O judô se tornou bastante conhecido como um dos esportes de combate. Mas, inicialmente, ele surgiu com o intuito de servir para defesa pessoal, juntando um pouco de cada arte marcial existente.
O esporte rendeu diversos troféus aos brasileiros nos jogos olímpicos e, com o passar dos anos, o país se tornou cada vez mais conhecido pelo sucesso na modalidade. Até o momento, temos 22 medalhas conquistadas para o país, sendo quatro de ouro, três de prata e quinze de bronze.
Essa modalidade esportiva de combate não é só uma luta, mas é considerada com uma formação de caráter entre os judocas. O esporte fala sobre valores disciplinares, filosóficos e socioeducativos. Conheça mais sobre o judô no decorrer deste artigo.
Fique aqui para conhecer mais sobre uma das modalidades esportivas que mais faz o Brasil se dar bem nas Olimpíadas.
Conheça a história do judô
Fundado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano, a arte marcial tinha um objetivo de criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente do atleta. Só em 1922 é que essa luta chegou ao Brasil, através da imigração japonesa no país.
A arte marcial japonesa se desenvolve pelo contato corporal entre dois adversários. O maior objetivo do judoca é conseguir derrubar o adversário no tatame, aplicando o ippon (golpe perfeito). A técnica faz com que ele caia com as costas e os dois ombros no solo.
Apesar de ser uma luta, o propósito vai além disso e carrega uma essência de desenvolvimento e valores disciplinares. O intuito é que o atleta siga uma linha disciplinar de honestidade, humildade, solidariedade, respeito e compreensão ao próximo.
As diferentes faixas do judô
O esporte tem classificações que consistem no nível de graduação do judoca. Isso é adquirido de acordo com o desempenho físico e pessoal na prática do esporte. São utilizados diversos critérios para medir isso.
Alguns deles são: duração do tempo de treino, idade e comportamento durante jogos. Ao melhorar esses critérios, o atleta troca a cor de faixa utilizada no seu quimono. Para saber a sequência das cores, confira a lista a seguir:
- Branca;
- Cinza;
- Azul;
- Amarela;
- Laranja;
- Verde;
- Roxa;
- Marrom;
- Preta.
Leia também: Esgrima: conheça a história e regras deste esporte
As regras do judô
Se engana quem acha que a modalidade trata apenas de uma luta desenfreada, onde dois oponentes tentam apenas derrubar um ao outro, sem um conjunto de especificações a serem seguidas. Confira aqui as regras do judô:
- O judô é praticado em um tatame quadrado, com medidas que podem variar de 14 a 16 metros;
- As lutas têm duração máxima de 5 minutos;
- O principal objetivo do embate é conquistar o ippon, que é a imobilização do oponente por 30 segundos;
- Se nenhum dos lutadores conseguir um ippon ao final da partida, são consideradas as vantagens adquiridas por cada um ao longo da partida e dá-se o ponto àquele que tiver melhor desempenho;
- O ippon pode ser conquistado de outras formas, com dois wazaris tendo o mesmo valor que um ippon;
- Há também o yuko, que equivale a um terço de ponto. Ocorre quando o adversário cai de lado no tatame;
- Existe o kako, que confere a menor pontuação do esporte. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado no tatame;
- Essas formas de queda em questão não finalizam a luta, mas permitem ao lutador o acúmulo de pontos para vencê-la.
Acompanhe o esporte nas Olimpíadas de Tóquio 2020
O judô possui sete categorias por gênero nas Olimpíadas, e desde o ano de 1964, a modalidade foi incluída nas disputas. No ano de 2020, ela também estará presente, e esperamos que sejam conquistadas muitas medalhas para o Brasil.