Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia

Esse país tem sido muito lembrado pelas guerras, como está acontecendo agora. Mas leve em conta que a Rússia foi um verdadeiro império do esporte, Desde a época da União Soviética. Isso pode ser notado desde os primeiros títulos que vieram em Jogos Olímpicos, na Era Moderna.

ANÚNCIO

E também pelo fato de que o país tem hoje alguns dos esportes mais loucos do mundo e que estão acontecendo na atualidade. Dessa forma, fizemos um conteúdo muito bacana que traz assuntos históricos e atuais em paralelo. Saiba tudo sobre o esporte na Rússia.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

A Spartakiada

Se o nome te lembrou sobre Olimpíadas, saiba que tem relação. A Spartakiada era um tipo de evento esportivo internacional em que a União Soviética usou como oposição contra os Jogos Olímpicos. A primeira edição aconteceu em 1928, em Moscovo. 

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

O nome tem a sua própria curiosidade, já que vem de Escravo e Espártaco. Isso porque envolveu escravos de diversas origens étnicas do Império Romano e defendia um tipo de evento que não fosse aristocrata e tampouco modernos capitalistas.

Apesar de não ter tido a mesma continuidade dos Jogos Olímpicos, a história mostra que esse evento foi muito importante para que se criasse a cultura desportiva no país. Durante o comunismo, esse tipo de evento influenciou outros no mundo todo, como na Albânia. 

O padrão esportivo GTO

Essa é uma história que é muito interessante de ser estudada e tem tudo a ver com o esporte russo. Em 1932, criou-se um padrão de aptidão física chamado GTO (Gotov k Trudu i Oborone) ou seja, Pronto para o Trabalho e a Defesa.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

A ideia era que o cidadão soviético fosse um bom corredor, um bom saltador, um bom atirador, um bom lançador, um bom nadador e representasse recordes esportivos também na barra fixa. Ou seja, um “Superman dos esportes”. O sucesso daria a ele um distintivo.

ANÚNCIO

A partida de futebol que aconteceu na Praça Vermelha

A Praça Vermelha é um dos lugares públicos mais conhecidos de toda a Rússia. Ela fica em Moscou e é muito conhecida por ser sede de desfiles militares, especialmente aqueles que aconteciam durante a época da União Soviética.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

O nome vem do fato de que a cor dos tijolos que estão ao redor dela é vermelha? Não. Será que vem do fato de que ali nascia um comunismo? Também não. Mas, a verdade, como contam historiadores, é que o nome vem da palavra russa que também significa bonito.

O fato histórico aqui é que existiu uma partida de futebol na Praça Vermelha em 1930, no qual Ióssif Stálin estava como espectador. Ele era um fã de esportes e o jogo foi programado para acontecer no final de um desfile de educação física. O jogo foi entre titulares e reservas do Spartak de Moscou.

Como é o esporte na Rússia hoje

Ao se avaliar os resultados olímpicos da Rússia é possível notar que o país é muito forte em eventos esportivos. E há bons motivos para isso acontecer. As atividades físicas fazem parte da vida dos russos desde cedo, nos primeiros anos de vida. 

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, as crianças possuem escolas estruturadas para começaram a competirem, como em ginásios, quadras e equipamentos esportivos de alta qualidade. Mesmo no inverno, onde o frio é muito intenso, os esportes não param porque as instalações são adaptas para isso.

Conforme informações do governo russo, mais de 52% das pessoas praticam esportes todos os dias, inclusive, crianças e idosos. Entre os esportes preferidos deles: hóquei, vôlei, natação e ginástica, além do futebol, que é paixão mundial. 

1 – O campeonato de tapa na bunda

Essa notícia saiu não faz muito tempo. Aliás, fazem apenas alguns dias. Logo, a Rússia voltou a aparecer no noticiário esportivo por ter criado mais um esporte curioso, o que tem sido bastante comum em toda a história da civilização moderna. 

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Essa competição ganhou o nome de “Booty Slapping Championship”. Assim, o objetivo é deslocar o oponente com um tapa nas nádegas. Logo, a ideia vem desde 2019, com base em informações do Daily Mail, só que ganhou força em 2021, com o sucesso dos eventos.

A modalidade foi idealizada pela primeira vez por Yashankin Cup, sendo que aconteceu na Sibéria, no território russo. Na ocasião, ela foi disputada apenas por mulheres. O duelo trouxe lutadoras que tentavam fazer com que a adversária perdesse o equilibre com os tapas.

A repercussão do tapa na bunda

No primeiro torneio organizado, a vencedora foi a modelo russa Nastya Zolotaya. Ela ficou conhecida nos dias seguintes como a “Rainha do Tapa na Bunda”. Assim, com base no Daily Star, ela se manteve com o título por mais tempo por conta da pandemia.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Assim, acredita-se que para esse ano, em 2022, uma nova edição da competição seja criada para que a Zolotaya dispute novos duelos e se mantenha com o cinturão ou passe adiante. Na internet, existe um vídeo que traz as imagens da final que foi disputada entre 4 finalistas.

2 – Um tipo de luta dentro do carro

Parece loucura e talvez realmente seja, amigos. Essa nova modalidade só poderia ser russa. E tem ganhado bastante público nos dias atuais devido aos vídeos que são promovidos em toda a internet mundial. O ringue é o carro e esse é o maior diferencial para a modalidade existir. 

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Por esse motivo, a luta ganhou o nome de “Car Jitsu”. Logo, é um esporte onde os lutadores ficam dentro de um veículo e devem se golpear. Inclusive, vale usar qualquer parte do carro para imobilizar o oponente. Essa luta muito louca é inspirada no Jiu Jitsu.

O nome por trás do esporte é Vik Mikheev, um russo que é lutador de MMA e faixa preta em judô e do jiu jitsu. Ou seja, conhece bem do ringue. Ele teve a ideia quando pensou em treinar em um espaço que fosse mais reduzido, como é o caso do carro.

A repercussão da luta dentro do carro

O inventor do esporte maluco conta que foi em outubro de 2020 que ele e os amigos começaram a lutar dentro do carro e criaram os torneios regionais. Assim, a partir da aplicação de artes marciais em um espaço confinado nasceu o Car Jitsu.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, a competição envolve dois rounds de 3 minutos cada um, sem a possibilidade de tempo extra. Em casa assalto, os competidores devem começar no banco do motorista ou do carona. Mas, podem se movimentar até chegarem aos bancos traseiros.

Os acessórios internos dos carros usados como campos de batalha podem fazer parte da briga. Entre eles, cintos de segurança, espelhos e até mesmo o volante. Se a luta estiver com indícios de empate, os oponentes vão para o banco traseiro para definir o vencedor.

3 – O turismo de montanha

Esse é um esporte russo diferente, mas nem tanto. Se a gente considerar algo próximo de um “rally humano”. Assim, a ideia é que eles atravessem um ponto, indo de A a B. Só que, obviamente, esse caminho não é assim tão simples, leve e nem mesmo reto.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

É preciso que se tenha muito conhecimento sobre escaladas, trekkings, além das técnicas de sobrevivência. Na internet, existe um caso que é contado sobre Andrey Lebedev, um dos esportistas mais famosos dessa modalidade. 

Em um dos desafios, ele percorreu durante 26 dias mais de 220 quilômetros entre montanhas, rios, vales, cumes, desertos e muito mais. Ou seja, além do preparo físico é preciso ter um psicológico forte para vencer essa competição que é extrema.

A repercussão do turismo de montanha

Apesar de não ser conhecido em outros países tanto como é na Rússia, considere que esse esporte extremo e muito radical possui ao menos 6 categorias que estão incluídas no campeonato nacional russo. Logo, faz dele um tipo de competição muito real.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, os organizadores sempre fazem questão de lembrar que não se trata de uma escalada porque a ideia não é ir até o topo e voltar. Mas, é sobre ir até o topo e continuar o roteiro a partir dali. As categorias são divididas pelas dificuldades.

A Rússia como liderança no xadrez mundial

E como citamos os esportes mais bizarros da Rússia, agora é hora de lembrar também aquele esporte muito popular no qual a Rússia é uma potência, o xadrez. Dessa forma, considere que tudo começou a ganhar força em 1948, quando Mikhail Botvinnik ganhou o mundial do esporte.

Saiba quais são os 3 esportes mais bizarros da Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Assim, após a vitória, o jogo se transformou em um esporte nacional. A escola de xadrez soviética se mantém na liderança mundial até os dias atuais, alternando com outros jogadores internacionais. Entre os nomes mais conhecidos: Tal, Petrosian, Spansski, Karpov e Kasparov.

As sanções aos esportes russos

Vale a pena considerar que algumas coisas mudaram com a Guerra da Rússia, que está acontecendo contra Ucrânia até a produção dessa matéria. Praticamente todas as organizações esportivas já sancionaram as punições aos russos, de modo que não participem de novos eventos. Como aconteceu nos Jogos Olímpicos. 

A Federal Internacional de Futebol (FIFA) fez um comunicado recente falando da suspensão de todas as seleções russas das competições dessa modalidade. O mesmo para outros esportes, como atletismo, hóquei no gelo, Fórmula 1, tênis, vôlei, badminton, canoagem, curling, etc.