Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil

Antes da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil, muitos estádios, que já eram importantes, ganharam ainda mais notoriedade pela reformulação que receberam. Outro foi criado a partir dali, resultando em uma verdadeira obra da construção civil.

ANÚNCIO

O mais curioso é que tem até um estádio que é bem famoso, mas não para o futebol e sim para shows ou eventos. Ficou curioso? Então, venha conosco e faça uma viagem nessa história pelos mais famosos estádios que existem no Brasil. Confira a seguir a lista dos 10 estádios mais famosos do Brasil!

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

10. Parque do Sabiá (MG)

Este estádio fica em Minas Gerais, mais especificamente em Uberlândia. E a curiosidade é que ele é mais conhecido para eventos e shows do que para o futebol, acredita? Ele é o 8º maior do país e é municipal. 

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, pode receber mais de 53 mil convidados e a sua construção é de 1982. A partida inaugural foi entre Brasil e Irlanda e o primeiro gol foi do Falcão. Só que como os maiores clubes do estado estão em Belo Horizonte, esse estádio acaba sendo mais usado para shows.

ANÚNCIO

Ainda assim, também é um palco importante para os clubes de Uberlândia, o Atlético Portal e a Associação Unitri. E apesar da história, ele foi reformado em 2009. Já no ano de 1995 foi palco para a Copa América Feminina.

9. Fonte Nova (BA)

Em Salvador, na Bahia, a gente tem o estádio do time Bahia. Ou melhor, o Estádio Octávio Mangabeira. Ele tem capacidade para 50 mil espectadores. Sendo assim, está bem próximo do Beira-Rio, se a gente considerar os maiores estádios brasileiros

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Entre os clássicos Ba-Vi, ele também já recebeu jogos da Seleção Brasileira, já que recebeu a reformulação para a Copa do Mundo. Aliás, a Arena foi palco para a goleada da Holanda sobre a Espanha, por 5 a 1. O lugar fica em um ponto estratégico com possibilidade para ir de metrô.

ANÚNCIO

8. Beira-Rio (RS)

No estado do Rio Grande do Sul, a gente tem o Beira-Rio, que é o estádio do Internacional. Lá, eles também recebem, todos os anos, o Gre-Nal. O que pouca gente sabe é o nome verdadeiro do estádio: José Pinheiro Borda.

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Mas, o apelido (Beira-Rio) deve-se ao fato de que ele está construído a beira das águas do Rio Guaíba. Ele também foi reformado para a Copa do Mundo de 2014 e passou a permitir mais de 51 mil pessoas como espectadores. Logo, é o 10º maior do país.

Aliás, depois da Copa, o estádio ficou sendo chamado pelos torcedores de Arena do Internacional. E além dos jogos da Copa também já recebeu final de Libertadores, como em 2005, 2006 e 2010.

7. Arena do Grêmio (RS)

Ainda no Rio Grande do Sul, na Zona Norte de Porto Alegre, tem a Arena do Grêmio com capacidade para receber mais de 60 mil pessoas em dias de jogos importantes. Assim, é um dos maiores estádios do país (7º do país) e que recebe um dos maiores clássicos anualmente, o Gre-Nal. 

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Vale lembrar que essa também é uma construção nova e que tem um Espaço Multiuso para receber mais do que apenas jogos. Tanto é que dá para chegar lá por vários caminhos e por vários transportes, como ônibus e trem. 

Uma das competições mais importantes que a Arena recebeu foi a Copa América de 2019. Inclusive, em 28 de junho foi palco para a partida entre Brasil e Paraguai, que terminou com a vitória brasileira nos pênaltis. Isso pelas quartas de final da competição. 

6 . Arena da Amazônia (AM)

Esse estádio fica em Manaus e é curioso por ter um design totalmente moderno. Ou melhor, ousado. Assim sendo, é cercado por enormes placas brancas. Agora, o mais curioso de tudo é que é o estádio mais novo do país, construído em 2014, para a Copa. 

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O campo se tornou famoso no mundo todo. A capacidade é de 45 mil espectadores e, mesmo não sendo tão grande, está totalmente adaptado para receber outras atividades, como shows e espetáculos internacionais. 

As visitas são guiadas e acontecem de terça a sábado. Em termos de tamanho, aliás, esse é o 17º estádio do país, empatado com a Arena Pantanal. 

5 – Arena das Dunas (RN)

A primeira curiosidade sobre esse estádio é que ele foi construído no lugar do Machadão, que chegou a receber vários clássicos regionais, como do América e do ABC. No entanto, ele deu lugar à modernidade, já que a nova Arena foi pensada na Copa de 2014. 

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, sediou 4 jogos desse evento, sendo um entre a Itália e o Uruguai. Além disso, o estádio se tornou um exemplo de sustentabilidade, já que fez o reaproveitamento de resíduos e da água da chuva, sendo indicado ao prêmio de “The Stadium Business

Tem uma ótima localização e fica em Natal. Hoje, tem capacidade para pouco mais de 30 mil pessoas e é considerado um dos estádios mais bonitos do Brasil. A arquitetura é inspirada nas dunas, que ficam no estado do Rio Grande do Norte. Dá para fazer tour lá diariamente. 

4. Mineirão (MG)

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Estádio Governador Magalhães Pinto. Porém, sim em “Mineirão”. Ele tem capacidade para mais de 65 mil torcedores e fica em Belo Horizonte. O local também foi reformado para a Copa do Mundo de 2014. 

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em termos de capacidade de público, ele está na 5ª posição do país. Já se tratando de jogos importantes, ele foi palco para a final da Libertadores de 2013, quando o seu clube (Atlético Mineiro) enfrentou o Olímpia (Paraguai). Ah, e temos também uma péssima lembrança dele…

Também foi lá que o Brasil foi goleado pela Alemanha, na Copa de 2014. Agora, curiosamente, saiba que além de toda história e esporte, o estádio tem um lado gastronômico bacana: o feijão tropeiro que é vendido ao público é uma atração à parte. 

3. Mané Garrincha (DF)

A gente quis buscar para esse texto os estádios mais famosos do Brasil. Por isso, não ficamos presos a seguir uma ordem cronológica de fundação do lugar e nem mesmo sobre os maiores em termos de capacidade. Mas, o Mané Garrincha tem história e também é um dos maiores.

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Ele fica em Brasília e é considerado o 2º maior estádio de futebol do Brasil. Inclusive, é o principal da capital brasileira desde 1974, quando foi construído. Mais tarde, para a Copa do Mundo de 2014, ele foi reformado e hoje permite mais de 70 mil espectadores

Foi o palco da disputa pela medalha de bronze da Copa de 2014, que foi entre Brasil e Holanda. O estádio fica no centro da cidade, perto da rodoviária e sempre recebe clássicos. O estádio pode ser visitado todos os sábados.

2. Pacaembu (SP)

O Estádio do Pacaembu, que fica na capital paulista, marca a história da cidade. Inclusive, foi tombado como patrimônio por ter esse papel importante na história local e na história do esporte, também. Hoje, no Pacaembu tem o Museu do Futebol, no mesmo espaço.

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, se você gosta de esporte, de cultura e de história, saiba que essa é uma boa pedida. Até mesmo porque São Paulo sempre está no meio do caminho de várias rotas, não é mesmo? Então, vai ser bem fácil dar uma passadinha por lá. 

O estádio foi inaugurado em 1940 e comporta 70 mil torcedores. Até alguns anos era muito movimentado por servir de “casa” do Corinthians, que é um dos maiores clubes do país. Agora, o Timão tem campo próprio (A Arena Corinthians) e só joga lá as vezes. 

1. Maracanã (RJ)

Se tem um jeito de encerrar essa lista de estádios mais famosos do Brasil com chave de ouro, é falando do falar do Maraca. Afinal de contas, o Maracanã já foi até palco de uma final de Copa do Mundo! Infelizmente, o resultado não foi dos melhores, mas ele foi palco do jogo.

Conheça os 10 estádios mais famosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

E não somente por isso. Mas, há outros bons motivos que fazem do Maracanã o estádio de futebol mais importante do país e, possivelmente, o mais famoso do mundo também. Aliás, além da Copa do Mundo de 1950, ele também foi palco da final da Copa de 2014.

Fora isso, sediou grandes shows, espetáculos e eventos fora do futebol. Por exemplo, recebeu a visita de ninguém menos do que o Papa João Paulo II. E se você nunca foi lá, saiba que basta pegar o metrô e descer na estação “Maracanã”. Depois, você atravessa a passarela e pronto.

Outros grandes estádios brasileiros

Como mencionamos em um dos tópicos, a ideia dessa matéria não é a de falar, em ordem dos maiores estádios do Brasil. E sim dos mais famosos e conhecidos. Ainda mais porque uma boa parte deles foi reformada para a Copa do Mundo do Brasil, que aconteceu em 2014. 

No entanto, além de todos os citados aqui, a gente não pode se esquecer de outros grandes campos de futebol que temos, como é o caso do Morumbi, em São Paulo ou do Castelão, em Fortaleza. Tem ainda o Arruda, em Recife e o Albertão em Teresina.