Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes

Todo mundo que adora esporte não se cansa de ouvir notícias, comentários e até mesmo previsões sobre as várias categorias que existem. Por exemplo, dá para ouvir sobre o jogo de ontem ou saber sobre as novidades da Fórmula 1 – além de aprender sobre o pôquer. 

ANÚNCIO

Assim como dá para ficar sabendo sobre o futebol feminino, sobre a natação nas olimpíadas e muito mais. Aliás, tem podcast para tudo quanto é gosto. E dentro do esporte também. A gente listou os 10 mais incríveis para você ouvir. 

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

1 – Dibradoras

A gente vai começar falando de um podcast que, por vários motivos, merece estar aqui. Primeiro, pelo fato de ser uma forma que Renata Mendonça e Roberta Nina encontraram de trazer o assunto do futebol com foco nas mulheres – o que ainda é raro hoje em dia. 

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Mas elas também falam sobre outros esportes. Todos os episódios contam com uma participação especial, seja de treinadoras, dirigentes, árbitras ou jornalistas que acompanham o esporte. Elas são apaixonadas por esporte e mostram isso nas falas. 

ANÚNCIO

O objetivo, além de falar sobre esportes, também é dar voz às mulheres. E como fazem isso? Expondo os seus pontos de vistas. Elas estão disponíveis em diversas plataformas, inclusive, no Spotify. Além do trabalho com áudio, elas também fazem reportagens e noticiário. 

2 – Na grade do MMA

Agora, a gente tem outro assunto muito legal e que, inimaginavelmente, chegou no podcast. Isso mesmo: MMA. Será que dá para falar de MMA sem ver alguma cena de combate? Dá sim e programa que está ativo desde 2012 prova isso. O assunto tem ganhado novos fãs a cada dia.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, é a principal referência das artes marciais para quem quer passar o tempo ouvindo comentários, notícias, lutas sobre esse tipo de esporte. Ele é comandado por Jorge Corrêa, que é jornalista do UOL esportes e Maurício Dehô, repórter e escritor. 

ANÚNCIO

O programa pode ser ouvido no iTunes e dá para baixar para ouvir depois também. Eles já contaram com presenças ilustres, como Rodrigo Minotauro e o repórter do UFC Davi Correa. Atualmente, chamam a atenção por avaliar os futuros confrontos de MMA no mundo. 

3 – RIT Podcast

Agora um podcast que tem um nome que não dá para identificar logo de cara. Mas calma lá. Ele foi criado para falar do pôquer, um esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo. O RIT é um dos melhores representantes dessa categoria, que ainda é tabu em muitos países. 

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O objetivo deles é incentivar e trazer informações sobre esse esporte. E para isso fazem análises e comentários sobre jogadas, profissionais, campeonatos. Inclusive, acredite se quiser: cada vez mais profissionais do pôquer tem buscado as informações desse podcast. 

Atualmente, o André Akkari é um dos principais nomes do pôquer no Brasil. Ele sempre comenta e recomenda esses áudios, inclusive, participa deles comentando sobre as táticas e as novidades do esporte. Por isso, não é um tema só para quem quer aprender, como também para quem quer melhorar. 

4 – Na Trilha

Dessa vez, nós temos um nome sugestivo, vai. O Na Trilha é para falar sobre trilhas. Sendo assim, também acaba abordando assuntos correlacionados, como o ciclismo, a canoagem, a escalada e o paraquedismo. O projeto vem de experiências pessoais. 

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, os narradores e comentadores dividem com os espectadores suas experiências nas trilhas, trazendo informações técnicas e dicas sobre os esportes que nos colocam em contato com a natureza. O formato é muito simples e leve, o que o torna compreensível e aceito.

Assim, no bate-papo dá para falar de coisas sérias, como procedimentos de segurança, prevenção de acidentes e muito mais. Lucia Conrado, que é praticante de escalada é uma das responsáveis. Além de Renan e Rafael Pelissari, do turismo de aventura e do ciclismo. 

5 – Podcast F1 Brasil

Mais focado no Brasil, saiba que há um podcast que é para falar sobre a Fórmula 1 e as vitórias de Lewis Hamilton. Mas, claro, não somente isso. O programa recebe o bom humor do Carlos del Valle e convidados, como Valesi, Sérgio Siverly, Fernando Campos e Rubens Netto.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Eles atualizam as informações sobre a competição, as pontuações, os fatos históricos e se tornam uma grande fonte de conhecimento para os amantes desse esporte, que é um dos principais dentro do automobilismo. A ideia é ser técnico e não opinativo.

Ao menos, essa é a ideia principal deles. Para isso, se comprometem com os fatos, os dados, os números e as estatísticas. 

6 – 12th Man Brasil

E se a gente tem um podcast focado em alguns esportes, agora é para falar de um time. É isso mesmo, e se você conhece o futebol americano, sabe quem é o Seattle Seahawks, né. Os caras são bem focados nesse clube mesmo, que está na NFL, principal liga de futebol americano.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Entre as frases, palavras e análises, eles comentam sobre a tabela do campeonato, a classificação do Sea, o resumo da rodada, o boletim médico de jogadores e muito mais. Ou seja, não fica preso apenas ao time, ok? Mas sempre tem um enredo pensado nele.

Por exemplo, trazendo retrospectos de confrontos e a história do time. Quem curte o futebol americano não pode deixar de ouvir esse podcast. Curiosamente, o Seattle Seahawks, chegou nas finais da Liga (playoffs) de novo e isso acontece desde 2012, de forma seguida. 

7 – Endorfina 

Dessa vez, temos um podcast que é para falar do triátlon, que engloba 3 dos esportes mais amados do mundo: ciclismo, corrida e natação. A ideia do Michel Bogli é uma só: contar sobre o esporte de um ponto de vista diferente.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Como assim? Ele registra as histórias do triátlon com a visão e a experiência de cada atleta. Isso aproxima demais os amantes do esporte, inclusive, traz novos entusiastas pelo triátlon no Brasil e no mundo. 

Ele também está disponível no Spotify e já conta com mais de 160 episódios, com nomes como Bia Neres, Luciana Guilliod, Ana Mesquita, Celso Anderson. E tem até algumas séries especiais que fogem de esporte, como aquele que foi com o Christian Fittipaldi, que é piloto.

8 – Swim Cast

É a vez da natação. Porque se você achou que não teria um podcast focado na natação, você se enganou. Além de comentar sobre as provas de natação, eles também falam das maratonas aquáticas, que também são importantes e estão nas olimpíadas. 

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

A ideia também é citar pessoas famosas, experientes e atletas do esporte. Isso visa não apenas ao estímulo para novos profissionais, mas também um bate-papo mais sincero, o que não é comum de se ver, por exemplo, em entrevistas de TV.

Entre os entrevistados, temos: Rodrigo Castro, Gabriella Silva, Manoel dos Santos (medalhista olímpico), Marcelo Collet, Tatiane Sakemi e até mesmo Poliana Okimoto, que é uma pioneira das maratonas aquáticas. 

9 – Running On Om

Julia Hanlon é quem está por trás desse podcast. Ele é sobre corridas. Mas não apenas corridas e sim sobre esportes de resistência e atividades ao ar livre. Ela tem a plataforma e a sua página desde 2013. E em 2019, voltou com novos conteúdos.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Entre os convidados, ela conta com músicos, autores, atletas, empresários. Ué, mas o que isso tem a ver com o esporte? Tudo. A ideia dela é mostrar a conexão que existe entre a mente, corpo e espírito. É ótimo para iniciantes na corrida. 

A ideia da Julia deu tão certo que hoje ela tem uma página inteira, um site para falar do assunto. Além de apresentar o programa, ela também é professora de ioga, corredora. Atualmente, mora na Nova Inglaterra e pratica esportes com o Griffon, um cão de estimação.

10 – Qualé, Moré?

Esse último podcast que vamos citar aqui é do Ivan Moré, que ficou conhecido por ser um apresentador emotivo da TV brasileira. Ele conta com mais de 70 episódios gravados e fala sobre diversos assuntos, mas especialmente, o futebol.

Descubra 10 ótimos podcasts sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Contou, por exemplo, sobre a jornada do Santos na Libertadores, sobre Fórmula 1, tem áudios sobre camisas de futebol históricas, sobre o Flamengo, sobre embaixadinhas, sobre Muricy Ramalho e muito mais. 

O mais legal é que você encontra a página dele em várias redes sociais, sendo que dá para baixar no computador e no celular para ouvir quando quiser. Aliás, essa é uma das vantagens do podcast, como vamos mencionar abaixo. 

Por que ouvir podcast

A ideia de um podcast é muito simples: falar, comentar, expor, divulgar, informar, analisar e muito mais sobre assuntos em formato de áudio. E por que isso seria bom? A grande vantagem é a possibilidade de ouvir o áudio sem ter que estar olhando para aquilo.

Por exemplo, na TV você precisa estar olhando para entender. Já em um podcast, que é como um rádio, você pode ouvir enquanto dirige, enquanto limpa a casa, enquanto toma banho e assim por diante. Por isso, hoje em dia, o podcast faz tanto sentido.