Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo

Temos aqui a lista dos estádios de futebol mais caros do mundo. A grande maioria fica na Europa, especialmente na Inglaterra e na França. Porém, tem um que fica na América do Sul, bem no Brasil. Você sabe qual é? 

ANÚNCIO

Os custos de construção deles é o que mais impressiona. A gente vai começar falando de um que teve um valor de 0,2 bilhão de dólares. Mas, o mais caro de todos custou praticamente 1,5 bilhão de dólares e com certeza você sabe de qual estádio estamos falando. Leia e comprove!

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Parc Olympique Lyonnais (França)

O antigo Stade des Lumiéres foi reconstruído a partir de 0,29 bilhão de dólares. Hoje, ele é chamado de Parc OL, sendo um estádio de futebol que fica em Décines-Charpieu, em Lyon, na França. Ele permite mais de 50 mil espectadores e é do clube Lyon. 

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O estádio, no entanto, pertence ao grupo de investimentos OL Groupe. O investimento foi alto porque ele visava a Eurocopa de 2016, além de ter sido palco para os jogos da Liga Europa de 2017. Mais tarde, também foi sede para a Copa Mundial Feminina de Futebol, em 2019.

ANÚNCIO

A inauguração foi em janeiro de 2016 e ele tem grama natural. O jogo com maior público da Eurocopa foi na partida da França contra a Irlanda, pelas oitavas de final, com 56,2 mil espectadores, passando aquela que seria a capacidade máxima. 

Friends Arena (Suécia)

O nome do estádio é esse mesmo, Arena da Amizade. Ele fica em Estocolmo, na Suécia e é da seleção sueca de futebol, além de ser do AIK, um clube do país. Ele foi construído sob o antigo Rasunda. A abertura foi em 2012, no jogo da seleção contra a Inglaterra.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O custo dele na construção foi de 0,34 bilhão de dólares. Além de jogos de futebol, o estádio também recebe shows musicais, como do grupo Swedish House Mafia. Também já recebeu um concerto da Iron Maiden e foi sede da UEFA Europa League em 2016.

ANÚNCIO

Curiosamente, a capacidade é diferente para o tipo de evento. Para jogos de futebol, ele permite até 50 mil pessoas. Mas para o caso de concertos musicais, a capacidade sobe para 65 mil pessoas. O dono é a Associação Sueca de Futebol. 

Stade Pierre-Mauroy (França)

0,38 bilhão de dólares foi o custo do Grand Stade Lille Metropole, como é conhecido. Ele é o maior estádio de futebol de Lille, na França e foi construído especialmente para a UEFA Euro de 2016. Hoje, é palco dos jogos do Lille. 

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Usa grama natural, permite mais de 50 mil pessoas e a construção se iniciou em 2009, porém, a inauguração oficial só veio 9 anos depois. O Lille é um clube de futebol francês conhecido no país, sendo que tem a Copa Intertoto da UEFA como principal título.

Fora isso, há títulos nacionais, como o Campeonato Francês de 2020-2021. O elenco atual tem o goleiro brasileiro Léo Jardim. Inclusive, é um dos clubes com mais estrangeiros. Os únicos franceses são Jeremy Pied, Benjamin André, Jonathan Ikoné, Jonathan Bamba e Isaac Lihadji.

Donbass Arena (Ucrânia)

O estádio de futebol que fica em Kiev e é do Shaktar Donetsk é considerado um dos mais caros do mundo porque ele exigiu investimento de 0,37 bilhão de dólares ou algo como 320 milhões de euros. Isso faz com que cada assento tenha uma média de R$ 18,2 mil de custo.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele foi inaugurado em 2009 e teve um público recorde de 53,2 mil pessoas em 2012, no jogo contra o Dínamo de Kiev. Foi palco de alguns jogos da Eurocopa de 2012. No entanto, a história mais recente dele é bem triste. E você vai se lembrar.

Isso porque em 2014, o estádio foi alvo de ataques, que visavam os membros da Guarda Nacional da Ucrânia e do partido ultranacionalista do Setor Direito. As explosões foram na madrugada e ninguém ficou ferido. No mesmo ano, um novo bombardeio aconteceu. 

Emirates Stadium (Inglaterra)

A partir daqui nós vamos ter um top 5 dos estádios de futebol mais caros do mundo. Saiba que entre eles, a maioria é inglês. Inclusive, esse aqui, que fica em Londres, na Inglaterra e é do Arsenal. Ele é um dos mais antigos entre os mais caros, sendo que foi inaugurado em 2006.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O valor do Emirates Stadium foi de 0,7 bilhão de dólares investidos. Aqui vale a pena a gente falar de uma curiosidade. Entre os nomes abaixo de estádio, esse é o único que tem o nome de uma empresa, a Emirates Airlines, uma companhia aérea muito famosa.

  • Em termos de história, o Stamford Bridge, do Chelsea, em Londres, é de 1877

Isso porque o nome inicial seria de Ashburton Grove, que é o nome da rua onde ele fica. Porém, a companhia aérea pagou 100 milhões de libras para ter o nome estampado no estádio. Foi uma estratégia de marketing que financiou boa parte do projeto. 

Estádio Nacional (Brasil)

Entre os estádios de futebol mais caros do mundo, o primeiro da América fica no Brasil. O Estádio Nacional é da seleção brasileira e fica em Brasília. Ele foi construído para a Copa do Mundo. As obras se iniciaram em 2010 e ele foi inaugurado em 2013. 

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O custo do estádio brasileiro foi estimado em 0,8 bilhão de dólares. Se você é brasileiro e não ouviu falar desse estádio ainda, saiba que é o antigo Mané Garrincha. Ele é focado em focado, mas também foi feito para receber outros esportes, sendo que faz parte de um complexo.

  • Comparação: o Maracanã custou ¼ disso tudo em duas etapas de reconstrução

Com a nova reforma que aconteceu para a Copa, a capacidade passou de 45,2 mil pessoas para mais de 72,7 mil espectadores. Assim, ele se tornou o segundo maior estádio de futebol do Brasil e um dos maiores da América do Sul, ficando atrás do Maracanã. 

Estádio Krestovsky (Rússia)

Agora vem o estádio de futebol que é do Zenit, da Rússia, mais especificamente em São Petersburgo. O curioso é que ele levou praticamente 9 anos para ficar pronto, entre o início das obras e a inauguração, que foi em 2017. O investimento não foi singelo.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele custou 1,1 bilhão de dólares. Como você deve ter imaginado, esse estádio foi feito especialmente para a Copa do Mundo de 2018. Ele possui capacidade para 69 mil espectadores e é usado hoje como sede do campeonato europeu de futebol. 

  • Mas, durante a Copa de 2018, a abertura e encerramento foi no Estádio Lujniki

Aliás, ele foi escolhido como palco da final da Liga dos Campeões de 2021. Além de ter sediado a disputa de uma semifinal e do jogo do 3º lugar na Copa do Mundo de 2018. Nesse dia, o público chegou a 64,4 mil espectadores presentes. 

Tottenham Hotspur Stadium (Inglaterra)

O nome do estádio já indica quem é o seu time mandante, certo? O Tottenham. Ele fica em Londres, na Inglaterra e começou a ser feito em 2013. Sendo que em 5 anos foi inaugurado. Aliás, dos estádios mais caros, é o mais recente, desde 2018.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O custo dele foi de 1,33 bilhão de dólares. Um dos fatos curiosos é que ele não foi construído sobre um estádio antigo, mas ao lado dele. O antigo estádio era o White Hart Lane, que foi demolido em 2017. Agora, o novo palco recebe mais de 62 mil pessoas. 

  • O St. Jame’s Park é um dos mais antigos da Inglaterra: 52,4 mil espectadores

Ele é considerado o maior estádio particular de Londres e o segundo maior de clubes de futebol do país. Curiosamente, o Lucas Moura é o primeiro jogador a marcar um hat-trick nesse estádio, o que aconteceu na vitória do Tottenham por 4 a 0 contra o Huddersfield.

Wembley Stadium (Inglaterra)

Esse é o estádio de futebol da seleção inglesa. Ele começou a ser construído em 2003 e foi inaugurado 4 anos depois. O custo total foi de 1,5 bilhão de dólares. Ele fica em Londres. O estádio mais famoso da Europa permite até 90 mil pessoas.

Conheça os estádios de futebol mais caros do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, é o maior estádio de todo o Reino Unido, sendo também o segundo maior da Europa, ficando atrás apenas do Camp Nou, que é do Barcelona, na Espanha. O Wembley tem administração da Football Association, ou seja, não é privado de algum clube. 

  • O estádio com maior capacidade do mundo é o May Day, da Coréia do Norte: 150 mil

A construção do Wembley, apesar dele hoje ser visto com estádio de futebol, foi para agregar competições de outros esportes também, como rúgbi e atletismo. Aliás, atualmente, ele também é famoso por acolher shows e espetáculos musicais. 

O estádio esportivo mais caro do mundo

Se a gente considerar todos os esportes e não apenas o futebol, saiba que o MetLife Stadium, que é do Futebol Americano, é o mais caro de todos. Ele teve um investimento de 1,7 bilhão de dólares em termos de obras. Ou seja, 0,2 bilhão a mais que o Wembley.

Atualmente, é o campo de jogo do New York Jets e do New York Giants, ambos da NFL (National Footbal League). Ele fica em East Rutherford, nos Estados Unidos e foi inaugurado em 2010, após 3 anos de construção. Hoje, é uma referência na área da construção de estádios.