Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar

O rúgbi é um esporte que tem sido apreciado por muitas pessoas. Inclusive, em pequenas cidades existem clubes e times de rúgbi que disputam campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais. No entanto, apesar disso, nem todo mundo sabe como jogar rúgbi.

ANÚNCIO

A ideia desse conteúdo é mostrar como o jogo funciona para que, a partir disso, seja possível se prevenir de possíveis lesões, machucados e até mesmo traumas. Afinal, estamos diante de um esporte coletivo e violento, dependendo do seu ponto de vista. 

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Para entender cada um dos pontos importantes, leia os tópicos:

  • Como acontece o jogo de rúgbi;
  • Como pontuar mais no rúgbi;
  • As colisões permitidas no rúgbi;
  • Os cuidados ao praticar o rúgbi.

Como acontece o jogo de rúgbi

Para saber os cuidados ao jogar rúgbi, a primeira coisa é entender o jogo. Então, vamos lá. Atualmente, existem duas versões do jogo de rúgbi. A primeira é chamada de Rugby Union é a mais conhecida. A outra é Rugby League. No decorrer do artigo vamos ver a diferença. 

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Para esse primeiro momento, o que importa mesmo é considerar que o rúgbi é disputado por duas equipes de 15 jogadores cada uma. A partida dura 2 partes de 40 minutos cada uma. E o relógio do tempo só para se algum jogador da 1ª linha precisar de cuidados médicos.

De maneira resumida, considere que o objetivo do jogo é um só: marcar o maior número de pontos. E para entender isso, considere que existem as linhas imaginárias da bola, que vão ditar as regras sobre a pontuação. Veja mais disso no próximo tópico. 

As pontuações do jogo de rúgbi

A partir da linha imaginária, considere que ela separa os dois times nos lados dos campos. Então, se algum jogador do tiver estiver a frente da linha da bola, do lado adversário, ele está fora de jogo e algum passe para ele será irregular e se transforma em penalidade.

ANÚNCIO

Logo, a regra passa a partir do jogador que está portando a bola: é ele quem deve ir ao ataque. O passe pode ser feito com as mãos (para o lado ou para trás) ou com os pés (para frente, só que só pode ir atrás da bola quem estiver na linha ou trás de quem chutou).

A partir disso, saiba que o try vale 5 pontos, a conversão soma 2 pontos, o drop gol mais 3 pontos e o penalty gol soma outros 3 pontos. Agora, se está afim de aprender como marcar mais pontos a partir dessas jogadas, leia o próximo tópico.

Como pontuar mais no rúgbi

A verdade é que todo jogador de rúgbi quer mesmo é marcar o try. Assim, ele precisa alcançar ou ultrapassar a linha de in-goal (linha de fundo) do adversário. E ainda apoiar a bola contra o solo. O try ainda dá direito a um chute a gol para o time pontuar.

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Já a conversão, que é esse tipo de bônus do try, dá a equipe atacante o direito a um chute único e que vale 2 pontos. O local do chute poderá ser qualquer um da linha imaginária paralela às laterais e perpendicular ao local do try.

O try convertido é quando o chutador acertou a conversão, marcando um total de 7 pontos. Já quando o jogador é impedido de conseguir um try, então, ele penal try, que dispensa a conversão e vale, também, os 7 pontos. Esse tipo de chute acontece após faltas graves.

O drop goal no rúgbi

A outra maneira de pontuar mais no rúgbi é marcando os drops goals. Ou seja, em qualquer momento da partida é possível que um jogador tente isso. Para ele ser válido, saiba que é preciso tocar a bola no chão antes dela ser chutada em um bate pronto. 

O drop goal vale 3 pontos. Resumidamente, isso acontece quando o jogador, no meio da partida, tenta chutar a bola entre os postes do H do adversário. Se a bola passar as traves, o jogo recomeça a partir dos 3 pontos. Em caso contrário, o jogo continua.

As colisões permitidas no rúgbi

Existem ações e colisões que são permitidas no rúgbi, ainda que possam causar muitos estragos. Ops, muitas lesões, dores, machucados e até mesmo traumas e contusões. O tackle é um deles.

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Então, tackle ou placagem nada mais é do que um tipo de defesa que é feita agarrando o jogador adversário que estão portando a bola. Assim, ele é levado para o chão para que a retirada da bola dele possa ser feita através do ruck.

O ruck acontece quando um jogador é placado e solta a bola. Assim, eles empurram uns aos outros para fazer a bola ficar do lado do seu time. Os jogadores que estão dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.

Outras estratégias de defesa e ataque no rúgbi

O maul também é parecido com o ruck em termos de defesa/ataque. Sendo assim, é quando três jogadores, do qual um possui a bola, fazem contato entre si. A diferença para o ruck é que a bola não se encontra no chão e sim na mão do jogador. 

Scrum é quando se tem uma formação ordenada. É mais comum de ser usada em casos de penalizações. Um exemplo é quando os avançados das duas equipes se formam uns contra os outros. Quem não faz parte do scrum tem que estar há 10 metros da formação.

Quando a bola sai pela lateral, tem como repor ela através do alinhamento. Nesse caso, há o lançamento da bola por cima da cabeça. E tem ainda o mark ou marco, que é quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe pega ela sem cair no chão dentro da área de 22 metros.

O que não é permitido no rúgbi

Existem muitas penalidades no rúgbi, que explicam sobre o que não pode ser feito. Basicamente, essas faltas se dividem entre 4 categorias. Punt é um chute para frente, scrum é uma formação estratégica, run é correr com a bola e penalty goal é tentativa de chute.

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, o pass forward é uma falta que acontece quando a bola é passada com as mãos para frente. O que não é permitido. Então, marca-se uma penalidade através do scrum. Avant é quando o jogador deixa a bola cair para frente sem a intenção e aí também se forma o scrum.

Em uma partida de rúgbi podem existir 3 ou 4 árbitros. Assim, o principal apita e conduz o jogo dentro de campo. Enquanto os outros são laterais, como bandeirinhas do futebol. Em jogos internacionais e grandes ligas, tem o árbitro de vídeo também. 

Os árbitros do rúgbi

O curioso é que os jogadores não podem falar e nem discutir com os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir a ele. Em caso de desrespeito a essa regra, o árbitro pode dar o cartão amarelo (expulsão por 10 minutos) e cartão vermelho (expulsão permanente). 

Os cuidados ao praticar o rúgbi

Como deu para notar com esse entendimento sobre como funciona o rúgbi, saiba que por ser um esporte muito violento e agressivo, ele exige cuidados físicos antes mesmo da partida começar. Então, veja mais nas próximas linhas e saiba como se prevenir nesse jogo de colisões.

Rúgbi – Saiba os cuidados antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Só para se ter uma ideia disso. Considere que um estudo da Universidade de São Paulo e do Centro Universitário São Camilo mostrou que 24% das lesões em partidas de rúgbi são por conta do tackle. O rúgbi é o segundo esporte mais violento do país.

A partir disso, fica recomendado, de forma obrigatória, o uso de equipamentos de proteção, como capacetes, para prevenir as lesões possíveis. Além do mais, os atletas devem fazer trabalhos de elasticidade e de força muscular antes das partidas.

O alongamento dos músculos

Ainda com foco nesse esporte de contato e colisão, educadores físicos e profissionais da saúde recomendam o alongamento porque ele prepara o músculo para uma carga maior, além de aumentar a circulação das áreas trabalhadas, melhorando o desempenho esportivo.

Aliás, para terminar as dicas de cuidados para praticar o rúgbi, lembre-se de que é preciso consultar o médico para atestar a sua saúde para essa prática esportiva. Assim, ele poderá solicitar os devidos exames e testes para validar o seu potencial participativo no rúgbi. 

A morte de um jogador de rúgbi em 2020

Há alguns anos, a morte de um jogador de rúgbi causou muita polêmica. Isso aconteceu em um jogo profissional e Joel Dark tinha 19 anos. Ele sofreu uma lesão no cérebro e a família do atleta estava presente no momento do acidente. O fato foi confirmado pela Newcastle League, liga de Rúgbi da Austrália. 

Ele levou uma pancada na cabeça na estreia como profissional e, apesar de ter passado por duas cirurgias, ele não resistiu e veio a óbito. Ele ficou internado em estado crítico por 5 dias. Ele era primo de Boyd Cordner, jogador do Sydney Roosters e da seleção da Austrália.