Conheça os times mais ricos da Premier League

A Premier League ou a Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol é uma das competições mais valiosas do mundo inteiro. O que isso quer dizer? Que todo mundo que gosta de futebol vê um jogo, gosta de um jogador, acompanha a classificação, etc.

ANÚNCIO

Do outro lado, também tem um mercado de negociações bastante intenso em cada nova temporada e janela de transferências. Mas na atualidade, qual será o time mais rico que está dentro da Premier League? Vamos contar isso nos próximos tópicos. 

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

10 – Wolverhampton Wanderers

Sem dúvidas, vamos começar com uma das que pode ser a maior curiosidade para você. O valor de mercado do Wolverhampton é alto, sendo de 391 milhões de euros, bem acima do West Ham, que viria na posição seguinte, em 11º lugar.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, tem o representante Marçal, que é um lateral esquerdo de 32 anos. O brasileiro vale 1,80 milhões de euros apenas. Além disso, são 21 estrangeiros, o que faz com que índice seja acima de 87% no elenco todo.

ANÚNCIO

De 24 jogadores, apenas John Ruddy, Conor Coady, Max Kilman são ingleses. A maioria são portugueses, totalizando 9. Inclusive, o mais valioso, que é o Rúben Neves, um volante de 24 anos e 45 milhões de euros no mercado.

9 – Aston Villa FC

O Aston Villa é um clube tradicional da Inglaterra, que sempre dá trabalho para os grandes. Ele tem valor de mercado atual em 408 milhões de euros. No Aston,  tem o volante Douglas Luiz, de 35 milhões de euros. É um clube interessante, vai.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

Isso o coloca como um dos mais valiosos do clube, que também tem o goleiro Emiliano Martínez, da Argentina com o mesmo valor. E o ponta-direita Emiliano Buendía, do mesmo país. Além de Leon Bailey, outro ponta, só que da Jamaica. Todos valem 35 milhões de euros.

ANÚNCIO

O plantel do clube é pequeno, com 24 jogadores, sendo 11 de seleções e apenas 41% de estrangeiros. O centroavante Ollie Watkins é um jogador inglês que tem ganhado cada vez mais valor de mercado. Hoje, ele tem 25 anos e vale 32 milhões de euros.

8 – FC Everton

Na 8ª posição, o Everton, com valor de mercado acima dos 433 milhões de euros. O plantel tem 26 jogadores, 14 são de seleções, metade é de estrangeiros e a média de idade é acima dos 27 anos. É um clube interessante de ser estudado.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro motivo é o fato de ter lá o centroavante camisa 7, que também joga pela seleção brasileira e vale 55 milhões de euros, o Richarlison. Além dele, o meio-campista que é brasileiro e português, Allan, de 30 anos e 22 milhões de euros.

E quer saber? Esse é o clube inglês que tem um jogador brasileiro como mais valioso do elenco, que é o camisa 7 que acabamos de mencionar. Depois dele, vem o inglês Dominic Calvert-Lwin, da mesma idade, de 45 milhões de euros. 

7 – FC Arsenal 

Se a gente considerar a história, o Arsenal não poderia ficar de fora dessa lista. No entanto, o valor de mercado de 548 milhões de euros é menos do que a metade do que o clube mais valioso da Premier League, que você verá no tópico 1. 

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

O Arsenal tem 26 jogadores, dos quais 16 são de seleções. A porcentagem de estrangeiros passa dos 65%. E é um dos clubes mais jovens da liga mais importante do futebol mundial, com uma média de idade de 25 anos. E tem brasileiro lá, hein.

Lá nós temos o brasileiro Gabriel, que é zagueiro e vale 25 milhões de euros. Além do Gabriel Martinelli, que é menos conhecido e tem cidadania italiana também. Ele vale 22 milhões de euros. O mais valioso é o Bukayo Saka, camisa 7, inglês-nigeriano, de 65 milhões de euros.

6 – Leicester City FC

Sabe aquele clube que tem surpreendido o mundo do futebol há alguns anos. Isso também vale pelas negociações que ele tem feito. O resultado é ficou no top 7 dos clubes mais valiosos da Inglaterra, com 550 milhões de euros.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

No total, são 28 jogadores e quer saber a curiosidade? Não há brasileiros no elenco do Leicester. Porém, temos os conhecidos Ricardo Pereira (Portugal) e o camisa 9, que é um inglês chamado Jamie Vardy. Só que com 34 anos, ele não vale mais que 7 milhões de euros.

E para comentar sobre os mais valiosos, saiba que não há nenhum próximo dos 100 milhões de euros, como os clubes abaixo que vamos mencionar. O que tem maior valor de mercado é um volante de 24 anos da Nigéria chamado Wilfried Ndidi, com 60 milhões de euros de valor.

5 – Tottenham Hotspur

De fato, a gente vai começar o top 5 entre os clubes com maior valor de mercado da Premier League falando de uma curiosidade. Afinal, entre os grandes, ninguém imagina que o Tottenham tenha um valor bem próximo de 700 milhões de euros. 

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

O que mais impressiona, no entanto, é que o elenco é formado por somente 24 jogadores, sendo um dos menores da competição. Do total, 18 são de seleções e 66% são de outros países, que não é a Inglaterra. Agora, veja os mais valiosos.

Emerson Royal é um brasileiro espanhol que está lá. Além do atacante ponta-direita Lucas Moura, que anda meio sumido. No entanto, eles não chegam perto do Harry Kane, que vale 120 milhões de euros. É o mais caro da primeira divisão da Inglaterra. 

4 – FC Liverpool 

O Liverpool soma 879,50 milhões de euros entre os seus 27 jogadores. Entre eles, 18 jogam em seleções. E mais de 70% são estrangeiros, acredita? Aliás, é um dos clubes ingleses com mais brasileiros no elenco, totalizando 4 ao todo.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

O goleiro Alisson é um deles, ícone do Roma e agora fazendo sucesso na Premier. Depois, o volante Fabinho, que teve um valor de mercado muito bom nesses dias, mais de 60 milhões de euros. Aí vem o atacante Roberto Firmino e o meio-campista Thiago (que também é espanhol).

Mas, se você viu algum jogo do Liverpool recentemente deve ter notado quem é a grande estrela do elenco, o egípcio Mohamed Salah vale 100 milhões de euros. Só que bem atrás dele vem o camisa 10 do clube, o senegalês Sadio Mané, com 85 milhões de euros.

3 – Chelsea FC

Aqui está uma curiosidade. Muita gente achava que o Chelsea seria o clube inglês com maior valor de mercado, mas não é. Ainda assim, fica na terceira posição, com 882,50 milhões de euros, divididos entre os seus 27 jogadores

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

O Chelsea tem o experiente zagueiro Thiago Silva, que vale “apenas” 3 milhões de euros. Também tem o “desconhecido” volante Jorginho, de 45 milhões de euros. Aliás, ele é um brasileiro e com cidadania italiana também. E quem é o mais valioso?

Só que quem carrega o topo entre os mais valiosos do Chelsea na atualidade é ninguém menos do que o jogador de Congo, que foi naturalizado na Bélgica e se chama Romelu Lukaku. Ele vale 100 milhões de euros, mesmo tendo 28 anos completos.

2 – Manchester United FC

Com um valor de mercado bem perto de 1 bilhão de euros (exatamente 937,25 milhões de euros) vem o Manchester United. O clube inglês tem 28 jogadores, sendo que 21 deles jogam em suas seleções, acredita? É muita gente boa no mesmo time, hein. 

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

Outra curiosidade é que mais de 60% do elenco é formado por estrangeiros. Entre os brasileiros, apenas dois, sendo o meio-campista Fred, que vale 22 milhões de euros e o lateral esquerdo Alex Telles, de 20 milhões de euros.

Esses valores de mercado ficam bem longo do atleta mais valioso do clube, que chegou recentemente do Borussia Dortmund, o jovem de 21 anos, ponta esquerda veloz, chamado Jadon Sancho, que é um inglês de 100 milhões de euros. 

1 – Manchester City FC

O Manchester City não apenas o atual campeão da competição. Ele também é o clube mais valioso em termos de mercado, já que tem um valor atual de mais de 1 bilhão de euros. A curiosidade está no fato de que o plantel é bem enxuto, com 23 jogadores no elenco todo.

Conheça os times mais ricos da Premier League
Foto: (reprodução/internet)

Se você é brasileiro e já viu algum jogo do City deve ter notado presença de brasileiros. Por exemplo, o goleiro Ederson e Gabriel Jesus, que jogam também pela seleção brasileira. Além deles, o jovem atacante Kayky, de 18 anos. E o volante Fernandinho, que é o capitão do clube.

No entanto, em termos de valor de mercado, nenhum brasileiro aparece entre os 7 mais caros do City em valor de mercado. O primeiro nome da lista é o Jesus, com 60 milhões de euros. Mas, o mais valioso é o de Bruyne, que vale 100 milhões de euros. 

De onde vem esses dados dos clubes da Premier League?

Nós usamos o site de informações de futebol chamado Transfermarkt. Por lá, dá para ter uma tabela atualizada de todas as grandes competições do mundo. Hoje, a competição vale 8,99 bilhões de euros e tem 20 times, com mais de 500 jogadores. 

Curiosamente, mais da metade, sendo 330 deles, são jogadores de outros países. Por curiosidade, além dos times da Premier, saiba que o Harry Kane é o jogador mais valioso da competição, sendo que tem valor atualizado em 120 milhões de euros.