A Premier League ou a Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol é uma das competições mais valiosas do mundo inteiro. O que isso quer dizer? Que todo mundo que gosta de futebol vê um jogo, gosta de um jogador, acompanha a classificação, etc.
Do outro lado, também tem um mercado de negociações bastante intenso em cada nova temporada e janela de transferências. Mas na atualidade, qual será o time mais rico que está dentro da Premier League? Vamos contar isso nos próximos tópicos.
10 – Wolverhampton Wanderers
Sem dúvidas, vamos começar com uma das que pode ser a maior curiosidade para você. O valor de mercado do Wolverhampton é alto, sendo de 391 milhões de euros, bem acima do West Ham, que viria na posição seguinte, em 11º lugar.
Nesse caso, tem o representante Marçal, que é um lateral esquerdo de 32 anos. O brasileiro vale 1,80 milhões de euros apenas. Além disso, são 21 estrangeiros, o que faz com que índice seja acima de 87% no elenco todo.
De 24 jogadores, apenas John Ruddy, Conor Coady, Max Kilman são ingleses. A maioria são portugueses, totalizando 9. Inclusive, o mais valioso, que é o Rúben Neves, um volante de 24 anos e 45 milhões de euros no mercado.
9 – Aston Villa FC
O Aston Villa é um clube tradicional da Inglaterra, que sempre dá trabalho para os grandes. Ele tem valor de mercado atual em 408 milhões de euros. No Aston, tem o volante Douglas Luiz, de 35 milhões de euros. É um clube interessante, vai.
Isso o coloca como um dos mais valiosos do clube, que também tem o goleiro Emiliano Martínez, da Argentina com o mesmo valor. E o ponta-direita Emiliano Buendía, do mesmo país. Além de Leon Bailey, outro ponta, só que da Jamaica. Todos valem 35 milhões de euros.
O plantel do clube é pequeno, com 24 jogadores, sendo 11 de seleções e apenas 41% de estrangeiros. O centroavante Ollie Watkins é um jogador inglês que tem ganhado cada vez mais valor de mercado. Hoje, ele tem 25 anos e vale 32 milhões de euros.
8 – FC Everton
Na 8ª posição, o Everton, com valor de mercado acima dos 433 milhões de euros. O plantel tem 26 jogadores, 14 são de seleções, metade é de estrangeiros e a média de idade é acima dos 27 anos. É um clube interessante de ser estudado.
O primeiro motivo é o fato de ter lá o centroavante camisa 7, que também joga pela seleção brasileira e vale 55 milhões de euros, o Richarlison. Além dele, o meio-campista que é brasileiro e português, Allan, de 30 anos e 22 milhões de euros.
E quer saber? Esse é o clube inglês que tem um jogador brasileiro como mais valioso do elenco, que é o camisa 7 que acabamos de mencionar. Depois dele, vem o inglês Dominic Calvert-Lwin, da mesma idade, de 45 milhões de euros.
7 – FC Arsenal
Se a gente considerar a história, o Arsenal não poderia ficar de fora dessa lista. No entanto, o valor de mercado de 548 milhões de euros é menos do que a metade do que o clube mais valioso da Premier League, que você verá no tópico 1.
O Arsenal tem 26 jogadores, dos quais 16 são de seleções. A porcentagem de estrangeiros passa dos 65%. E é um dos clubes mais jovens da liga mais importante do futebol mundial, com uma média de idade de 25 anos. E tem brasileiro lá, hein.
Lá nós temos o brasileiro Gabriel, que é zagueiro e vale 25 milhões de euros. Além do Gabriel Martinelli, que é menos conhecido e tem cidadania italiana também. Ele vale 22 milhões de euros. O mais valioso é o Bukayo Saka, camisa 7, inglês-nigeriano, de 65 milhões de euros.
6 – Leicester City FC
Sabe aquele clube que tem surpreendido o mundo do futebol há alguns anos. Isso também vale pelas negociações que ele tem feito. O resultado é ficou no top 7 dos clubes mais valiosos da Inglaterra, com 550 milhões de euros.
No total, são 28 jogadores e quer saber a curiosidade? Não há brasileiros no elenco do Leicester. Porém, temos os conhecidos Ricardo Pereira (Portugal) e o camisa 9, que é um inglês chamado Jamie Vardy. Só que com 34 anos, ele não vale mais que 7 milhões de euros.
E para comentar sobre os mais valiosos, saiba que não há nenhum próximo dos 100 milhões de euros, como os clubes abaixo que vamos mencionar. O que tem maior valor de mercado é um volante de 24 anos da Nigéria chamado Wilfried Ndidi, com 60 milhões de euros de valor.
5 – Tottenham Hotspur
De fato, a gente vai começar o top 5 entre os clubes com maior valor de mercado da Premier League falando de uma curiosidade. Afinal, entre os grandes, ninguém imagina que o Tottenham tenha um valor bem próximo de 700 milhões de euros.
O que mais impressiona, no entanto, é que o elenco é formado por somente 24 jogadores, sendo um dos menores da competição. Do total, 18 são de seleções e 66% são de outros países, que não é a Inglaterra. Agora, veja os mais valiosos.
Emerson Royal é um brasileiro espanhol que está lá. Além do atacante ponta-direita Lucas Moura, que anda meio sumido. No entanto, eles não chegam perto do Harry Kane, que vale 120 milhões de euros. É o mais caro da primeira divisão da Inglaterra.
4 – FC Liverpool
O Liverpool soma 879,50 milhões de euros entre os seus 27 jogadores. Entre eles, 18 jogam em seleções. E mais de 70% são estrangeiros, acredita? Aliás, é um dos clubes ingleses com mais brasileiros no elenco, totalizando 4 ao todo.
O goleiro Alisson é um deles, ícone do Roma e agora fazendo sucesso na Premier. Depois, o volante Fabinho, que teve um valor de mercado muito bom nesses dias, mais de 60 milhões de euros. Aí vem o atacante Roberto Firmino e o meio-campista Thiago (que também é espanhol).
Mas, se você viu algum jogo do Liverpool recentemente deve ter notado quem é a grande estrela do elenco, o egípcio Mohamed Salah vale 100 milhões de euros. Só que bem atrás dele vem o camisa 10 do clube, o senegalês Sadio Mané, com 85 milhões de euros.
3 – Chelsea FC
Aqui está uma curiosidade. Muita gente achava que o Chelsea seria o clube inglês com maior valor de mercado, mas não é. Ainda assim, fica na terceira posição, com 882,50 milhões de euros, divididos entre os seus 27 jogadores.
O Chelsea tem o experiente zagueiro Thiago Silva, que vale “apenas” 3 milhões de euros. Também tem o “desconhecido” volante Jorginho, de 45 milhões de euros. Aliás, ele é um brasileiro e com cidadania italiana também. E quem é o mais valioso?
Só que quem carrega o topo entre os mais valiosos do Chelsea na atualidade é ninguém menos do que o jogador de Congo, que foi naturalizado na Bélgica e se chama Romelu Lukaku. Ele vale 100 milhões de euros, mesmo tendo 28 anos completos.
2 – Manchester United FC
Com um valor de mercado bem perto de 1 bilhão de euros (exatamente 937,25 milhões de euros) vem o Manchester United. O clube inglês tem 28 jogadores, sendo que 21 deles jogam em suas seleções, acredita? É muita gente boa no mesmo time, hein.
Outra curiosidade é que mais de 60% do elenco é formado por estrangeiros. Entre os brasileiros, apenas dois, sendo o meio-campista Fred, que vale 22 milhões de euros e o lateral esquerdo Alex Telles, de 20 milhões de euros.
Esses valores de mercado ficam bem longo do atleta mais valioso do clube, que chegou recentemente do Borussia Dortmund, o jovem de 21 anos, ponta esquerda veloz, chamado Jadon Sancho, que é um inglês de 100 milhões de euros.
1 – Manchester City FC
O Manchester City não apenas o atual campeão da competição. Ele também é o clube mais valioso em termos de mercado, já que tem um valor atual de mais de 1 bilhão de euros. A curiosidade está no fato de que o plantel é bem enxuto, com 23 jogadores no elenco todo.
Se você é brasileiro e já viu algum jogo do City deve ter notado presença de brasileiros. Por exemplo, o goleiro Ederson e Gabriel Jesus, que jogam também pela seleção brasileira. Além deles, o jovem atacante Kayky, de 18 anos. E o volante Fernandinho, que é o capitão do clube.
No entanto, em termos de valor de mercado, nenhum brasileiro aparece entre os 7 mais caros do City em valor de mercado. O primeiro nome da lista é o Jesus, com 60 milhões de euros. Mas, o mais valioso é o de Bruyne, que vale 100 milhões de euros.
De onde vem esses dados dos clubes da Premier League?
Nós usamos o site de informações de futebol chamado Transfermarkt. Por lá, dá para ter uma tabela atualizada de todas as grandes competições do mundo. Hoje, a competição vale 8,99 bilhões de euros e tem 20 times, com mais de 500 jogadores.
Curiosamente, mais da metade, sendo 330 deles, são jogadores de outros países. Por curiosidade, além dos times da Premier, saiba que o Harry Kane é o jogador mais valioso da competição, sendo que tem valor atualizado em 120 milhões de euros.