Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro

O basquete brasileiro é cheio de altos e baixos. Ainda mais quando a gente considera o campeonato nacional, que já teve vários nomes. Hoje, a gente conhece como Novo Basquete Brasil e o principal campeão é o Flamengo. Mas ele não é o maior campeão, sabia?

ANÚNCIO

Abaixo, a gente tem uma lista que cita os principais campeões e também aqueles que ainda estão em atividade. Isso porque muitos dos clubes se uniram, outros fecharam as portas e tem aqueles que continuaram firmes e fortes nas disputas nacionais e internacionais. 

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

O Novo Basquete Brasil

Foi esse campeonato que fez com que o brasileiro começa a gostar ou passasse a gostar mais do basquete. O surgimento dele foi em 1965 e desde esse tempo muita coisa mudou. Ao todo, a gente teve 3 nomes diferentes para um mesmo campeonato. 

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, veio o nome de Taça Brasil de Basquete. Mais tarde, passou a ser Campeonato Brasileiro. Até que a gente acabou ficando com o que é chamado de NBB ou, simplesmente, Novo Basquete Brasil. 

ANÚNCIO

Partindo desse pequeno enredo, a gente pode considerar que desde 1965 tivemos grandes campeões nacionais. E para que a gente liste esses campeões, nós encontramos uma forma: unir todas as taças conquistadas no nacional, independente do nome que ele recebeu.

As melhores equipes do basquete brasileiro 

Infelizmente, a gente tem que começar com uma notícia que não é muito boa. Se a gente for analisar toda a história do basquete no Brasil, vemos que há alguns enredos bem tristes. Uma boa parte dos clubes campeões não existem mais – vamos citar alguns lá no fim do texto.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é considerar que atualmente são 16 equipes disputando a 1ª divisão da competição. No entanto, do total, apenas Bauru, Flamengo e Paulistano possuem títulos do NBB – não estamos considerando os títulos mais antigos, ok?

ANÚNCIO

Ainda assim, quando a gente une a história do basquete com a competição atualmente, a gente pode trazer aqui os 7 clubes que são mais bem vistos e que, por consequente, também são os mais bem colocados no NBB atual. 

7 – Mogi das Cruzes (SP)

O Mogi é um clube do basquete nacional com títulos. Tem 1 Liga Sul-Americana e 2 Campeonatos Paulista, por exemplo. O surgimento dele é recente, de 1995. No entanto, é um clube com muitos altos e baixos, sendo que chegou a disputar a 2ª divisão do nacional. 

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, chegou a disputar a final da Liga Sul-Americana de 2014 e de 2018, sendo a vice-campeão do campeonato brasileiro de 2017. Atualmente, os principais nomes que estão no elenco são: Gruber, Kurtz, Fúlvio, Previatti e Coleman. 

Curiosamente, considere que em 2003 chegou a se unir ao Corinthians, que vamos citar abaixo. Assim, chegou em várias finais. Já em 2011 retornou as atividades como Mogi das Cruzes.

6 – Brasília Basquete (SP)

A grande curiosidade é que o Brasília é o time mais recente do basquete nacional. Ele surgiu em 2018 e tem um alienígena como mascote. O patrocínio fica por conta do Banco de Brasília. No entanto, o clube não tem uma história tão entusiasmante assim no NBB.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Em 2018 conseguiu ficar na 11ª posição e na última edição ficou em 13º lugar. Ainda assim, é um clube que sempre dá trabalho para os adversários. Ainda mais quando a gente considera jogadores como Nezinho, Eric Laster, Arthur.

E tem uma coisa: sabe como o Brasília entrou já disputando a 1ª divisão do campeonato nacional? Porque entrou no lugar do Lobos de Brasília, que foi um time histórico. Atualmente, o clube não tem títulos. 

5 – Vasco da Gama (RJ)

O Vasco foi um grande clube. No entanto, após voltar para a primeira divisão do NBB, em 2016 não conseguiu obter bons resultados, conseguindo, na melhor das hipóteses, um 9º lugar. Ainda assim, tem muita história boa a ser contada.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, são 2 títulos brasileiros, mais 16 cariocas, além de 2 Liga Sul-Americana e 2 Campeonatos Sul-Americanos. O último título importante foi o brasileiro, que significou um bicampeonato, vindo em 2000 e 2001.

Curiosamente, saiba que grandes nomes do basquete brasileiro passaram pelo clube carioca, como Murilo Becker, Nenê, Nezinho, Sandro Varejão, Marquinhos, Helinho e Demétrius, que atualmente é técnico de futebol. Nota: no fim de 2019, o Vasco suspendeu as atividades do basquete. 

4 – Bauru (SP)

Se gente for considerar a atualidade, com certeza, o Bauru é um dos times mais fortes que temos no NBB. No total, porém, são apenas 2 títulos nacionais, que vieram em 2002 e mais recentemente em 2016. Além disso, tem 1 Liga das Américas e 1 Liga Sul-Americana.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

São mais 3 campeonatos paulista. Curiosamente, foi um dos poucos times brasileiros a jogar contra um clube da NBA, no caso o New York Knicks, em 2015. Na semana seguinte, também jogou contra o Washington Wizards. E perdeu os dois jogos. 

Atualmente, tem o Larry Taylor como principal nome. Além do capitão Alex Garcia, que é um ícone do esporte no Brasil. E não a toa, ocupa a 1ª posição do campeonato. É um dos clubes com patrocínio mais disputado, sendo atualmente da Zopone e da Gocil.

3 – Corinthians (SP)

O time de basquete do Corinthians já teve uma história surpreendente. Porém também tem uma história que não é nada feliz. O clube chegou a vencer 3 Sul-Americano de Clubes na década de 1960. E soma 5 nacionais. O problema é que 1 deles é da 2ª divisão (2018).

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o clube caiu de divisão em uma má fase. Ainda assim, consegue somar 14 Paulistas e mais 17 Paulistanos. O alvinegro atualmente está na disputa do NBB e o seu último título dessa divisão foi em 1996. Lembrando que o Corinthians já se uniu ao Mogi das Cruzes antes.

Após a retomada para a 1ª divisão do NBB, o clube tem ganhado força. Por exemplo, em 2019, chegou ao vice-campeonato Paulista. Na mesma temporada, foi até a final da Liga Sul-Americana, só que perdeu para outro brasileiro, o Botafogo. 

2 – Flamengo (RJ)

O Flamengo é um dos clubes de basquete mais fortes da atualidade brasileira. Sem dúvidas. Isso começa com a contagem de títulos, que são 7 nacionais, além de 5 vices, 2 vezes 3º colocado e mais 3 vezes na 4ª posição. A maioria dos títulos são atuais, partindo de 2008.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

O rubro-negro também tem uma boa sequência além dos nacionais, sendo 1 Mundial de Interclubes, 1 Liga das Américas, 1 Liga Sul-Americana, 1 Campeonato Sul-Americano, 2 Super 8 e mais 46 Cariocas. Curiosamente, tem como principal ídolo o Oscar Schmidt (1999-2003).

Atualmente, é patrocinado pelo Banco de Brasília. E também tem um fato curioso: está investindo na equipe feminina de basquete, que surgiu na década de 1950 e foi 3 vezes campeã carioca, conseguindo o torneio internacional de Ciclayo, o de Lima, e o Troféu Valladolid.

1 – Franca Basquete (SP)

O time de Franca, que fica no interior de São Paulo, foi o que mais venceu o campeonato nacional. Sendo assim, são 11 títulos. Mas, curiosamente, o Franca não vence um NBB desde 1999, que foi tricampeão consecutivo. 

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

E na conta ainda entram 9 vices, 5 vezes em 3º lugar e mais 4 em 4º lugar. Atualmente, chamado de Sesi Franca, o clube é um dos mais fortes, sendo que sempre participou das edições do NBB e perdeu duas finais recentes, em 2010 (Brasília) e 2018 (Flamengo). 

O ginásio do Franca é o Pedrocão. O clube recebe as cores tricolor e além dos nacionais, ainda soma 4 Pan-Americano de Clubes, 1 Liga Sul-Americana, 6 Sul-Americano de Clubes, 11 Super 8 e 14 Campeonato Paulista. Além do Sesi, é patrocinado pelo Magazine Luiza também. 

Os grandes clubes de basquete que não jogam mais

Para terminar a lista, a gente tem que considerar também grandes clubes que venceram muitos nacionais e hoje não participam mais das competições. O primeiro deles é o Sírio, de São Paulo, de 1917. Ele tem 7 títulos nacionais. Venceu o Mundial de Interclubes de 1979.

Conheça as 7 melhores equipes do basquete brasileiro
Foto: (reprodução/internet)

Se no início foi formado por jovens imigrantes sírios e libaneses, atualmente faz parte dos clubes socioculturais e esportivos de São Paulo. Já o Monte Líbano (SP), com 5 títulos nacionais, terminou a história no começo dos anos de 1990 devido à falta de recursos.

Outro clube de muita história, que fechou as portas por falta de patrocínio em 2017, foi o Lobos de Brasília (DF). Eles têm 4 campeonatos nacionais. Além disso, soma 1 Liga das Américas, 3 Ligas Sul-Americana e 11 Metropolitanos. 

Os maiores públicos da NBB

Em termos de torcida, será que o Flamengo é o que tem a maior delas, assim como acontece no futebol? Na verdade, não é isso que indica os números. Isso porque os 2 jogos com mais torcida envolveram outros grandes do basquete nacional: Brasília e Franca. 

Ambos aconteceram no estádio Nilson Nelson, em Brasília e somou 18 mil pessoas. Eles aconteceram no mesmo ano, 2011 e consideraram as rodadas finais da competição. Já o jogo do Flamengo com maior público foi em 2013, contra o Uberlândia e reuniu 16.300 pessoas no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.