Polo aquático: conheça os brasileiros considerados os melhores do mundo

Gosta de piscina e está sem ideias de esportes para aproveitar? Conheça o polo aquático, esporte olímpico que não é muito praticado pelas pessoas por aqui, mas que ainda assim, é muito divertido e traz diversos benefícios para a saúde.

ANÚNCIO

Essa modalidade está presente nos jogos olímpicos desde 1900, é uma mistura de natação com handball e tem algumas semelhanças com polo equestre, que é praticado em terra. A piscina deve ter no mínimo 10×20 metros, e no máximo 20×30 metros e 2 de profundidade.

As regras do polo aquático são bem simples: em resumo, a bola precisa atravessar um gol para que a equipe conquiste o ponto. Nós vamos falar aqui um pouco mais sobre elas de uma maneira geral, além de mencionar os jogadores brasileiros que tem se destacado no mundo.

Polo aquático: conheça os brasileiros considerados os melhores do mundo
Foto: (Satiro Sodre/Divulgacao CBDA)

Saiba mais sobre o esporte olímpico polo aquático e fique por dentro das novidades do esporte. 

ANÚNCIO

Regras do polo aquático

O jogo é organizado a partir de duas equipes que são montadas com 7 jogadores cada. Todos os atletas precisam usar uma touca de proteção para as orelhas e também para identificação. Os goleiros precisam usar uma touca vermelha, por exemplo.

O objetivo do jogo é marcar gols, e a equipe que fizer mais pontos ao final da partida, vence. A bola pode ser arremessada ou conduzida durante o jogo, com apenas uma das mãos. As partidas são realizadas em quatro tempos de oito minutos cada.

As jogadas dos times podem ser feitas em até 30 segundos. O pênalti, durante a partida, é cobrado quando há uma falta grave que impede a realização de um ataque que levaria a um provável gol. Em caso de empate, a partida deve ser resolvida nas penalidades.

ANÚNCIO

As divisões da piscina

Para entender melhor as regras, é preciso ter em mente que a piscina é divida em algumas áreas, que servem para auxiliar os jogadores. Confira aqui o cada uma das marcações significa:

  • Vermelha: a linha vermelha fica a dois metros da linha do gol. Os passes não podem ser recebidos dentro dessa área;
  • Amarela: fica a cinco metros do gol. Os pênaltis são cobrados sob a linha amarela;
  • Brancas: servem para delimitar a área do guarda redes. Ela fica sobre a linha do gol. 

Benefícios para a saúde

Todos os esportes trazem benefícios para a saúde. Em geral, as modalidades que são praticados na água tendem a reduzir a tensão e o impacto dos movimentos nas articulações, diminuindo assim, as chances de lesões

Precisa movimentar o corpo? O polo aquático foi feito para você, o principal motivo é que os jogadores não podem tocar o fundo e nem as bordas da piscina, obrigando o corpo a estar em constante movimento. Por isso, auxilia no emagrecimento de pessoas.

Os especialistas apontam que a prática do polo aquático queima até 700 calorias por hora. Braços e pernas são fortalecidos, porque é necessário procurar manter o corpo em cima da água, sem contar com a natação presente no esporte.

Leia também: Benefícios do MMA para a saúde

Destaques do Brasil no esporte

Para as Olimpíadas de Tóquio em 2020, o Brasil vai poder ver, pela primeira vez, as seleções feminina e masculina juntas nessa competição tão importante. Até 2016, apenas a equipe os homens tinham se classificado para a competição.

A revista americana Water Polo World, uma das mais conceituadas do esporte, deu destaque para dois brasileiros quando fez um ranking dos melhores jogadores do mundo. A jogadora Izabella Chiappini foi eleita a segunda melhor, ficando atrás de Ashleigh Johnson. 

Na equipe masculina, Felipe Perrone ficou em terceiro lugar, perdendo para o grego Loannis Fountoulis e para o sérvio Filip Filipovic. As chances de medalha do Brasil nessa modalidade podem ser altas.

ANÚNCIO