Se você gosta de esporte, de futebol, de inspiração ou de algo que vai fazer você ficar sempre querendo saber mais, então, Sunderland Até Morrer é para você. Mas sobre o que estamos falando? Sobre a série de futebol mais comentada das últimas décadas disponível na Netflix.
Se você não viu ainda, ótimo, porque esse texto vai dar motivos o suficiente para você fazer isso hoje mesmo ou nessa semana, pelo menos. Mas, se você já viu, então, também continue com a gente porque você poderá discordar ou concordar sobre o que vamos falar abaixo.
O histórico da Netflix
A Netflix já havia feito, em coproduções, séries focadas em futebol. Entre as que mais fizeram sucesso, a gente tem a do Juventus (chamada de Juventus – Prima Squadra) e a do Boca Juniors (com o nome de Boca Juniors Confidential).
No entanto, parece muito mais fácil falar de dois grandes clubes mundiais, sendo um europeu e outro da América do que falar de um clube de menor expressão, como é o caso de Sunderland. Certo? Esse seria um indício para você achar que a nova série não é boa.
Mas saiba que um dos pontos que mais impressionam é que essa série tem tido resultados melhores do que as duas primeiras produções. E olha que o clube nem disputa tantas finais assim, todos os anos, como os outros grandes campeões, hein.
Quem é o Sunderland
Então, já que tocamos no assunto, aqui vamos falar mais desse clube, que pouquíssima gente conhece – mas que vai conhecer em breve. Ele surgiu em 1879 na cidade de Sunderland. Portanto, não é um clube dos mais novos do mundo. A cidade fica na Inglaterra.
E para quem não se recorda, foi a Inglaterra que lançou o futebol ao mundo. Bom, o Sunderland já foi campeão do campeonato inglês por 6 vezes, mesmo que você ainda não o conheça. O problema é que isso faz bastante tempo: o último título foi em 1936.
Curiosamente, saiba que essa quantidade de títulos é expressiva, já que é o mesmo número de troféus do grande Chelsea. Além disso, o Sunderland tem um título a mais do que o Manchester City, que é outro grande do campeonato inglês.
O Black Cats
Durante muito tempo, o Sunderlands recebeu o apelido de The Rokerites, que era uma referência ao antigo estádio, chamado de Roker Park. Mas, quando houve a mudança para o Stadium of Light, em 1997, o apelido perdeu o sentido que tinha.
Assim, houve uma votação pública entre os torcedores e o apelido novo passou a ser Black Cats, que é algo como Gatos Pretos e tem referência ao escudo do clube. Inclusive, há um gato preto no escudo, em cima de uma bola. Mas a explicação é a melhor possível.
Entre os anos de 1900 e 1910 havia um gato preto que usava o estádio do Sunderland e, inclusive, era alimentado ali pelos jogadores. Daí vem a referência, que mais tarde viraria parte do escudo e do apelido do clube inglês.
Algumas curiosidades
Para terminar essa parte histórica do clube, saiba que foram 86 temporadas na 1ª divisão, 30 na 2ª divisão e 3 na 3ª divisão. Outra coisa é que os maiores artilheiros são: Bobby Gurney (228 gols), Charlie Buchan (222 gols) e Dave Halliday (165 gols).
Tem ainda o Jimmy Montgomery, que é o jogador que mais atuou pelo clube, sendo 647 jogos. Já a contratação mais cara aconteceu em 2016, quando o clube comprou o Didier N’Dong do Lorient por 13,8 milhões de libras.
Já em 2017, um ano depois, vendeu o Jordan Pickford ao Everton por 30 milhões de libras. Atualmente, quem patrocina o clube é o Children with Cancer UK. Mas, quem patrocinou por mais tempo foi o Vaux Breweries, entre 1985 e 2000.
As temporadas do Sunderland
E ainda não terminamos: o Sunderland ainda tem duas FA Cup, que é uma Copa da Inglaterra, só que com o nome mais antigo. Esse é, por sinal, o campeonato mais antigo do mundo. E para quem é antenado, lembre-se que o Sunderland foi vice da Copa da Liga Inglesa em 2014.
Essa é a façanha mais recente do clube. Então, o que se pode observar é que, considerando a história toda do clube, ele esteve na elite do futebol inglês por 86 temporadas e até algum tempo atrás ainda disputava a Premier League. Porém, a equipe caiu para a 2ª divisão.
Agora, o que tudo isso tem a ver com a série que está na Netflix? Saiba que é nesse ponto que a série começa a ser contada. É a partir daqui. E é a partir daqui que você fica impressionando com a narrativa, que está entre as melhores produções dos últimos tempos.
O que mais impressiona nas cenas
As cenas que foram gravadas são ótimas. Mas ter acesso a algumas imagens internas do clube é algo muito bacana e que aproxima o espectador do clube. Depois, saiba que o enredo se passa em um momento bastante ruim para o clube.
Mais do que ter caído para a 2ª divisão do campeonato inglês há uma grande luta para se manter lá. Já que o Sunderland chegou a passar perto de uma humilhante queda para a 3ª divisão da competição. Mas, fora isso, o clube tem um estádio muito legal, o Stadium of Light.
Ele tem capacidade para quase 50 mil torcedores. Tem também um centro de treinamento de primeiro nível. E o clube é um dos principais motivadores da economia da região. A queda dele, portanto, resultou até mesmo em uma pior situação financeira para os moradores locais.
Os torcedores e os bastidores
A série documental também mostra vários lados envolvidos, como a dos torcedores fanáticos, do cotidiano da cidade que vive pelo clube, da relação dos jogadores com os moradores, das dificuldades dos treinadores em montar uma equipe.
Do lado dos bastidores, a gente chama a atenção para o fato de que são citadas algumas situações de negociações de atletas e de ajustes finais para a contratação ou dispensa dos jogadores. Tem imagens de jogos reais, câmeras especiais e muito mais.
Ninguém sabe, exatamente, qual foi a ideia do diretor, só que com certeza ele conseguiu êxito ao mostrar o levante ou possível levante de um clube tradicional e centenário que está adormecido. Isso emociona torcedores do mundo todo. E, por enquanto, só tem 1 temporada.
E continua…
O que se pode tirar de conclusão é que essa é uma série que demonstra aquele ditado de que “futebol não é só um jogo”. Isso porque as cenas gravadas em 2018 são muito reais e vão além dos gramados. O clube envolve toda a cidade e esse lado humano é bem representado.
Curiosamente, a maioria da imprensa tem chamado desse documentário de “a maior imersão do mundo dentro de um clube de futebol”. Com certeza, é por isso que ela tem feito tanto sucesso: por mostrar um lado pouco visto de um clube de futebol, em plena Inglaterra.
Atualmente, ele está disponível integralmente na sua única temporada. Porém, com o sucesso imediato que fez, existem novas programações e gravações para uma continuação. E sim, de fato, é uma forma diferente de você ver a Premier League, além do Chelsea, por exemplo.
E continuou!
Para alguns países, a continuação da série já está ativa. Se na 1ª temporada a gente tem 8 episódios de uma média de 40 minutos cada, considere que a 2ª temporada é um pouco menor, com 6 episódios mantendo o mesmo tempo.
A gente separou a sinopse de cada uma das temporadas para você entender. Mas lembre-se de verificar se no seu país a T2 está disponível, hein. Temporada 1: “A série acompanha a luta do Sunderland para voltar a divisão de elite do futebol inglês depois do rebaixamento”.
Já a sinopse da temporada 2 diz: “Agora, na 3ª divisão, o Sunderland começa uma arrancada para voltar à elite do futebol inglês e devolver o orgulho e a esperança aos seus torcedores fanáticos”. É claro que aqui tem um spoiler, mas tudo bem, você vai amar do mesmo jeito.
Um pequeno spoiler
E já que demos um spoiler acima, aqui a gente vai dar mais um. Mas a gente promete que isso não vai fazer você desistir ou não querer mais ver a série. Até mesmo porque não é o tipo de documentário que você se interessa só no final. Ele é interessante o tempo todo.
Bom, o spoiler é sobre Josh Maja, que era um jogador de grande talento no clube, que havia marcado 15 gols na temporada e acabou sendo vendido a preço de banana. Assim, o clube recebeu apenas 1,5 milhão de euros, o que é um valor baixo para um jogador talentoso.
Na série dá para ver toda a frustração do dono do clube, Stewart Donald. Ele diz que foi enganado pelo jogador e pelos empresários, sendo que não aceitou propostas, mas o atacante fez isso por conta própria e foi embora. É polêmico e vale a pena ser visto.
Outras opções na Netflix para quem gosta de futebol
Tem outra série que tem feito sucesso na Netflix também. Ela se chama “Campeões da Copa” e mostra histórias de atletas e países que alcançaram o sonho de títulos mundiais. E tem o documentário “Um dia Inesquecível”, que mostra a Copa de 1998.
Nesse ano, a França levou o título, sendo que o país nunca havia feito isso antes. Zinedine Zidane foi uma peça fundamenta. Mas a série não é somente sobre ele. E tem também aquelas duas séries que citamos lá acima, do Boca Juniors e da Juventus.