O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele

Longe de ser um esporte dos mais populares no mundo, saiba que o boliche tem atraído muita gente pela diversão que proporciona. Até hoje, a sua história não tem um único enredo. Mas o que se sabe é que é uma opção para se tornar um esporte olímpico, em breve. 

ANÚNCIO

Isso porque ele é praticado em muitos países e continentes, além de ter uma confederação internacional que dita as regras. E se você não sabe o que é, como funciona e como jogar boliche não se preocupe. A gente vai contar tudo isso nos próximos tópicos. Leia. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)
  • A história do boliche
  • Qual é o objetivo do boliche
  • A pista de boliche
  • A bola de boliche
  • Os pinos no boliche
  • Os pontos no jogo de boliche
  • E os pontos do strike e spare?
  • Como jogar a bola no boliche
  • O glossário do boliche para iniciantes
  • Os maiores campeões de boliche

A história do boliche

O boliche é um esporte? É sim, e isso porque vem do fato de que existem competições internacionais e profissionais dele. Mas, além disso, também é uma forma de se entreter e divertir que existe há milhares de anos, desde as antigas civilizações. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Há quem diga, os estudiosos, que em tumbas egípcias foram encontrados pinos e bolas de algum jogo que lembra muito um boliche. É algo como um boliche primitivo. Tem ainda uma lenda sobre o boliche, que conta que guerreiros das tribos antigas se divertiam com os ossos.

ANÚNCIO

Ou seja, os ossos eram pinos e as cabeças as bolas. Os dedos eram colocados nos olhos das cabeças. Mas a melhor história que parece ter existido sobre o boliche é uma que vem da Polinésia, chamada de ula maika, que tem a ver com o arremesso de bolas. 

Qual é o objetivo do boliche

Por definição, o objetivo do boliche é atingir os 10 pinos que ficam expostos ao longo da pista. Para isso, o jogador tem jogadas a serem feitas, a partir do arremesso de uma bola. Geralmente, são 2 jogadas para derrubar o maior número de pinos possível. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Para fins mais práticos, saiba que uma partida se chama linha e a cada 10 jogadas a gente tem os frames. Quando derruba todos os pinos em uma primeira jogada, o jogador consegue um strike. Já se derruba todas apenas na segunda rodada, ele tem um spare. 

ANÚNCIO

Em uma partida oficial, de campeonato, o jogador pode fazer 10 jogadas. Assim sendo, em cada jogada ele tem direito a lançar até 2 bolas. Portanto, ele tem 2 chances para derrubar 10 pinos. Em toda partida oficial, a bola só pode ser arremessada com as mãos. 

A pista de boliche

Oficialmente falando, as pistas de boliche são feitas de madeira ou são sintéticas. Elas medem um pouco menos do que 20 metros de comprimento por pouco mais de 1 metro de largura. Os 6 metros iniciais são a área de arremesso (approach) e devem ter madeira mais rígida.

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

E onde os pinos ficam montados, a cor usada para a madeira é branca e mais dura. Já o meio da pista pode ser feito de madeira marfim. Atualmente, usa-se as pistas sintéticas, que parecem aglomerados de madeira. É um material testado e aprovado pela NASA. 

Antes que uma competição comece, sempre é possível testar a pista, fazendo uma espécie de treino. Ou seja, dá para arremessar sem valer pontos, ainda. Essa leitura de pista é importante para conhecer mais sobre o tipo de madeira e a velocidade da bola, por exemplo. 

A bola de boliche

E já que tocamos no assunto das bolas de boliche, considere que elas podem ser feitas de vários materiais. Por exemplo, borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Geralmente, o peso parte de 2,5 Kg e vai até 7,25 Kg. E nunca passam de 22 cm de diâmetro. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Para quem está começando a praticar o boliche, uma boa dica na hora de escolher a bola é procurar por uma que seja confortável, seja no peso ou no tamanho ou em ambos. Geralmente, as mais leves são para o público infantil e as mais pesadas para os experientes. 

Há alguns salões que oferecem números nas bolas, que indicam o peso delas. Isso é legal porque auxilia na escolha. Ah, e você também pode usar aquele treino, antes da partida, para reconhecer a bola ideal também, além do material da pista e da posição para arremessar.  

Os pinos no boliche

Um último e necessário acessório do boliche que vamos comentar aqui é o pino. Em cada jogada vão existir 10 pinos. Eles possuem aproximadamente 50 cm de altura por 20 cm de diâmetro e 7 cm na base. O peso é de pouco mais de 1,5 Kg. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Eles possuem formato torneados e recebem capas de plástico de 3 mm para a proteção. O ideal é que sejam balanceados conforme as regras da Federação Internacional, chamada de World Bowling. Hoje, ela conta com 140 países. 

Além do mais, essas regras são importantes para que haja uma padronização mundial. Até mesmo porque o esporte tem competições no mundo todo, como nos jogos Pan-Americanos, que teve a sua estreia em 1991, além do Sul-Americano.

Os pontos no jogo de boliche

A pontuação no boliche pode variar, já que isso depende do número de pinos que são derrubados em cada jogada. Basicamente, para cada pino derrubado a gente tem 1 ponto. E ao todo, em cada partida, dá para ter até 300 pontos. Como? Através de strikes, por exemplo.

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Em cada partida, a gente tem 10 frames, certo? Que são 10 jogadas. Então, em cada jogada dá para jogar até 2 bolas. Na primeira jogada, o número de pontos é marcado em um quadrado correspondente ao frame. E os pontos da segunda bola vão para o outro canto superior. 

Quando nenhum pino é derrubado, o espaço referente aquela jogada/bola fica preenchido com um traço “-“. Isso mostra uma jogada zerada. Já o strike, que é a melhor jogada, indica um xis “x”. Enquanto que a jogada com spare é marcada por uma barra “/”.

E os pontos do strike e spare?

Quando o jogador faz um strike, que é a melhor jogada possível no boliche, ele ganha mais pontos. E a gente explica o motivo. Primeiro, ele vai ganhar o número de pontos normal, que é de 10, já que derrubou 10 pinos. No entanto, ele ganha um bônus de mais 2 bolas. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, ele ganha mais 1 jogada inteira. Assim, ele terá os 10 pontos do strike e mais os próximos pontos que vieram das próximas bolas. E ainda tem mais: a pontuação é cumulativa, sendo que quanto mais strikes, melhor para ele acumular pontos na partida. 

No caso do spare, a ideia é a mesma, só que algo muda. Nesse caso, o jogador tem 10 pontos iniciais do primeiro arremesso. Depois, mais os pontos que fizer na próxima jogada. Só que ele não ganha mais 2 bolas e sim 1 só. Para marcar 300 pontos, é preciso fazer 12 strikes.

Como jogar a bola no boliche

Esse tópico pode parecer bobo, mas não é. Saiba que como o boliche não é um esporte tão popular, muita gente tem dúvidas sobre ele. Sendo assim, considere que antes de tudo é preciso escolher uma bola que seja ideal para você, considerando peso e tamanho. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Depois disso, coloque um pé a frente e caminhe devagar. Ao chegar próximo a linha de ataque, você deve movimentar o braço com a bola que está segura na mão. Ao esticar o braço jogue a bola para baixo. O outro braço deve auxiliar no equilíbrio. 

Ao lançar a bola, lembre-se de soltar ela para que ela tenha força e atinja os pinos. O movimento, como dizem os especialistas, deve ser dançante. Assim, movimentando braços, pernas e corpo fica mais fácil de fazer a jogada. Além disso, faça uma jogada com calma. 

O glossário do boliche para iniciantes

Para quem está começando a jogar boliche e quer aprender mais, uma boa ideia é começar por entender as expressões. Criamos esse tópico para isso. Por exemplo, a canaleta é aquele acessório que evita o “buraco” que tem do lado da pista. É usado em jogos amadores. 

O boliche é um esporte? Saiba mais sobre ele
Foto: (reprodução/internet)

Double é quando o jogador consegue dois strikes consecutivos. Já Dutch 200 é uma partida de 200 pontos, que vem com strikes e spakes alternados. Five bagger é quando se consegue a façanha de fazer 5 strikes consecutivos. Furar é quando se erra totalmente os pinos. 

Railroad é quando os pinos que restam possuem distância maior. E isso torna obrigatório o lançamento de um pino sobre o outro para que todos caiam. A mesma ideia do Split, que é a situação dos pinos afastados, dificultando a derrubada de todos que ainda restam lá. 

Os maiores campeões de boliche

Se a gente considerar o boliche no Pan-Americano, a gente vai ver que os Estados Unidos, disparadamente, são os melhores. Eles possuem 21 medalhas de ouro. Depois, vem o Canadá com 4, o México com 3, a Colômbia com 4 e o Brasil com 1. 

Já no sul-americano, a Venezuela é a que mais tem medalhas, sendo 3 ouros. Depois, vem a Colômbia, com mais 1 ouro. Há uma última informação que diz que a Federação Internacional está “negociando” uma entrada do boliche nas Olimpíadas.