Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva

O fisiculturismo estreou no Jogos do Pan-Americano em 2019, que aconteceu em Lima, no Peru. E isso fez com que o esporte se tornasse ainda mais visível em todo o mundo. Só que diferente do que muita gente pensa, esse esporte também é mental, além de físico.

ANÚNCIO

Isso porque os treinos, que são diários, envolvem uma grande necessidade de ter controle psicológico. E esse autoconhecimento se faz fundamental para um competidor de alto nível. Mas vamos com calma. Abaixo você vai entender tudo do fisiculturismo. Vamos nessa!

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)
  • O que é o fisiculturismo
  • A história do levantamento de peso
  • As competições de fisiculturismo
  • A National Amateur Body-Builders Association
  • O fisiculturismo no Pan
  • O fisiculturismo nos Jogos Olímpicos
  • O que precisa para ser fisiculturista
  • As principais curiosidades sobre o fisiculturismo
  • O uso de anabolizantes
  • O pico de insulina
  • O Arnold Schwarzenegger
  • A gordura teimosa

O que é o fisiculturismo

Se a gente for buscar na tradução mais simples, a gente vai ver que é um tipo de esporte que está ligado à área da musculação. Ou seja, estamos falando sobre a hipertrofia muscular exagerada. Mas isso não quer dizer que se tenha que usar substâncias como anabolizantes. 

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

A modalidade ganhou tanta força no mundo que hoje em dia, especialmente após a inclusão nos Jogos do Pan, os países passaram a ter atletas profissionais, competições, patrocínios e uma legião de fãs que fazem suas próprias análises sobre “quem é o mais forte”.

ANÚNCIO

Até mesmo porque para quem ainda não conhece o esporte, considere que quando se relaciona assuntos como “corpo perfeito”, “preocupação com alimentação”, “treino de força”, a gente acaba lembrando do fisiculturismo. Isso porque ele também envolve tudo isso.

A história do levantamento de peso

Dando um passo atrás, para entender um pouco da história do esporte, vamos considerar que o levantamento de peso é algo que acontece há bastante tempo. Isso vem desde a Roma e Grécia. Então, da Europa veio para o mundo e chegou no Brasil por volta do século 19.

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Quem trouxe para o Brasil, assim como para outros países latino-americanos foram os alemães. E já no século 20 houve a separação de dois esportes: fisiculturismo e halterofilismo. O primeiro tem a ver com a modelagem do corpo e outro com a força física, ok?

ANÚNCIO

Por volta de 1950, um homem chamado Steve Reeves foi considerado o Mister América. Por isso, virou capa de cinema. Ou seja, esteve no cartaz por bastante tempo no cinema internacional e isso alavancou demais a importância do esporte no planeta. 

As competições de fisiculturismo

Agora que o esporte está no Pan e logo deve entrar nas Olimpíadas também, vamos considerar como funcionam, atualmente, as competições de fisiculturismo. Atualmente, elas são compostas por 7 árbitros que avaliam, julgam e classificam os participantes. 

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o que acontece é uma apresentação deles em um palco, sendo que vão usando sungas ou maiôs, que devem ser de cores sólidas e opacas. Além das roupas, também dá para usar bronzeadores, óleos corporais e cremes para que a definição muscular evidencie mais. 

No geral, existe a permissão de 1 único minuto para a apresentação de cada um dos participantes. Ela pode ser feita por meio de uma dança, de escolha do próprio atleta. A coreografia é ensaiada antes em cursos preparatórios. 

A National Amateur Body-Builders Association

A NABBA é uma das associações internacionais mais importantes do fisiculturismo na atualidade. Ela surgiu em 1948 na Inglaterra e desde o final do século 20 é vista como a mais importante do cenário mundial. Inclusive, é responsável pelo Mister Universe

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Os eventos acontecem em vários lugares do mundo. E, geralmente, são competições que vão elevando os atletas. Por exemplo, tem o campeonato da cidade, o regional, o Sul-Americano, o Mundial. Em 2011, por exemplo, o Brasil recebeu o evento da América Latina. 

E desde então o país recebe o Arnold Classic, que é um evento do mesmo segmento que conta com ninguém menos do que o Arnold Schwarzenegger. Além disso, é uma ótima oportunidade para os turistas conhecerem o Rio de Janeiro e as praias cariocas. 

O fisiculturismo no Pan 

O fisiculturismo no Pan estreou em 2019 e isso foi um grande salto de importância para o esporte. Tudo aconteceu no Coliseu Mariscal Cáceres em agosto. Assim, elas foram divididas em algumas categorias, como o clássico no masculino e o fitness no feminino.

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Isso tudo porque em 2016, o Panam Sports incluiu o esporte na linha de novos esportes. Dessa forma, um total de 19 países qualificaram os seus atletas para a competição. Quem mais levou foi a Argentina, Jamaica, México, Panamá e Peru. 

E ao todo foram distribuídas 6 medalhas. Sendo assim, as 2 de ouro ficaram com El Salvador. As de prata foram para Colômbia e México. Enquanto que as de bronze ficaram com o Chile e a Guatemala. 

O fisiculturismo nos Jogos Olímpicos 

Será que o fisiculturismo vai chegar até as Olimpíadas? Os competidores acreditam que sim. Ainda mais que em 2019 o Comitê Internacional Olímpico aprovou novos esportes para os Jogos de Tóquio – que iriam acontecer em 2020 e foi adiado para 2021.

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, esse foi o caso do skate, do surfe e do caratê, além da escalada e do beisebol. Além do mais, as feiras de fisiculturismo também têm ganhado público e movimentado o setor econômico, como na Feira Arnold Classic Brasil, que movimentou R$ 100 milhões na última edição.

Alguns idealizados desse tipo de evento ainda dizem que após a entrada no Pan, agora será um passo a mais e ele estará nas Olimpíadas também. Até mesmo porque os atletas foram testados pela Wada (Agência Mundial Antidoping), que não aceitou quem estava dopado.

O que precisa para ser fisiculturista

Só treinar não basta, apesar de ser um dos principais pontos para se tornar um esportista do fisiculturismo. Logo, saiba que para se tornar um atleta de alto nível, que são aqueles atletas mais bem preparados, é preciso conhecer muito bem do esporte e do corpo. 

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque cada pessoa tem o seu próprio limite e sim, você tem que saber até onde o corpo pode aguentar e até onde dá para se superar. Assim, ao buscar esse autoconhecimento, considere que é possível começar a treinar a mente também. O motivo é simples.

Como todo esporte que envolve competição, você vai ter que treinar muito. E, no caso da musculação, isso também tem relação direta com a alimentação e mais uma série de outras áreas da vida. Logo, considere que emoção importa muito no fisiculturista. 

As principais curiosidades sobre o fisiculturismo

Essa parte final do texto foi criada para que você conheça um pouco mais do esporte, mas no sentido da curiosidade mesmo. Por exemplo, toda vez que a gente fala nesse esporte, o que acontece? Todo mundo lembra do anabolizantes, certo?

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, você sabe que tem a questão de inserir insulina também? Ou sabe o que é gordura teimosa? Vamos falar desses pontos abaixo. Continue lendo para descobrir as curiosidades mais incríveis do fisiculturismo. 

O uso de anabolizantes

Os esteroides anabólicos androgênicos são substâncias químicas que estão relacionadas aos hormônios masculinos. Muitos competidores acabam fazendo o uso deles. Porém, isso não é mais permitido nas principais competições. Obviamente, devido as consequências.

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, o uso dos anabolizantes podem até aumentar a força muscular, no entanto, também causam doenças coronarianas, hipertensão, tumores, alteram os níveis hormonais, causa hipertrofia prostática, testicular, altera a voz e muito mais. 

O pico de insulina

Outra curiosidade é que vários atletas acabam inserindo insulina após uma carga horária de treinos no fisiculturismo. Isso porque a insulina é produzida pelas células betas do pâncreas. Esse é o hormônio mais importante para regular o metabolismo energético

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: reprodução/ internet.

Assim, ele acaba tendo um efeito anabólico e anti-catabólico. Essa última opção acaba sendo boa para a quebra de proteínas intramusculares. O que quer dizer sobre o aumento de volume e densidade dos músculos. Porém, isso pode levar até a hipoglicemia, o que não é legal.

O Arnold Schwarzenegger

A gente falou um pouquinho dele lá em cima, você se lembra? Então, considere que o senhor Arnold, que hoje tem 73 anos é um dos principais nomes do fisiculturismo no mundo. Além dessa profissão e esporte, ele também foi ator. Hoje, é empresário e político. 

Fisiculturismo: entenda tudo sobre esta prática esportiva
Foto: (reprodução/internet)

A curiosidade está no fato de que no fim da adolescência ele conheceu o fisiculturismo e desistiu da carreira de modelo. Assim, passou a treinar cada vez mais e de forma intensa. Aos 20 anos, ele ganhou o título de Mr. Universe e venceu o Mr. Olympia também. 

Inclusive, ele tem um livro que é focado nesse assunto é uma verdadeira Bíblia do Fisiculturismo. O livro tem o nome de “Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação”. Ele foi trazido para vários países e tem pouco mais do que 800 páginas. 

A gordura teimosa

Por fim, a gordura teimosa, você sabe o que é isso? Geralmente, ela fica no abdômen ou nas coxas e quadril. De fato, todo biótipo de pessoa tende a ter. Assim, por vários anos, elas formam uma espécie de gordura que ainda é mistério para muitos estudiosos. 

O que se sabe é que seja por fatores biológicos ou psicológicos, em muitos casos, não é possível eliminá-las. De fato, isso pode acontecer. No entanto, os fisiculturistas têm provado que a combinação de treino, disciplina e alimentação pode fazer isso desaparecer.