O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?

Você deve saber a resposta para essa pergunta. Só que se está com dúvida, a gente conta: o quadribol é um esporte que não existia até ser inventado por uma escritora chamada J. K. Rowling, que escreveu a saga do menino bruxo, Harry Potter.

ANÚNCIO

Portanto, era um esporte fictício. E a gente diz “era” porque há notícias de que hoje em dia ele começou a ser praticado em alguns lugares do mundo. Abaixo, a gente vai contar um pouco desse esporte, como ele funciona, as regras e tantas outras curiosidades. Acompanhe.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/Warner Bros)
  • Entenda o que é o quadribol
  • Como funciona o quadribol
  • Os movimentos do quadribol do Harry Potter
  • O quadribol como esporte moderno
  • As regras do quadribol real
  • Os jogadores do quadribol
  • O final do jogo de quadribol
  • A Copa do Mundo de Quadribol
  • Os requisitos para jogar quadribol
  • Algumas curiosidades sem explicação dos livros
  • As vassouras voadoras

Entenda o que é o quadribol

Na expressão original, quadribol é “quidditch”. Ele é um esporte que nasceu na história do Harry Potter, criada pela autora citada acima. O esporte é bem complexo e acontece no ar, sendo praticado por bruxos em vassouras voadoras. Por isso, tão icônico.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

O objetivo do quadribol, como a maioria dos esportes, é marcar pontos e vence quem tiver o maior número de pontos até o fim da partida. Os jogos acontecem entre duas equipes, sendo que cada uma é composta por 7 jogadores. E um diferencial é que tem 4 bolas em jogo.

ANÚNCIO

A primeira é a Goles (Quaffle). Depois vem a balaços (Bludgers), sendo que são duas unidades dela. Por fim, a mais importante de todas, que é a Pomo de Ouro (Golden Snitch). A partir disso, também dá para entender um pouco das posições dos jogadores.

Como funciona o quadribol

Cada jogador tem a sua posição, sendo que existem 4 delas. Os artilheiros e os goleiros jogam com as Goles. Já os batedores são jogadores que focam nos Balaços. E, por fim, os apanhadores, que são responsáveis por tentar pegar o pomo de ouro.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/Warner Bros)

Cada equipe tem 3 artilheiros, 2 batedores, um goleiro e um apanhador. O jogo acontece em um campo oval com 3 aros de diferentes alturas e que fica em pontos extremos. Na Saga, Harry é o apanhador, que é uma posição disputada em Hogwarts.

ANÚNCIO

Isso porque se o apanhador conseguir pegar o pomo de ouro, o jogo termina e a equipe vence 150 pontos. Conforme apresentação da autora nos livros, o jogo é visto e apresentado em forma de torneios e uma Copa do Mundo. Além dos campeonatos amadores.

Os movimentos do quadribol do Harry Potter

Agora que você sabe como funciona, vamos falar de alguns fatos que foram retirados dos livros por fãs que mostram movimentos importantes desse esporte. Por exemplo, tem a Finta de Wronski. É considerado o movimento mais perigoso e um dos mais famosos também.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/Warner Bros)

Ele nada mais é do que quando um apanhador voa mais alto e mergulha de forma a atrair a atenção de outro apanhador. Assim, o adversário acha que ele viu o pomo de ouro. No entanto, a ideia é apenas desviar do adversário quando estiver próximo do chão, fazendo ele colidir ali.

Tem ainda a Manobra de Ploy, que é feita por dois artilheiros para diminuir as defesas do outro time. Assim, coloca-se um artilheiro fora da jogada por instantes. E o artilheiro, em posse da gole, penetra na defesa e sobe para atrair outros adversários. Ele larga a gole para o companheiro de baixo.

O quadribol como esporte moderno

Se os contos de Harry ficam em datas bem longínquas, saiba que em 2005 o esporte foi oficialmente criado por dois estudantes dos Estados Unidos. Daí vem o nome, que continua desde essa época: “quadribol para trouxas”.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

Ah, e se você não sabe, “trouxas” são aqueles que não nasceram bruxos, como está no conto de Rowling. Apesar de vir de uma ideia mirabolante, ela se propagou e se popularizou também. Logo, em 2 anos da primeira partida nasceu a International Quidditch Association. 

Essa é uma espécie de organização internacional do esporte. Só que para que o esporte pudesse acontecer na vida real algumas adaptações precisam ser introduzidas, como veremos abaixo. Nada de vassouras voadoras, por exemplo.

As regras do quadribol real

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. A gente vai citar aqui, a partir de agora, as regras do quadribol real, que está sendo praticado em todo o mundo e tem até Copa do Mundo, que vamos mencionar abaixo, com um vídeo explicativo.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

Antes disso, saiba que as regras dizem que o esporte une elementos do rúgbi, da queimada e de tag. Os jogos são disputados por dois clubes de 7 jogadores cada um e que precisam estar com vassouras entre as pernas o tempo todo. Parece caótico, mas não é, diz o regulamento.

As bolas se mantém as mesmas dos livros de Rowling. Tem a pomo de ouro, que é representada por um árbitro que sai correndo no campo. Depois, tem as outras, como as goles e as balaços. Já a composição do time é feita de um jeito bem peculiar. Confira.

Os jogadores do quadribol

A composição de um time se dá por 3 artilheiros que devem marcar gols. Esses gols valem 10 pontos cada um. E esses gols devem ser marcados com uma bola de vôlei, que recebe o nome de goles. Cada equipe tem também um goleiro, que vai defender os gols (que são aros).

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

Depois, vem os 2 batedores, que usam bolas de queimada, que recebem o nome de balaços, para interromper o fluxo do jogo. A ideia é uma só: nocautear os outros jogadores. Sendo que qualquer jogador atingido por um balaço está fora do jogo. E tem ainda um apanhador.

O pomo de ouro é uma bola que fica presa no cós de um pomo corredor, que é um atleta neutro ou um árbitro, que usa uniforme amarelo e faz o uso de todo os meios para evitar que seja capturado e liberado em 20 minutos. O pomo vale 30 pontos.

O final do jogo de quadribol

Há um limite de pontos que é de 70 ou mais. Ele é adicionado no placar inicial aos 20 minutos. Assim sendo, qualquer equipe que alcance esse placar ou pegue o pomo de ouro encerra a partida. Em caso de empate, o jogo prossegue para uma prorrogação.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, há de se considerar que existem ações e atitudes que não são permitidas. As faltas podem ter consequências diferentes, o que vai depender da ofensa. Por exemplo, uma falta de volta aos aros indica que o jogador tem que retornar ao seu aro de defesa.

O cartão amarelo, por sua vez, indica que o jogador passará um minuto na grande área. E o vermelho significa que ele será impedido de jogar pelo restante do jogo. Ah, e estamos falando de um jogo misto, que mistura homens e mulheres e todos os gêneros.

A Copa do Mundo de Quadribol

Você pode não ter acreditado, lá no começo, quando falamos que o esporte fictício se tornou real. E se esse é o seu caso, então, veja o vídeo abaixo, que é de apresentação da VII Copa do Mundo de Quadribol dos Trouxas.

Você vai ver que, de fato, o esporte existe. Claro que ainda não existem vassouras voadoras, né. Porém a gente encontra os círculos nas extremidades do campo. Além disso, são duas equipes disputando os jogos e o título. E as vassouras estão lá, só não voam.

Mais do que isso, há uma Federação Americana de Quadribol, que lançou um manual de regras do esporte com alterações e novidades. Tanto é que uma boa parte das regras que nós mencionamos acima vem dessa normatização criada pela Federação.

Os requisitos para jogar quadribol

Agora, pode ser que você esteja interessado em saber de uma coisa: será que é preciso ter lido todos os livros do Harry Potter para jogar o quadribol da vida real? Na verdade, não. Conforme as regras, não há requisito quanto ao número de livros lidos.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/internet)

Mas, de fato, os interessados costumam conhecer da história do menino bruxo. Por outro lado, você vai precisar saber das regras do esporte, o que acontece em todo esporte. Afinal, não dá para jogar sem saber qual o objetivo, táticas, bolas e tudo mais, não é?

Algumas curiosidades sem explicação dos livros

No entanto, apesar da beleza da criação de um esporte que vem através do livro, a gente não pode deixar de considerar que há alguns pontos que ainda não são bem explicados. Por exemplo, não é muito atraente o fato de o pomo de ouro se comportar como quer.

O quadribol existe mesmo ou é invenção do Harry Potter?
Foto: (reprodução/Warner Bros)

Isso porque ele pode sumir e aparecer de volta sempre que quiser. E na saga, quase sempre, aparece perto de Harry, o que deixa a história um tanto quanto fictícia demais. Ainda sobre o pomo de ouro há outro ponto que não se explica bem.

Por exemplo, não importa o quanto os outros jogadores tenham desempenhado o seu papel, sejam caçadores ou batedores. O fato é que se alguém pegar o pomo de ouro, que é o foco principal do quadribol, os pontos são absurdamente maiores, sendo de 150.

As vassouras voadoras

Sobre as vassouras voadoras, que existem na saga do Harry Potter, considere que elas são fabricadas em vários modelos. Por exemplo, quem leu a saga toda viu que são, ao menos, 7 delas. O Harry começou usando uma Nimbus 2000.

Mas, a partir do 3º livro, ele se apropriou de uma Firebolt.