Conheça esportes de origem afrodescendente

Um dos povos com uma das histórias mais triste é o povo africano, que viu seus ancestrais sendo levados à força e vendidos, como objetos. É, o passado da África não é tão legal assim, mas, algo aprendemos com eles: a nunca recuar e nunca desistir, independente das circunstâncias.

E mesmo em meio a tanta dificuldade e escravidão, eles sempre foram resistentes. Através da capoeira, eles lutavam entre si e ficavam mais fortes para se defender. Porém, os senhores começaram a observar e suspeitar da prática da capoeira, foi aí que começaram a tocar enquanto lutavam e fazer com que a arte parecesse um momento de diversão.

Depois de um tempo, a prática foi proibida, até que um grupo resolveu fazer uma apresentação para o presidente da época, Getúlio Vargas. Ele oficializou a luta como um esporte nacional. Essa também foi uma maneira de manter a cultura africana naquelas pessoas, já que tinham sido arrancadas de seus países.

esportes afrodescendentes
Foto: (reprodução/internet)

Mas, além da capoeira, os africanos são extremamente ligados aos esportes e praticam muito. Fique por aqui e conheça um pouco mais sobre as demais modalidades que são praticadas por eles.

Os esportes na África

O povo africano tem a fama de ser muito unido e valorizar todas as conquistas. E o esporte é uma das coisas que é muito valorizada, por mais que muitos atletas não estejam entre os melhores e mais conhecidos, cada país festeja com as pequenas e grandes vitórias nas competições que acontecem pelo mundo.

ANÚNCIO

Porém, com os anos, seus atletas estão ficando mais conhecidos, como é o caso do Usain Bolt. O corredor ficou famoso pela sua ótima atuação nas corridas e vem sendo campeão Olímpico há muitos anos. Ganhou o apelido de “corredor raio”, pois já bateu o recorde mundial 2 vezes na corrida de 100 metros das Olimpíadas.

Outro campeão que começou a fazer história e chamar atenção para o continente, foi o time de futebol do Camarões. Em 2000, eles conquistaram o primeiro lugar nas competições das Olimpíadas de Sidney e levaram para casa a tão sonhada medalha de ouro, trazendo mais orgulho ainda para o seu povo.

Descendência africana

Além da capoeira, não existem outros relatos de esportes que tiveram origem no continente africano. Mas, como falamos anteriormente, eles são bem competitivos e gostam de praticar muitos esportes que conhecemos.

Além do futebol, um esporte muito querido é o Rugby que inclusive foi ícone de empoderamento contra o preconceito racial. Nelson Mandela vestiu a camisa de um dos times, ao conquistarem uma vitória, contra o time da Nova Zelândia, em um campeonato de Rugby e quebrou uma briga que existia entre o povo negro e o branco naquela época.

A África do Sul também tem destaque em jogar Golfe, faz algumas competições de ciclismo, de surf e de atletismo. Ah, e as mulheres jogam e competem tanto quanto os homens. É de fato um continente que luta por todos seus direitos para serem reconhecidos e respeitados.

ANÚNCIO