LeBron x Jordan – Quem é o melhor da história do basquete?

Lebron James e Michael Jordan são os dois maiores jogadores de basquete da história. Apesar de algumas pessoas ainda colocarem outros nomes na discussão, é inegável que os dois apresentaram ao mundo algo que outros astros jamais fizeram.

ANÚNCIO

Jordan foi o grande responsável por tornar a NBA o que ela é hoje, elevando o patamar da liga, e se tornando uma estrela até mesmo fora dela. Já Lebron, é o responsável por carregar a tocha hoje em dia, e conseguiu, talvez, alcançar o patamar de Michael no esporte.

LeBron x Jordan - Quem é o melhor da história do basquete?
Foto: (reprodução/espn.com.br)

Michael Jordan – um pontuador nato

Michael Jordan, desde que surgiu, sempre foi colocado como um fenômeno do basquete. O astro que jogou quase toda a sua carreira no Chicago Bulls, sempre se destacou pela habilidade em pontuar, sendo o melhor da história nesse quesito.

LeBron x Jordan - Quem é o melhor da história do basquete?
Foto: (reprodução/portalveneza.com.br)

E não é exagero nenhum falar que Jordan é o melhor pontuador da história da liga. O astro tem a melhor média de pontuação entre os jogadores da NBA, alcançando incríveis 30,1 pontos de média durante toda a sua carreira, não apenas uma só temporada.

ANÚNCIO

Além disso, o astro aposentado também é o jogador que mais fez pontos em uma única partida nos playoffs da liga, alcançando a impressionante marca de 63 pontos em único jogo eliminatório. Fenômeno absoluto.

Lebron James – um jogador mais solidário

LeBron James não tem uma média de pontos tão alta quanto a de Jordan, mas ainda assim, sempre pontuou bem. Para se ter uma ideia, o jogador é o terceiro maior cestinha da história da liga, já tendo marcado 33.655 pontos até agora. No entanto, precisou de mais jogos.

LeBron x Jordan - Quem é o melhor da história do basquete?
Foto: (reprodução/portalrapmais.com)

Porém, Lebron se destaca também por ser um jogador mais solidário com seus companheiros. Recentemente, por exemplo, o Papai chegou às 9.062 assistências na NBA, se tornando o oitavo jogador com mais passes para pontos na história da liga.

ANÚNCIO

Jordan nem sequer aparece entre os 10 maiores nesse quesito. Vale destacar que, apesar da idade avançada, Lebron pode continuar jogando por alguns bons anos ainda, assumindo o topo do ranking de pontuação e subindo ainda mais seu número de assistências.

Desempenho nos playoffs

Vamos falar do que interessa agora. Lebron e Jordan sempre foram muito decisivos nos playoffs, e por isso, acabaram conquistando diversos títulos para as franquias que defenderam. A média dos jogadores, em diferentes quesitos, é impressionante.

LeBron x Jordan - Quem é o melhor da história do basquete?
Foto: (reprodução/uol.com.br)

Como podemos notar ao analisarmos os números, Jordan é melhor pontuador, mas perde para LeBron em todos os outros stats. Ainda é válido destacar que James manteve essa média alta de assistências, pontos e rebotes tendo mais jogos, o que é bem difícil.

No entanto, quem garante que a média de Jordan não fosse apenas aumentar? No quesito de assistências e rebotes isso é até questionável, mas na pontuação, isso é bem provável, tendo em vista o quanto o jogador era decisivo nos jogos importantes do Bulls.

Desempenho nas finais

Ambos são alguns dos maiores campeões da história do torneio, e isso seu desempenho nas finais é impressionante. LeBron, por exemplo, tem quase uma média de triplo-duplo quando falamos dos jogos mais decisivos da temporada.

LeBron James Michael Jordan
Títulos 4 6
Jogos 55 35
Vitórias 22 24
Derrotas 33 11
MVP das finais 4 6
Média de pontos 28,4 33,6
Média de assistências 7,8 6
Média de rebotes 10,2 6

No entanto, o atual astro do Lakers tem mais derrotas do que vitórias nesses jogos, coisa que não acontece com Jordan. Ainda é válido destacar que o Michael tem a maior média de pontuação em finais na história da NBA, com 33.6 pontos por jogo.

Ter um jogador desses, na decisão do campeonato, é para deixar qualquer time mais tranquilo quanto à conquista. Talvez seja por isso que Jordan conseguiu 6 títulos durante sua carreira, enquanto LeBron ainda está no quarto.

LeBron é o único que pode ser comparado a Jordan

Apesar de sabermos que rebotes e assistências ajudam as equipes a vencerem campeonatos, no fim, a pontuação é o que conta. E nisso, ainda não encontramos um jogador que esteja à altura de Jordan, que conta com números surreais para o esporte.

LeBron x Jordan - Quem é o melhor da história do basquete?
Foto: (reprodução/tripledouble.com.br)

Por conta do número de conquistas, e da média assustadora de pontos, Jordan ainda pode ser considerado o melhor da história, mas não é absurdo nenhum achar que LeBron está no mesmo patamar que o astro do Chicago Bulls. É só analisar os números.

James é mais completo do que Jordan, joga mais coletivamente, mas lhe faltou mais conquistas para serem utilizadas como argumentos na comparação. Mas no fim, quem escolhe quem é o melhor é o fã de basquete, que teve a sorte de acompanhar de perto essas duas lendas.

ANÚNCIO