Guardiola é sinônimo de títulos

Títulos, títulos e títulos, assim podemos definir Pep Guardiola em toda sua trajetória como treinador. O espanhol de 48 anos não cansa de levantar taças por onde passa. Nessa temporada, com o Manchester City, ele chegou a incrível marca de 27 conquistas. O treinador é o quinto na história do futebol em quantidade de troféus conquistados. A frente dele estão Alex Ferguson, Mircea Lucescu, Ottmar Hitzfeld e Valery Lobanovskiy.

Guardiola iniciou sua carreira como treinador no Barcelona B em junho 2007. Posteriormente levantou seu primeiro título: Terceira Divisão Espanhola. No Barcelona B, Guardiola comandou jogadores como Pedro Rodríguez, Sergio Busquets e Thiago Alcântra. No dia 8 de maio de 2008, ele assumiu comando técnico do time principal do Barcelona.

Pep Guardiola
Guardiola olhando para mais um título

No mesmo caminho de Guardiola, Klopp vai marcando seu nome na história do futebol. Veja nossa matéria especial sobre o treinador alemão.

Guardiola e seu estilo de jogo dominador

Quando Guardiola fala sobre futebol, escutamos muito a palavra bola. Em outras palavras, o treinador deixa claro que sem a pelota nenhum time é capaz de marcar ou atacar. Certa vez, em uma entrevista, ele disse:

No dia que eu não puder ficar com a bola, me retiro do futebol“.

ANÚNCIO

Seu estilo dominador se tornou referência para torcedores, treinadores, donos de clube e amantes do futebol. Como resultado, suas equipes jogam priorizando a posse de bola e atacando o tempo todo. Quando perde a bola, seus comandados pressionam para tê-la de volta o mais rápido possível.

Ele sustenta que seu estilo de jogo não é uma verdade universal, mas tem a ideia com convicção que essa é a melhor forma de praticar o esporte mais popular do planeta.

Além disso, durante seus treinos, ele usa táticas de rúgbi, vôlei, escalada de montanha, polo aquático e basquete. Todos esses esportes tem a finalidade de conquistar o território adversário.

Em suma, enquanto Guardiola estiver no mundo do futebol, veremos equipes carregadas de coragem e ousadia. Ele sempre está saindo da zona de conforto, prova disso é quando troca o Barcelona pelo Bayern de Munique. Algumas pessoas tentam desmerecer seus feitos, mas uma coisa é certa: os desafios dele são sempre os maiores desafios de Guardiola.

ANÚNCIO