Lucas Bebê, ex-seleção e NBA, anuncia aposentadoria precoce

Lucas Bebê anunciou sua aposentadoria do basquete. O jogador, que era visto como um dos maiores talentos brasileiros de sua geração, não vai mais jogar profissionalmente, alegando que as lesões sofridas durante sua carreira acabaram o desmotivando de continuar praticando o esporte.

ANÚNCIO

O ex-jogador tem apenas 28 anos, estava tentando reerguer a carreira jogando Fortaleza Basquete Cearense, no Brasil, mas por conta dos problemas que enfrentou como jogador, e da falta de convocações para a seleção, não via mais motivo para continuar sua trajetória.

Lucas Bebê, ex-seleção e NBA, anuncia aposentadoria precoce
Foto: (reprodução/veja.abril.com.br)

Sucesso na Europa e chegada à NBA

Lucas foi muito cedo para a Europa, e fez parte de sua carreira na Espanha, jogando pelo Estudiantes. Conseguindo certo destaque na equipe, depois de alguns anos ganhando experiência, em 2013 resolveu se tornar candidato ao draft da NBA.

O que antes parecia um sonho distante, se tornou realidade. Foi escolhido como a 16ª escolha, pelo Boston Celtics, mas após algumas trocas, foi parar no Toronto Raptors, onde de fato jogou na liga. O pivô fez 141 jogos no principal campeonato de basquete do mundo.

ANÚNCIO

Após não ter seu contrato renovado pela franquia canadense, Lucas retornou à Espanha, para tentar a sorte novamente no Fuenlabrada, mas ao enfrentar muitos problemas com lesões e outras questões pessoais, resolveu retornar ao Brasil para recomeçar a carreira em seu país natal.

Retomada de carreira no basquete brasileiro

Retornou ao Brasil, mas em primeiro momento, nenhum clube se interessou pelo talento de Lucas. Porém, o Fortaleza resolveu apostar no pivô, que carregava bastante experiência internacional, e que poderia acrescentar muita qualidade ao elenco.

Lucas Bebê, ex-seleção e NBA, anuncia aposentadoria precoce
Foto: (Marcelo Cortes/CBF)

E foi isso o que aconteceu. Lucas fez boas exibições com a camisa do clube brasileiro, mostrou que ainda poderia render muito, e colocou o time em outro nível na NBB. No entanto, algo que nunca deixava de atrapalhar eram os problemas com as lesões.

ANÚNCIO

Lucas Bebê nunca deixou de conviver com as lesões, e apesar de seu talento ser evidente, não conseguia manter uma série muito longa de jogos sem se lesionar. Por conta disso, e de uma polêmica com o treinador Alberto Bial, acabou ficando desmotivado de continuar no esporte.

Polêmica que o tirou da seleção

Em uma partida realizada em dezembro de 2020, pela NBB, Lucas acabou discutindo com o treinador Alberto Bial, tendo que ser contido pelos companheiros para não partir para cima do técnico. O episódio não foi bem visto por Aleksandar Petrovic, comandante da seleção brasileira:

“Desde que Lucas Bebê chegou a Fortaleza, Alberto Bial e eu estamos em um consenso constante para colocar Lucas de volta na melhor forma e, portanto, na seleção. Portanto, este incidente de ontem é inaceitável para mim como pessoa e treinador da seleção nacional”, escreveu ele no Twitter.

O episódio acabou com as chances de Lucas voltar à seleção tão cedo, queimando a reputação do jogador com o técnico do Brasil. Esse episódio, somados às lesões sofridas, podem ter influenciado a decisão do jogador de parar de vez com o esporte.

Anúncio da aposentadoria

Lucas, através de um vídeo postado, anunciou sua aposentadoria do basquete. O jogador se mostrou desmotivado em continuar, tendo em vista a quantidade de problemas que enfrenta como jogador, dando ênfase à questão das lesões que tanto o atrapalharam durante a carreira:

“Sou muito grato por tudo que o basquete proporcionou na minha vida, porém na minha cabeça e no meu corpo, principalmente, chegou a hora de parar. Infelizmente eu vim sofrendo com muitas lesões ultimamente e isso foi um dos pilares, juntamente com outras coisas”, disse o jogador.

O agora ex-jogador já tem um ramo a tomar em sua vida. Recentemente lançou um CD de samba, e parece muito feliz com sua realização, já planejando um novo lançamento para um período próximo. Fiquemos ligados na nova carreira de Lucas.

ANÚNCIO