10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler

Alguns livros sobre futebol nos deixam mais deliciados com esse esporte, que é o mais amado do mundo. Várias pesquisas já comprovaram isso sobre a sua popularidade. No entanto, há obras que também mostram um lado obscuro do esporte e que você deve conhecer.

ANÚNCIO

A gente fez uma coletânea de obras clássicas do futebol que você, enquanto amante do esporte, deveria ter na sua cabeceira de cama. Ou, pelo menos, na sua estante de livro. São obras literárias de autores renomados no mundo todo e que venceram prêmios, também. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

10 – A Liga (2020)

Vamos começar com um dos livros mais atuais que fala de futebol. Ele é do Joshua Robinson e do Jonathan Clegg. “A Liga” pretende explicar como a Premier League se tornou o negócio mais rico e revolucionário do esporte mundial. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Os autores usam de informações reais, bom humor e muita criatividade para desvendar uma parte da história do futebol inglês que pouca gente conhece. Curiosamente, eles avisam: “não é um livro sobre quem ganhou a liga. É sobre a construção de um império”. 

ANÚNCIO

O livro também é visto como ótima ferramenta de estudo de marketing e conta com mais de 360 páginas. Em sites de venda de livros, as recomendações são, em grande maioria, positivas, sendo que há citações como “muitos detalhes da história da Premier League”. 

9 – Como o futebol explica o mundo (2005)

Agora, nós temos um verdadeiro clássico. O livro é de Franklin Foer, que mostra como é que o futebol pode explicar e estar em diversas situações sociais e em várias partes do mundo, também. Ele cita como exemplo países como o Brasil, a Itália, a Escócia e tantos outros.

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Assim, acaba por concluir que “não se trata apenas de futebol”. Logo, o que temos é mais do que entender como o jogo funciona ou quem são os melhores do mundo. A gente cria, inconscientemente, uma visão muito mais ampla do futebol, com um reflexo social.

ANÚNCIO

Aliás, você já tinha pensado nisso ao ver que futebol é um esporte multicultural e que aceita todo mundo? Talvez, inclusive, seja um dos mais populares do mundo, ainda que existam atletas ganhando milhões de dólares e outros na informalidade. 

8 – A dança dos deuses (2007)

Esse é um livro dividido em duas partes. Uma parte é histórica. A outra é analítica. Portanto, o que temos um grande estudo. Do lado histórico, o autor mostra o futebol como instrumento das civilizações. Na outra ponta, ele investiga uma metáfora com outras disciplinas. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Assim, Hilário Franco Júnior cria um verdadeiro glossário do futebol. Sendo um livro ótimo para quem quer refletir sobre os sentidos ocultos no ritual esportivo. As cores das camisas, os escudos, os nomes dos clubes. Tudo isso está acerca das páginas desse livro.

E tem ainda uma parte que cita Freud. Ou seja, é um livro fantástico, que viaja em diversas outras disciplinas para explicar o que é, até então, praticamente inexplicável. 

7 – Futebol ao sol e à sombra (1995)

É, sem dúvidas, um dos melhores livros da década de 1990. Ele é do uruguaio Eduardo Galeano e conta sobre a história do futebol, só que de um jeito único. Galeano mostra um olhar muito curioso sobre o esporte. “É como se ele estivesse visto cada momento do futebol”. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Essa é uma frase de um dos leitores, que recomenda o livro. Assim, ele cria uma linha do tempo onde transcreve aquilo que se lembra. Tudo acontece através de crônicas curtas e que falam de vários temas acerca do futebol, como gols, jogos, craques, Copas e até mesmo morte.

Para quem não sabe, ele é um torcedor ferrenho do Montevidéu, mas também escreve de forma muito gostosa sobre um dos principais adversários, o Peñarol. O livro está presente em diversos países, do mundo todo. Galeano morreu em 2015.

6 – Febre de Bola (1992)

Nick Hornby é um autor muito conhecido no mundo esportivo. Só que mais do que isso, nesse livro, ele traduz o seu sentimento pelo Arsenal, um dos maiores clubes da Inglaterra. Aos 11 anos foi levado pelo pai para assistir a um jogo no campo, pela primeira vez. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

O livro dele venceu o William Hill Sports Book of the Year em 1992 e em 2006 foi incluído no kit de sócio torcedor do Arsenal. O livro tem pouco mais do que 350 páginas é se coloca entre os 11 primeiros de literatura de esporte entre os mais vendidos da Amazon. 

O autor também tem outras obras reconhecidas que, inclusive, viraram filmes. Por exemplo, Alta Fidelidade e Um Grande Garoto. Mais tarde, em 1997, ele fundou um centro de excelência no tratamento de crianças com autismo na Inglaterra. 

5 – A Bola Não Entra Por Acaso (2010)

É um tipo de livro que é indicado para quem está começando a trabalhar na gestão de clubes ou do futebol, de um modo geral. Ainda assim, é ótimo para torcedores que querem ver o mundo futebolístico fora dos gramados. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

De autoria de Ferran Soriano, o livro é assinado por um cara que foi um dos responsáveis por colocar o Barcelona, da Espanha, no patamar que está hoje, sendo um dos maiores clubes europeus. Na obra, ele cita muito a questão da gestão. 

Só que além disso, fala das dificuldades que existem na mesa de negociação com os dirigentes de outros clubes. Aliás, cita a venda de um dos maiores de todos os tempos, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho. É um livro incrível, de futebol, de marketing, de gestão. 

4 – Jogo Sujo (2011)

Esse é um dos livros mais polêmicos de todos os tempos e talvez o mais polêmico de todos dentro do assunto futebol. O autor, Andrew Jennings, ainda usa o seguinte subtítulo: “O mundo secreto da FIFA – compra de votos e escândalo de ingressos”.

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Dizem que foi a partir dessa obra que muitas apreensões e prisões aconteceram, expondo nomes importantes dentro do cenário da FIFA. Inclusive, a Organização tentou proibir o livro antes da sua publicação. Porém sem êxito. 

Jennings é considerado um autor-historiador. Isso porque foi em praticante todos os continentes buscar informações sobre as provas condenatórias e as práticas comerciais questionáveis dos envolvidos. É um livro triste, só que muito real, que vai além dos gramados.

3 – La Doce (2012)

Quem gosta de futebol e conhece o futebol latino-americano sabe o que significa La Doce, que é o título dessa obra de Gustavo Grabia. É o nome da torcida do Boca Juniors, um dos clubes mais expressivos da Argentina, da América Latina, do mundo. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

O livro, no entanto, não fala apenas de como a torcida se comporta dentro do estádio, nas arquibancadas, mas também fora dela. Assim, mostra um lado da torcida organizada que pouca gente conhece. Ele fala de poder, por exemplo.

E uma briga pelo poder que fica entre torcida e diretoria do clube e até mesmo para ter o controle do bairro. É um livro sobre o Boca, sim, só que para quem gosta de ver uma realidade diferente, uma outra visão – que é comum em outros grandes clubes também. 

2 – Guardiola Confidencial (2014)

O livro sobre o Guardiola, um dos maiores técnicos de futebol de todos os tempos, foi escrito por Martí Perarnau e tem prefácio, no idioma português, de André Kfouri. O livro ganhou o prêmio de 2014 da revista Panenka. É um livro moderno que conta sobre Pep Guardiola.

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, também está entre os clássicos da literatura esportiva. O autor teve acesso a intimidade do treinador, como no vestiário, com os colegas de trabalho e até mesmo com relação aos métodos usados por ele. 

Assim, o livro considera desde a preparação até o desfecho da primeira temporada dele como técnico do Bayern de Munique, da Alemanha. Logo, é uma biografia que traz as histórias com finais felizes e aquelas mais infelizes. É uma leitura obrigatória para quem gosta de futebol.

1 – A Pirâmide Invertida (2008)

O livro que vamos deixar aqui como número 1 é relativamente recente, de 2008. Ele foi escrito por Jonathan Wilson, que é um dos escritores esportivos mais importantes do mundo na atualidade. Além de livros e biografias, ele também é autor do Guardian e do The Blizzard. 

10 livros sobre futebol que todo amante do esporte deveria ler
Foto: (reprodução/internet)

Já sobre a publicação Pirâmide Invertida, o que se pode dizer é que esse britânico conseguiu mostrar a sua investigação sobre o futebol, considerando a história que data mais de 150 anos. Portanto, ele consegue mostrar a evolução do esporte, dos primórdios aos dias atuais. 

Com essa obra, o autor foi finalista do William Hill Sports Book of the Year em 2008. Curiosamente, saiba que apesar de o livro ser de 2008 alguns países, como os latino-americanos só receberam a tradução quase 1 década depois.  

Os livros usados e os livros novos

Para terminar a leitura, considere que uma grande maioria dessas obras são mais antigas, de 5 anos para frente. O que acaba sendo bom para quem opta por comprar livros usados. Na internet, hoje em dia, dá para fazer isso e pegar até metade do preço original.

Já os livros mais recentes, de 2019, 2020 e 2021 acabam sendo encontrados apenas nas livrarias, no formato novo. De todo modo, vale a pesquisar antes da compra.