Abel Braga e o mau trabalho no Flamengo

Desde que foi contratado, Abel Braga sofreu forte rejeição por boa parte da diretoria e da torcida flamenguista, devido ao seu passado tricolor. São vários os motivos que acabaram minando o trabalho do treinador no Flamengo.

ANÚNCIO

O estopim para seu pedido de demissão foi o suposto interesse rubro-negro no treinador português Jorge Jesus. Além disso, a dificuldade do elenco em assimilar os conceitos que Abel queria implantar não ajudaram o técnico.

A falta de um padrão de jogo foi o principal motivo para o insucesso do treinador. No entanto, Abel não pode reclamar de falta de peças, tendo em vista que o Flamengo deu uma verdadeira seleção na mão do treinador.

Abel Braga e o mau trabalho no Flamengo
Foto: (reprodução/internet)

Flamengo tem dificuldade em encontrar treinadores

Ainda em 2018, com Barbieri, o time do Flamengo tinha bom toque de bola e era considerada bem treinada. No entanto, o treinador acabou se perdendo com a saída de Vinícius Júnior, o que fez com que amargasse eliminações. Acabou demitido.

ANÚNCIO

Dorival assumiu o time até o fim da temporada e fez bom trabalho. No entanto, o treinador foi contratado apenas para tampar um buraco temporário. Já em 2019, Abel Braga assumiu o time e teve bons resultados, mas o mau futebol apresentado sempre incomodou.

Mesmo com um elenco poderoso, o treinador não conseguia encontrar um bom padrão de jogo, além de também ter sido teimoso em deixar jogadores importantes, como Arrascaeta e Gabigol, no banco de reservar em algumas ocasiões.

Abel Braga e o Flamengo que regrediu

Com Abel Braga, a equipe regrediu. O toque de bola foi deixado de lado e a equipe passou a jogar de forma reativa. As triangulações, compactação e jogadas trabalhadas saíram de cena e deram lugar a uma equipe veloz, mas sem eficácia alguma.

ANÚNCIO

O treinador ainda recebeu reforços de peso, como Rodrigo Caio e Arrascaeta, mas mesmo assim, nenhuma evolução foi vista. Em 30 jogos neste ano, a equipe levou 27 gols, se tornando assim umas das piores defesas do futebol brasileiro.

Apesar de contar com bons resultados, o futebol apresentado pela equipe incomoda muito a diretoria e a torcida, pois todos entendem que o elenco tem capacidade de fazer muito mais do que é apresentado atualmente.

Jorge Jesus incomoda

Enquanto ainda era treinador do Flamengo, Abel Braga ficou sabendo do interesse da equipe carioca em Jorge Jesus, técnico com boas passagens pelo futebol europeu e do continente asiático. Isso, obviamente, desagradou o brasileiro.

Com isso, o treinador deixou o comando da equipe. Pouco tempo depois, o Flamengo anunciou a contratação de Jorge Jesus, mostrando que a fonte de Abel não estava tão errada assim, mostrando uma postura antiética do time.

Apesar da postura criticável da instituição, é inegável que o técnico saiu devendo do rubro-negro carioca. Ainda não sabemos qual vai ser o próximo trabalho do treinador, mas é esperado que ele tire um tempo para colocar as coisas no lugar em sua cabeça.