Sky Surfing – Conheça curiosidades sobre esse esporte

O Sky Surfing é aquele tipo de que esporte que une várias modalidades. Primeiro, ele é um tipo de paraquedismo, isto é, salto de paraquedas. Ao mesmo tempo, usa uma prancha em queda-livre para acontecer, por isso, tem o nome de surfing também. 

ANÚNCIO

Os praticantes podem partir de grandes alturas com as suas pranchas aéreas para fazer manobras, como curvas, loopings e acrobacias de todo o tipo. É um tipo de esporte radical que tem ganhado o coração de muita gente e acelerado os batimentos também. 

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A criação do Sky Surfing

O modo mais tradicional de conhecer um assunto novo é saber de onde ele veio, concorda? Então, saiba que o Sky Surfing (ou skysurfing) foi inventado por paraquedistas franceses, o Dominique Jacquet e o Jean-Pascal Oron. Isso foi lá no ano de 1986.

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

O esporte só se tornou conhecido em 1990 e foi em 1996 que virou esporte de fato. A popularização do esporte ganhou força junto com outras modalidades, como o paraquedismo freestyle e o freeflying. 

ANÚNCIO

Ainda falando da popularização do sky surfing, saiba que ele se tornou visado quando empresas famosas e marcas conhecidas citaram o esporte. É o caso da Coca-Cola, da Pepsi, d AT&T e da Sony. Hoje, a Red Bull é quem mais incentiva o esporte. 

A prancha do Sky Surfing

Esse texto foi criado para que trouxesse curiosidades do sky surfing. Afinal, o esporte é muito radical e pouco conhecido entre os brasileiros. E esse primeiro tópico já vai matar uma coisa que quase ninguém sabe: o tamanho da prancha do sky surfing.

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A verdade é que as pranchas usadas são menores do que as pranchas de surfe. Por isso, elas se parecem mais com as pranchas de snowboard ou seria como um tipo de prancha de skate mais longa. O fato é que é uma prancha adaptada para esse esporte.

ANÚNCIO

Depois disso, saiba que existem amarrações personalizadas que prendem a prancha nos pés dos competidores e saltadores. O sistema pode ser removido com um sistema de anéis, o mesmo usado para cortar os paraquedas.

As posições do Sky Surfing

Atualmente, a posição neutra do sky surfing é aquela que mais ajuda na estabilidade, isto é, é a que fica em pé na prancha durante a queda-livre. Aliás, essa é a melhor posição para o lançamento do paraquedas principal durante o percurso. 

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Ainda para entender a questão da posição, saiba que a prancha, por ser rígida, em atrito com o vento faz com que o equilíbrio seja o maior desafio para o profissional que salta. Assim, o skysurfer ou jumper como alguns chamam tem que controlar a posição do corpo para não virar.

Aí vem o outro desafio, além das manobras, conseguir abrir o paraquedas. A dificuldade não está de fato em fazer a abertura, mas sim em estar em uma posição confortável e correta para isso. Para terminar o tópico das posições, as mais conhecidas são loops, roll e giros.

A padronização do Sky Surfing

Hoje em dia, para padronizar os eventos de sky surfing, o que se tem é uma modalidade que pode acontecer em competições através de equipes que são formadas por 2 atletas. Logo, tem o skysurf, que é quem vai fazer as manobras e o cameraflyer, que voa para filmar o parceiro.

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Assim, a ideia é que a câmera grave a performance do esportista. A câmera de vídeo fica no capacete do praticante e tem outra que pode ser manuseada pelo outro praticante. Tudo isso contribui para a melhor apresentação do espetáculo aéreo. 

O que vale é fazer o maior número e também as mais arriscadas manobras no ar, de forma que resultem em uma performance artística incrível. Os pontos são individuais e se somam ao fim da apresentação. No Brasil, a competição ainda não é conhecida. 

As competições do Sky Surfing

Nos dias de hoje, a gente pode notar uma grande variável de competições que foram criadas, outras deixaram de existir, algumas são novas e muito mais. Se o assunto é sobre o sky surfing, saiba que a FAI World Air Games é um grande sinônimo de aventura.

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Também dá para falar do SSI pro tour e dos jogos ESPN X. Fora isso, também existem os campeonatos nacionais, especialmente nos Estados Unidos, no reino Unido e na Suíça. Em nível continental, há o Boards Over Europe e em nível mundial o Sky Surfing World Cup.

O primeiro campeonato mundial de sky surfing aconteceu em Efes, na Turquia, no ano de 1997, sendo organizado pelo Comitê Internacional de Paraquedismo. No ano anterior, porém, a gente teve um mundial organizado pela ESPN e pela SSI. 

Os principais nomes do Sky Surfing

Outra curiosidade desse esporte, mesmo que a gente falou que ele não é tão popular no nosso país, é que tem um brasileiro na lista de mais conhecidos do mundo. Isso porque o Guilherme Pádua é um cameraflyer que atua junto com o francês Patrick de Gayardon (falecido em 1998).

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o Patrick é considerado o pai do skysurf e eles foram campeões mundiais em 1996. Ainda assim, é preciso dizer que além do Guilherme existem pouquíssimos skysurfers no Brasil e os que se interessam pelo esporte acabam indo praticar em outros lugares. 

Aqui já entra a próxima curiosidade. Também foi no ano de1996 que a Federação Aeronáutica Internacional oficializou o Sky Surfing como uma modalidade do esportiva. E ao vencer nesse ano, o Patrick se tornou o atleta mais conhecido. 

Sobre o Patrick de Gayardon

O Patrick é um dos pioneiros no esporte. Ele era conhecido como alguém que amava aventura. Era famoso por expandir os limites do paraquedismo e foi quem mais vibrou com a aparição do sky surfing. Inclusive, chegou a vencer um dos primeiros campeonatos. 

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Porém, ele também tinha fama de fazer modificações em suas pranchas e paraquedas, o que é natural desses esportistas. O problema é que em 1998, ao testar a sua nova modificação, ele caiu e não sobreviveu ao acidente. Isso foi no Havaí, quando ele estava com o parceiro Adrian Nicholas.

Mais tarde, a sua morte foi atribuída a um erro de manipulação que ele mesmo cometeu ao fazer a modificação na asa do seu paraquedas. Depois dele, outros skysurfers notáveis surgiram, como Mike Frost, Sean McCormick, Troy Hartman, Rob Harris e Eric Fradet. 

As imagens do Sky Surfing

Já que falamos das filmagens, vale notar alguns pontos. Quando o skysurfer é filmado por outro paraquedista, o que acontece é que dá a impressão de que o competidor está flutuando no ar, como se estivesse em uma onda do mar. 

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Isso cria a ilusão de que ele está flutuando no vento, ok? No entanto, na prática, o que acontece é que ele está caindo ao solo em velocidades bastante rápidas, por isso, se chama queda livre. A velocidade da queda varia conforme a orientação. 

No Youtube, dá para ver várias cenas do Sky Surfing e você vai entender melhor essa ilusão de ótica que é causada pelo vídeo que é filmado pelo outro profissional. Para quem avalia as manobras é preciso ter muita atenção nos detalhes. 

Quem pode praticar o Sky Surfing

Esse tópico talvez seja o que mais vai surpreender você. Porque para praticar o sky surfing, você não tem apenas que ter coragem, ok? Acabamos de falar que são poucos os praticantes atuais. Mas, você pensou no motivo para isso?

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A verdade é que apenas pessoas que gostam do risco aéreo e que tenham mais de 500 saltos no currículo podem praticar o Sky Surfing. Ou seja, não é para qualquer um, né. Isso quer dizer que somente os mais experientes é que estão aptos para o esporte.

Aliás, o Sky Surfing é visto por muita gente como uma espécie de paraquedismo de nível hard, sabe? É bem mais arriscado do que o salto de paraquedas e exige ainda muita flexibilidade do atleta em termos de acrobacias e manobras aéreas. 

O Sky Surfing na mídia

No começo do texto, a gente falou um pouco da popularização do esporte. Mas, também é importante dizer que isso se deu através da aparição do sky surfing em filmes e campanhas publicitárias, o que aconteceu a partir dos anos 2000.

Sky Surfing - Conheça curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia, o filme Silver Surfer tem cenas do sky surfing e foi lançado em 2002. Já a Ralph Lauren criou uma marca de perfumes que se chama Extreme Polo Sport e usa as imagens do sky surfing na sua propaganda. 

E como comentamos da Red Bull, hoje a empresa é a maior influenciadora do esporte, sendo que patrocina atletas e eventos. Alguns canais de TV esportivos também ajudam a colocar a modalidade na mídia nos dias atuais, como a ESPN.

As possíveis doenças dos skysurfers

Esse tópico vai ser o último e também o mais infeliz de todos aqui do texto. Saiba que muitos competidores usam ataduras em várias partes do corpo, especialmente nas extremidades, para conseguirem fazer movimentos que exigem a força G. 

O problema é que essa técnica de bandagem pode ser muito dolorosa e gerar doenças, como a paralisia temporária dos dedos, além dos sangramentos subconjuntival, que nada mais é do que do um “problema” no vaso sanguíneo do olho.