Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl

Você sabe quem é o Tom Brady, não sabe? Além de ser casado com a modelo brasileira Gisele Bundchen, ele é um dos maiores jogadores de todos os tempos do Super Bowl. Isso se não for o maior. E para provar isso, a gente foi atrás das principais conquistas dele no Super Bowl.

ANÚNCIO

Ah, o Super Bowl é o nome da final do campeonato de futebol americano, que é da National Football League (NFL). Atualmente, Brady joga pelo Tampa Bay Buccanners, da Flórida e atua na posição de quarterback, sendo um atleta estrategicamente ofensivo dentro de campo.

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

A carreira de Tom Brady no futebol americano

A história de Tom dentro do futebol americano começa quando ele jogava pela Universidade de Michigan. Assim, ele foi chamado para jogar no New England Patriots, durante o Draft de 2000 da NFL. E foi esse o seu clube por quase 20 anos. 

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Ele ficou no Patriots entre 2000 e 2019, quando foi negociado com o Tampa Bay. Mas como a sua maior história está no Patriots, considere que nesse clube de futebol americano ele chegou a disputar 9 Super Bowl, o que é um recorde em toda a Liga. E foram 6 vitórias. 

ANÚNCIO

Mais abaixo a gente vai comentar mais sobre esses prêmios, títulos e recordes do norte-americano de 43 anos. Só para contextualizar a história toda, saiba que no ano que ele foi para o Tampa Bay ele conseguiu mais um título da Super Bowl, está bem? É um cara incrível. 

1 – Foram 7 vitórias conquistadas no Super Bowl

A primeira conquista que trouxemos aqui é sobre o número de vitórias que ele tem na final desse que é o campeonato de futebol americano mais competitivo do mundo. Sendo assim, como comentamos acima, ele tem 6 pelo Patriots e 1 pelo Bucs, ok?

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que isso o deixa há 2 títulos de distância de outro jogador que também tem a sua história na NFL, o Charles Haley, que é um defensor que venceu 5 vezes o Super Bowl, sendo que já atuou pelo San Francisco 49ers e pelo Dallas Cowboys. 

ANÚNCIO

Ainda podemos comprar Brady com outros quaterbacks: Joe Montana e Terry Bradshaw. Ambos possuem 4 conquistas cada, sendo que ficam há 3 atrás do maior vencedor do Super Bowl de todos os tempos, Tom Brady. 

2 – Brady tem 10 finais Super Bowl na carreira

É isso mesmo, amigo. São 7 títulos, só que ele chegou lá por 10 vezes. O que quer dizer que ele tem 3 títulos perdidos. Ainda assim, isso é um recorde respeitável porque não é fácil chegar em uma final de Copa do Mundo, né? E o Super Bowl é como uma Copa do Futebol Americano.

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

O recorde já existia antes mesmo dele chegar na última final. O que quer dizer que em mais da metade dos campeonatos disputados, Brady esteve na final. E tem mais um número aqui que vai te deixar com a boca aberta: ele participou de 18% de todas as finais da Super Bowl.

Será que ele tem algum concorrente que está próximo disso? Não. Na verdade, para sermos sinceros, saiba que Mike Lodish tem 6 aparições em Super Bowl, sendo que ele atuou pelo Bills e pelo Broncos. Já entre quaterbacks, o John Elway é o mais próximo, com 5 finais. 

3 – Ele tem 5 prêmios MVP do Super Bowl

Você sabe o que é um prêmio MVP? É a sigla para “Most Valuable Player”. Na tradução para o português, a gente tem algo como “Jogador mais Valioso”. E esse título é dado para o melhor jogador da temporada. Ou seja, para aquele que mais se valorizou. 

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

E sim, o Brady tem 5 desses títulos no Super Bowl, o que é muito, se a gente considerar que ele esteve em 10 finais. Então, em metade delas, ele foi o “cara” da final. Esses títulos vieram nas edições de 36, 38, 49, 51 e 55, que foi a última, quando ele atuou pelo Tampa Bay. 

Joe Montana aparece na lista de 2º colocado, sendo que tem 3 prêmios MVP. Uma curiosidade é que Brady não costuma dar chance nem para os colegas de clube. Ainda assim, 2 deles conseguiram levar o MVP, sendo Deion Branch e Julian Edelman. 

4 – O número mais expressivos de passes tentados

Vamos explicar uma coisa antes de começar. Passes tentados ou quaterback rating ou pass efficiency é uma espécie de estatística que mostra a eficiência de um passador no futebol americano. Ou seja, leva em conta os passes tentados, completos, touchdowns, etc. 

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Na prática, saiba que ele é o jogador de futebol americano que mais tem passes tentados no Super Bowl, sendo 421. E esse número é tão expressivo que o 2º colocado, que é o Peyton Manning, do Colts e dos Broncos, conseguiu somar apenas 155 na final.

Só para contextuar, saiba que no último Super Bowl, ele conseguiu 29 passes tentados, passando a marca dos 400 na grande final. E, na real, ao que tudo indica, alguém vai demorar para bater esse recorde, viu. 

5 – O melhor número de passes completos no Super Bowl

Se você entendeu o que a gente explicou acima, sabe que além dos passes tentados tem os passes completos também, certo? Na soma de todas as grandes finais que disputou, Brady soma 277, sendo que só no último jogo, contra os Chiefs, ele conseguiu 21 completos.

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

E aqui entra a curiosidade: esse número é maior do que os combinados dos outros concorrentes. Por exemplo, Peyton Manning tem 103, Kurt Warner tem 83 e Joe Montana tem 83. Ou seja, juntos eles possuem 269 passes completos em Super Bowl. 

Enquanto isso, o Brady sozinho tem 277 passes completos, o que o torna um monstro da Super Bowl. E tem mais um detalhe: esses três concorrentes citados possuem 11 finais de Super Bowl, o que dá apenas 1 a mais do que o Brady sozinho. 

6 – Mais passes para touchdown no Super Bowl

Você não precisa ser um especialista em futebol americano para saber o que o touchdown é um tipo de pontuação mais valiosa do esporte. É quando a bola cruza a linha do gol. Assim sendo, o passe para o touchdown é como uma assistência para o gol, no futebol tradicional. 

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Logo, esses passes têm um valor bastante significativo porque quanto melhores forem dados, então, maiores as chances do gol ou do touchdown. Trazendo isso para dentro dos números de Tom Brady, a gente tem 21 passes para touchdown em edições da Super Bowl. 

Esse número é 10 a mais do que o 2º colocado, que é o Joe Montana, que possui 11 passes em 4 finais. Todas ele conseguiu pelo 49ers. Ainda assim, é um bom número de vantagem para o Brady, não acha?

7 – As jardas de passes em jogos de Super Bowl

Aqui a gente pode mensurar três dados importantes. O primeiro tem a ver com o fato dele ter mais jardas de passe em jogos de Super Bowl. Ou seja, ele tem mais do que 3 mil jardas e isso dá mais que o dobro do 2º colocado, que é o Kurt Warner, com 1,156 jardas em 3 finais. 

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa tem a ver com as jardas de passe único no Super Bowl. Assim, ele conseguiu uma marca de 505 no total. Mas, em jogo único, ele tem 52 jardas de passe único que conseguiu no jogo contra o Philadelphia Eagles, na edição 52. 

Por fim, saiba que ele também tem um dado interessante: passou de 300 ou mais jardas em Super Bowl. Ao todo, ele fez isso 4 vezes, sendo nas edições de 38, 49, 51 e 52. Kurt Warner chegou próximo, conseguindo fazer isso em 3 ocasiões. 

8 – Brady tem títulos da Super Bowl em 3 décadas diferentes

Vamos lá fazer um estudo breve e histórico. Considerando tudo o que já falamos aqui, considere que Tom Brady tem uma história da NFL que não deve ser ultrapassada tão brevemente. A se começar pelos títulos em 3 décadas diferentes.

Veja quais foram as 8 conquistas de Tom Brady no Super Bowl
Foto: (reprodução/internet)

Na década de 2000, ele venceu o Super Bowl da edição 36, 38 e 39. Já na década de 2010, a vitória veio nas edições de 49, 51 e 53. Por fim, na década de 2020, ele já venceu essa última grande final, que aconteceu na edição 55. E ao que tudo indica poderá vencer mais. 

Lembrando que ele é um jogador que sempre aparece nos momentos decisivos do jogo. Sendo assim, em 6 grandes finais, ele venceu comandando o drive da vitória, o que acontece nos minutos finais da partida.

Tom Brady é o mais velho a vencer um Super Bowl

Para terminar o texto, aqui temos uma espécie de curiosidade. Saiba que Tom Brady é considerado o jogador mais velho a vencer uma final de NFL. Isso já havia acontecido em 2018, quando ele tinha 41 anos. 

Só que agora, aos 43 anos, ele alongou o seu recorde. Até mesmo porque ao que tudo indica ele pode alongar isso ainda mais, já que não deu indícios de que vai abandonar o esporte tão cedo. Afinal, em time que está ganhando não se mexe, não é verdade?