Veja a lista dos maiores campeões da Copa América

A Copa América de Futebol é uma competição organizada pela Conmebol, o que quer dizer que tem relação direta com os países da América do Sul. É uma competição que acontece no sistema de grupos e depois os jogos eliminatórios, chamados de mata-mata. 

ANÚNCIO

O primeiro vencedor foi o Uruguai e o último foi a Argentina, em um período que se iniciou em 1916 e chegou até 2021. Assim, a soma é de 47 edições concluídas, sendo que 3 seleções se posicionam entre as maiores vencedoras de todo continente. 

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

O que saber da Copa América

Antes de a gente listar aqui os países que mais venceram a competição, vamos trazer algumas breves curiosidades. Por exemplo, você sabia que o torneio se tornou o mais antigo do mundo entre seleções? Após as Olimpíadas de 1948 e com a extinção da British Home Championship.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

O campeão da Copa América acaba sendo visto como o torneio mais importante para os países sul-americanos. Além disso, em determinados momentos, seleções da América do Norte e da Ásia já participara da competição como convidadas, mas nunca venceram. São elas:

ANÚNCIO
  • México (10 edições, foi o que mais disputou);
  • Costa Rica (5 edições);
  • Estados Unidos (4 edições);
  • Japão (2 edições);
  • Jamaica (2 edições);
  • Catar (1 edição);
  • Honduras (1 edição);
  • Haiti (1 edição);
  • Panamá (1 edição).

O torneio tem 12 equipes, sendo 10 da Conmebol e outras duas não. É o caso do México, que é da Concacaf e do Japão, que jogou em algumas edições, as chamadas Copa América Centenário. Das 10 seleções da América do Sul, 8 já venceram a Copa América e 2 ainda não.

Bolívia (1 título)

A gente vai começar falando da Bolívia e logo abaixo vem a Colômbia. Ambas as seleções possuem um único título da Copa América. No caso da Bolívia, ele veio em 1963, quando a competição ainda se chamava campeonato sul-americano de futebol.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

Naquele ano, apenas 7 seleções jogaram e a Bolívia venceu o Paraguai na final. Ela foi a seleção com mais gols no torneio todo, sendo 19 gols marcados. Vale lembrar que Brasil e Argentina jogaram com seleções “alternativas” e o Uruguai não participou.

ANÚNCIO

Aliás, a curiosidade que mais vale a pena aqui é que o único título da história da seleção da Bolívia é esse aqui. O torneio aconteceu em La Paz, capital boliviana. Entre os resultados, a Bolívia venceu a Argentina por 3 a 2 e o Brasil por 5 a 4. Máximo Alcócer foi o principal jogador.

Colômbia (1 título)

A Colômbia, apesar de hoje ser vista como uma seleção muito superior a Bolívia, também só tem um único título da Copa América. A conquista foi mais recente, em 2001. Sendo que assim como a Bolívia, a Colômbia ainda tem mais um vice. Porém, tem mais semifinais. 

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

A Copa América de 2001 teve uma Colômbia arrasadora, que venceu o Grupo A com 3 vitórias em 3 jogos. Já nas fases eliminatórias, a seleção venceu o Peru, Honduras e o México. Naquele ano, nenhuma das grandes seleções fizeram bons papéis no torneio.

A Colômbia teve Víctor Aristizábal como artilheiro da competição, com 6 gols. A seleção também conseguiu outro dado impressionante: terminou a Copa América sem tomar gols, o que é algo impressionante de se conseguir. 

Peru (2 títulos)

A partir daqui até mais tópicos abaixo, temos 3 seleções com 2 títulos da Copa América. O Peru é uma delas. Curiosamente, a seleção venceu em anos bastante distantes, sendo em 1939 e em 1975. Depois, o melhor resultado foi em 2019, com um vice-campeonato.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

O Peru ainda tem mais 8 medalha de bronze e em outras 6 edições ficou em 4º lugar. No ano de 1930, somente 5 participantes estiveram no campeonato sul-americano. Mas, o Peru conseguiu vencer uma grande seleção na final, o Uruguai e com um ataque de 13 gols ao todo.

Já na Copa América de 1975, com 10 participantes, o Peru impressionou ainda mais. Brasil e Colômbia tiveram a defesa menos vazada. Argentina e Colômbia, o melhor ataque. Mas, o Peru venceu a Colômbia na final em 3 jogos, sendo que foi preciso um jogo desempate.

Chile (2 títulos)

Quem é que não lembra do bicampeonato do Chile, hein? Isso foi em 2015 e 2016. Só que antes disso, a seleção já tinha chegado na final 4 vezes, mas sem vencer nenhuma delas. Ao todo foram mais 16 jogos em semifinais, na disputa pela 3ª ou 4ª posição. 

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

No ano de 2015, a Copa América foi no Chile mesmo e não tinha lugar melhor para vencer, certo? O primeiro título chileno veio com uma atuação espetacular do goleiro Claudio Bravo. Na época, a seleção chilena estava em 19º no ranking da FIFA.

No ano seguinte, teve a Copa América Centenária, que aconteceu nos Estados Unidos. Nesse ano, o grande destaque da seleção foi o Eduardo Vargas, que fez 6 gols e levou o Chile ao bicampeonato. O Chile chegou a vencer o México por 7 a 0 em uma partida. 

Paraguai (2 títulos)

O Paraguai é outra seleção que tem muita história na Copa América e conseguiu somar 2 títulos. Apesar disso, perdeu outras 6 finais. E tem mais 7 edições que ficou em 3º lugar e outras 7 em 4º lugar. Os títulos vieram em anos antigos. Confira!

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro foi em 1953. Nesse ano, Brasil e Uruguai fizeram 15 gols na edição. Porém, com uma das defesas menos vazadas, o Paraguai levou a melhor. Heriberto Herrera, do Paraguai, foi considerado o melhor jogador daquele torneio.

No ano de 1979, o Paraguai venceu de novo. Eugenio Morel foi peça importante para a seleção, ao fazer 4 gols e ser um dos artilheiros da edição. Nesse ano, também foi preciso 3 jogos para sabermos quem seria o campeão. O Paraguai venceu o Chile na final. 

Brasil (9 títulos)

O terceiro país que mais ganhou títulos na Copa América foi o Brasil. O primeiro título aconteceu faz tempo. Ele foi lá em 1919. No entanto, o Brasil só tem 9 troféus. Aliás, é um bom número se considerar as seleções citadas até aqui. 

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

Mas fica bem abaixo dos dois países que mais venceram, que serão citados abaixo. De todo modo, o Brasil ficou em jejum em várias ocasiões. Por exemplo, entre 1922 e 1949 e 1989. Já a partir da década de 90 venceu duas vezes e mais 2 nos anos 2000. O último foi em 2019.

Além dos 9 títulos da Copa América, o Brasil também tem mais 12 vice-campeonatos. Ou seja, o Brasil chegou em 21 finais de Copa América e só venceu 9 delas. Depois, ainda tem mais 10 semifinais, ficando com 7 títulos de 3º lugar e mais 3 de 4º lugar. 

Uruguai (15 títulos)

Aqui a gente começa a falar de várias curiosidades sobre os maiores campeões da Copa América. Isso porque o Uruguai aparece na listagem, viu. Ele tem os mesmos 15 títulos da Argentina, que nós vamos mencionar abaixo.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

Sendo que foi o primeiro campeão, lá em 1916 e venceu no ano seguinte também. Além disso, soma mais 6 vice-campeonatos, outras 9 vezes na 3ª posição e mais 5 vezes na 4ª posição. Ou seja, de 47 edições, em 35 vezes a seleção uruguaia chegou nas semifinais. 

Por outro lado, apesar de um histórico para lá de interessante, saiba que o Uruguai também o lado negativo nessa história. E na história recente da Copa América. Isso porque a seleção não vence a competição desde 2011, somando uma década sem troféu. 

Argentina (15 títulos)

A Argentina é a seleção que mais venceu a Copa América, junto com o Uruguai, já que soma 15 títulos. Deixamos ela por último porque é a atual campeã, quando se consagrou vencedora em 2021, na final disputada com o Brasil.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa América
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, os argentinos também venceram lá na década de 20, de 30, de 40, de 50. Porém, ficaram até 1991 sem vencer após o ano de 1959. Além dos títulos, a Argentina também é a seleção com mais vice-campeonatos, sendo um total de 14. 

Sendo assim, em termos gerais, ela venceu metade das finais que disputou. Ao passo que das 47 edições, ela chegou na final de 29 Copa América. Também tem 5 títulos de 3º lugar e mais 2 de 4º lugar, sendo a seleção mais importante de toda a competição. 

As seleções que ainda não venceram a Copa América

O Equador e a Venezuela são os únicos países da América do Sul, que participam ativamente da Copa América e que nunca venceram a competição. O Equador só possui duas disputas de 3º lugar, sendo que ficou na 4ª posição nas duas ocasiões.

Já a Venezuela tem um histórico um pouco menos feliz, sendo que só chegou na disputa da 3ª posição uma vez, em 2011 e acabou perdendo, ficando em 4º lugar. México tem dois vice-campeonatos, Honduras tem um 3º lugar e os Estados Unidos apenas duas vezes na 4ª posição.