Rodrigo Caio chegou ao Flamengo no início de 2019, debaixo de muita desconfiança. O zagueiro, conhecido por sua sinceridade, não vinha apresentando um bom futebol no São Paulo. Como resultado, caiu em desgraça com a diretoria e com a torcida tricolor.
Mas qualquer pessoa que entenda minimamente de futebol, sabe que Rodrigo Caio é um bom jogador. O zagueiro foi criado nas categorias de base do São Paulo e estreou em 2011, em goleada de 5 a 0 sofrida para o rival Corinthians.
No entanto, por mais que ainda seja duramente criticado e ironizado pela torcida são paulina, o jogador recuperou o bom futebol e se tornou um dos pilares do Flamengo atual, um time com fome de títulos, e que passa por cima de seus adversários.

Rodrigo Caio e a queda de rendimento
Podemos avaliar sua queda de rendimento de várias formas. Em 2014, por exemplo, o jogador se machucou, rompendo o ligamento do joelho direito e ficando afastado dos campos por sete meses. Isso acabou melando sua ida ao Mônica da França.
Em 2015, o São Paulo acertou sua venda para o Valência da Espanha, por 14 milhões de euros. Mas, de forma estranha, a negociação acabou não dando certo. Depois disso, começava uma fase bastante contestada dentro do clube.
Mesmo assim, o jogador foi convocado para jogar as Olimpíadas e acabou conquistando o ouro inédito. Quando ele foi honesto em ajudar Jô no clássico contra o Corinthians, a torcida também não gostou e pegou no pé do jogador. Relembre aqui a polêmica.
O retorno do bom futebol
Dois anos após o episodio do cartão amarelo para Jô, Rodrigo Caio retoma o bom futebol e supera rótulos. Ao se firmar no Flamengo, ele prova ao mundo do futebol que ainda tem talento para conquistar títulos e chegar à seleção brasileira.
O confronto acirrado com Vagner Love e o gol da classificação elevaram seu status a ídolo da maior torcida do país. Além disso, o jogador declarou que retomou a alegria de jogar futebol no time do Flamengo:
“Reencontrei minha alegria de jogar futebol, o Flamengo me deu a oportunidade de recomeçar minha trajetória, ter um 2019 diferente“, disse Rodrigo Caio em entrevista recente, falando sobre jogar no rubro-negro.
Oportunidade única para Rodrigo Caio
O jogador disse que enxerga a chance de vestir a camisa do Flamengo como uma oportunidade única em sua carreira, e ainda externou a felicidade que sente em jogar pelo time que briga em diferentes torneios, jogando Copa Libertadores e Brasileirão:
“Encarei essa oportunidade como única para que eu pudesse deixar tudo que eu posso dentro de campo, voltar a jogar em alto nível. Estou muito feliz mesmo. Mais do que justo que dentro de campo eu demonstre todo meu carinho e força para desempenhar meu melhor.” disse o jogador.