Descubra quais são as melhores maratonas do mundo para iniciantes

Você está indo bem nas corridas de rua que faz. De repente decide que é hora de encarar uma maratona inteira, que tem 42 Km. Certo? Então, qual é o primeiro passo, após o treinamento específico? Pensar em percursos mais fáceis. Afinal, é a sua primeira ou primeiras provas, né. 

ANÚNCIO

Sendo assim, a gente fez esse estudo para você. Aqui abaixo a gente vai separar as principais provas, considerando que são maratonas, para quem está começando e quer correr os 42 Km no melhor tempo possível. Há indicações na América e Europa, principalmente, veja. 

Descubra quais são as melhores maratonas do mundo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

9- A Maratona da Disney (Estados Unidos)

É isso mesmo que você está lendo. Até mesmo porque se a ideia é competir e ganhar experiência, então, nada melhor do que fazer isso de um jeito leve, não concorda? A maratona da Disney existe desde 1994, sendo uma das mais recentes do mundo.

E tem um percurso bem tranquilo e considerado ótimo para quem quer se divertir ao mesmo tempo em que compete. É uma prova estimulante porque você passa por vários parques e atrações da Disney, dentro do complexo. O Mickey costuma animar a galera que corre.

ANÚNCIO

A prova costuma acontecer em Janeiro, na Flórida, que é quando o parque mais lota. O lado bom é que isso garante ótimas temperaturas, sendo amenas e com tempo firme. No vídeo acima você poderá ver a última edição, que foi uma das mais movimentadas. 

8- A Maratona do Rio de Janeiro (Brasil)

Ainda na América, mas agora na do Sul, a gente tem a prova do Rio de Janeiro, que é conhecido por ser a Cidade Maravilhosa. A cidade tem uma boa estrutura para os corredores e a prova é a mais tradicional do país, criada em 1979. Ela é boa para quem é iniciante. 

O motivo disso é que possui ausência de desníveis durante o trajeto. No entanto, se há uma desvantagem para as outras opções que virão abaixo é que a temperatura do Rio é bem mais quente do que um atleta gostaria que fosse. Sendo assim, é preciso pensar na hidratação.

ANÚNCIO

Justamente por isso, o que os organizadores fizeram foi escolher o mês de junho para amenizar essa condição climática. De fato, é um mês menos calorento e que permite uma boa corrida, até mesmo para quem é iniciante. Já a paisagem é um incentivo e tanto. 

7- A Maratona de Tóquio (Japão)

Essa maratona também faz parte do circuito Majors. No entanto, há algo que você deveria sabe: não é a mais fácil de todas, não. Ainda assim, ela é bem rápida. A gente citou aqui para que represente uma indicação na Ásia. Mas não é só isso.

O Japão é conhecido por ser um país muito limpo e correto. Logo, a organização da corrida é impecável. Além do mais, tem uma outra boa notícia: essa é uma maratona muito democrática que permite um tempo de até, no máximo 7 horas de corrida. 

Portanto, mesmo que você esteja desconfiado, saiba que se tiver um bom treinamento existe grandes chances de conseguir terminar a prova. Os muitos torcedores locais também impulsionam os corredores. E, além de tudo, você vai conhecer uma cultura incrível. 

6- A Maratona de Nova Iorque (Estados Unidos)

Nesse circuito, os atletas precisam estar um pouco mais bem preparados. Portanto, ainda que seja uma boa ideia para os iniciantes, saiba que não é legal se você não tiver um bom preparo físico. E tem um motivo para isso: é preciso conseguir índices bem altos para participar.

Logo, esses índices são feitos e averiguados pela organização, chamada de New York Road Runners em um ano anterior a maratona. Sendo assim, há limites de vagas e de participantes. Logo, não vai ser uma prova tão fácil para os iniciantes. Mas, é algo possível. 

Para quem não mora no país, o valor de inscrição pode ser um pouco alto, passando dos 350 dólares. É uma das provas mais memoráveis de todos os tempos, sendo que a primeira edição aconteceu em 1970. Atualmente, participam 50 mil inscritos por edição. 

5- A Maratona de Paris (França)

A gente começou citando ótimas maratonas para iniciantes. Mas, saiba que a partir daqui, especialmente entrando no top 3 você vai ver aquelas que são as mais recomendadas mesmo. A de Paris é uma ótima experiência, é verdade. Inclusive, até tem um preço acessível. 

E dá para se inscrever tranquilamente pelo site. Ah, não podemos deixar de falar que a cidade é uma das mais incríveis do mundo, né. Então, para quem está pensando em fazer uma maratona para ficar na memória, com certeza, a de Paris entra na lista. 

A prova acontece em várias ruas famosas, sendo que é uma das mais antigas, desde antes de 1900 – a data correta da estreia da prova é 1896. Assim, ela aconteceu logo após os Jogos Olímpicos de Verão.

4- A Maratona da Patagônia (Chile)

Essa é uma prova que não é focada apenas na maratona. Ela também permite distâncias menores, como a meia-maratona e os 10 Km. Tudo acontece em torno do parque Torres del Paine e há pouca variação no trajeto em cada nova edição. 

Em termos de circuito e pista não é a melhor. Porém, é uma prova bem organizada e com inscrições acessíveis, partindo de 100 pesos chilenos. Tudo pode ser feito pelo site, da inscrição até a consulta do trajeto e curiosidades sobre as edições. 

Um dos grandes diferenciais está mesmo na paisagem. No vídeo acima você pode ver mais do que estamos falando, é uma prova que acontece de maneira simples e que fica na memória, a se começar pelo percurso e pela paisagem, que impressionam demais. 

3-A Maratona de Berlim (Alemanha)

Pense você em uma prova de corrida de maratona que seja clássica, eis que podemos falar da de Berlim. Ela acontece em outubro e é uma das mais rápidas, com um clima sempre próximo do ideal e um percurso plano, além de ser uma das mais organizadas do planeta. 

Ou seja, não dá para ficar de fora dessa. Também há um grande número de apoiadores locais e para quem ainda não conhece o país, essa é uma chance incrível de ver a Alemanha com outros olhos. Abaixo, a gente vai falar da de Buenos Aires e essa daqui é muito próximo.

Próxima no sentido de estarem entre as melhores do mundo. Para quem está começando na vida de maratonista, saiba que um ponto de atenção tem a ver com a dificuldade da inscrição e o alto custo – é uma das mais caras, também. Fora isso, é uma corrida que vale a pena. 

2- A Maratona de Buenos Aires (Argentina)

Com certeza, essa é uma das melhores maratonas para iniciantes. Ela fica na América do Sul e tem uma história interessante. Isso porque foi criada em 1984 e até hoje mantém um alto nível de organização e um circuito que auxilia quem está começando – por ser plano. 

Geralmente, a prova acontece no mês de setembro, que é um mês que as temperaturas estão mais agradáveis. Aliás, por ser uma prova que acontece na capital do país, há uma estrutura para turista que é incrível. Inclusive, o trajeto da corrida passa pelos pontos turísticos locais

Depois da prova ou antes disso, saiba que você terá um monte de opções para aproveitar a cidade, que é a 2ª metrópole da América do Sul. Sobre a corrida, ela não tem muito segredo: trata-se de 42 Km e todas as informações ficam disponíveis no site oficial

1- A Maratona de Chicago (Estados Unidos)

Agora temos uma das provas de maratona mais históricas do mundo, a de Chicago, que existe desde 1977. Ela não é a maior em solo americano, mas é a 2ª maior e faz parte do circuito World Marathon Majors, que reúne as principais provas e mais importantes do mundo.

O trajeto é considerado um dos mais rápidos e planos do mundo, o que torna a maratona ideal para iniciantes. Um dos diferenciais é que essa prova tem muita gente torcendo. Ou seja, o público incentivador é incrível e sempre dá mais do que 1 milhão de pessoas no local.

O clima também ajuda, já que ela acontece no 2º semestre do ano, sempre com temperaturas agradáveis e tempo firme. No site oficial você também encontra todas as informações e nem precisa dizer que esse país de primeiro mundo é ótimo para receber visitantes, né?

O que é o circuito Majors de Maratonas

Para os curiosos, saiba que esse circuito que citamos acima é o mais conhecido do mundo. Ele lista as 6 principais provas do mundo dentro do quesito maratonas. Acima, a gente não incluiu todas as opções porque nem todas são fáceis ou adaptáveis para iniciantes. 

Mas, por fins de curiosidade, saiba que as 6 provas inclusas no circuito são: Maratona de Boston, de Nova Iorque e de Chicago, nos Estados Unidos. Além da Maratona de Londres, na Inglaterra e da Maratona de Tóquio, no Japão. Depois, vem a de Berlim, na Alemanha. A do Rio de Janeiro, por exemplo, não entra.