história lá.
Isso porque o fundista ficou com o ouro nos 800 m e 1500 m do atletismo. Na mesma edição, subiu de novo ao pódio, dessa vez para receber a medalha de bronze ao lado da dupla que formou para jogar tênis. É outro caso de sucesso em esportes tão diferentes.
O Flack ganhou o apelido de Leão de Atenas. Além disso, tem outra curiosidade: ele nasceu em Londres e era chamado de Teddy. Mas, mudou-se para a Austrália e se tornou um modelo ideal de atleta para participar de provas de meio-fundo.
3 – Carl Schumann (Alemanha)
E para fechar a nossa lista de nomes importantes das Olimpíadas de 1896 vem o de Schumann, um alemão que brilhou muito. Apesar de ser o terceiro nome desse ano a ser citado aqui, saiba que ele foi um dos mais completos. E isso se prova em medalhas.
Assim, o super atleta venceu 4 medalhas de ouro na primeira edição dos Jogos, sendo todas em ginástica: barras paralelas, barra fixa, salto de cavalo. Mas, também tem uma delas que veio de esporte, sendo a luta greco-romana. Que homem!
4 – Otto Herschmann (Áustria)
Mais um atleta de 1896. Ué, mas não havia acabado essa parte da lista? Na verdade, Otto venceu em 1896 e voltou a vencer, em outro esporte, só em outros Jogos, os de 1912. Ou seja, não venceu na mesma edição como os citados anteriormente.
Então, vamos aos fatos: Otto ficou no segundo lugar mais alto do pódio em 1896 nos 100 metros da natação. E em 1912 voltou a subir no pódio, de novo com a medalha de prata, só que agora no esporte da esgrima por equipes.
5 – Paul Radmilovic (Reino Unido)
O nome não é tão conhecido assim. Até mesmo porque a gente vai fazer uma viagem no tempo e chegar no início dos anos de 1900. O britânico conseguiu um dos feitos mais raros já vistos na história do esporte, mesmo há tanto tempo!
Ele conquistou a medalha de ouro no polo aquático em 3 vezes, sendo 1908, 1912 e 1920. Até aqui, já temos um recorde para esse tempo tão distante. No entanto, ele também tem uma medalha dourada na natação, no revezamento 4×200 da natação, que foi em 1908.
6 – Morris Kirksey (Estados Unidos)
Lá em 1920, quando as Olimpíadas aconteceram na Antuérpia, o nome de Morris ficou famoso. Afinal, o norte-americano somou 3 medalhas, sendo 2 ouros. O primeiro foi na modalidade 4×100 do atletismo e o outro foi com a equipe de rúgbi.
Portanto, temos aqui alguém que venceu duas vezes em esportes bem diferentes, não é? Apesar de que o rúgbi é um esporte coletivo que também usa a agilidade, o mais comum é que atletas sejam fortes e não, necessariamente, rápidos. Mas, Morris era rápido, muito rápido.
7 – Johnny Weissmuller (Estados Unidos)
A história do Weissmuller merece ser contada por vários motivos. Vamos fazer isso por partes. Johnny é nascido na Romênia. Foi para os Estados Unidos quando ainda era bebê. Se tornou um dos maiores nomes da natação do mundo e foi campeão 3 vezes na edição de Paris.
Nos jogos olímpicos seguinte, que foi na Holanda, ele foi campeão de novo, agora em duas modalidades. Johnny manteve um recorde de 57,6 segundos na natação que durou 10 anos. Onde entra as medalhas de diferentes esportes? Isso foi entre 1924 e 1928.
Além da natação, nos jogos de Amsterdã, o Johnny também ficaria com uma medalha de bronze ao completar o time de polo aquático dos Estados Unidos. Ou seja, também é um esporte aquático, mas de outra modalidade. E tem mais uma curiosidade dele. Confira!
O Tarzan
Para quem se lembrou desse nome, considere que o Weissmuller não terminaria a sua vida apenas nos pódios dos esportes. Isso porque mais tarde, após abandonar as chuteiras ou melhor as nadadeiras, ele se tornou ator e viveu o Tarzan nos cinemas.
Portanto, além de medalhas em diferentes esportes, ele também entraria para um seleto grupo de esportistas que se tornariam atores de cinema. A se considerar estamos falando de anos próximas, que embalam o início de 1920 até 1940.
8 – Roswitha Krause (Alemanha)
Uma mulher nessa lista, e uma mulher para ninguém botar defeito. Ela foi completa em vários sentidos esportivos. Um exemplo vem das suas medalhas conquistadas. A primeira foi em 1968, quando ela ficou com a prata no revezamento 4×100.
Mais tarde, em 1976, também ficou com a prata, só que dessa vez no handebol. Inclusive, o mesmo sucesso aconteceu em 1980, só que com o bronze. Assim, Krause é vista como a primeira mulher a conquistar medalhas em dois esportes diferentes em Jogos Olímpicos.
9 – Tim Shaw (Estados Unidos)
Outro norte-americano nessa lista, o Shaw foi medalhista de prata nos 400 metros da natação quando a edição aconteceu no Canadá. Isso foi em 1976, em Montreal. Então, 8 anos depois ele voltaria a disputar os Jogos, mas no polo aquático. E aí venceu a prata.
Assim, temos um atleta que venceu em esportes diferentes, apesar de sempre estar dentro da água. O que se pode tirar de lição disso é que aprendeu fundamentos básicos e soube melhorar habilidades distintas como a coletividade.
10 – Karch Kiraly (Estados Unidos)
Esse deve ter sido um dos poucos homens a conseguir a façanha de vencer em dois esportes na história dos Jogos Olimpícos. Kiraly foi um ex-jogador de voleibol que foi tido por muitos como um dos maiores do seu tempo nessa modalidade.
Era um exemplo a ser seguido e que levou os norte-americanos ao bicampeonato olímpico, em 1984 e 1988. O que pouca gente sabe é que após deixar as quadras, Kiraly também se tornaria um medalhista de ouro em Atlanta, no ano de 1996, mas dessa vez no vôlei de praia.
Obviamente, você pode estar pensando que estamos diante do mesmo esporte. Mas, não. Apesar de serem praticados com regras parecidas e objetivos idênticos, são esportes diferentes. Logo, Kiraly era o único a ter medalhas douradas nesses dois tipos de vôleis.
11 – Rebecca Romero (Reino Unido)
Mais um nome britânico nessa lista. No entanto, considere que ela é uma das mais recentes a conseguir o feito. Se a gente teve histórias lá do início dos Jogos, agora voamos para 2004, ano em que os Jogos aconteceram em Atenas.
Rebecca entra para o seleto grupo de vencedores de duas modalidades esportivas em Jogos Olímpicos ao vencer a prata no remo em 2004 e, mais tarde, o ouro no ciclismo indoor, já em Pequim. É um relato de sucesso e tanto.
A história da ciclista é tão incrível que ela não ficou apenas com medalhas de Jogos Olímpicos. No currículo, Rebecca ainda soma vários mundiais e em ambas modalidades. Assim, tudo aconteceu em anos sequenciais: o remo foi de 2001 a 2005 e o ciclismo variou de 2007 a 2008.
Curiosidade: Walter Winans
Mais um norte-americano para fechar a lista. Porém, ele entra como curiosidade porque estudiosos ainda não conseguiram comprovar, de fato, sua história. Ainda assim, parece ser brilhante. Isso porque ele pode ter conquista um ouro na escultura, que era uma modalidade de ginástica artística.
Assim como também pode ter vencido ouro e prata no tiro. Isso lá na primeira edição dos Jogos. Com isso, teria um feito bem parecido com o de Hajós e outros atletas que já foram mencionados nesse conteúdo. De todo modo, muitos acreditam que é uma história verídica e, por isso, está aqui.