Se você é brasileiro, sul-americano ou conhece os jogadores de futebol do Brasil, com certeza, deve ter pensado que Adriano Imperador ou Hulk poderia ser o jogador mais forte do mundo, certo? Eles estão na lista, é verdade. Porém, não é o mais forte de todos.
Isso porque a primeira opção desse ranking “imaginário” fica com ninguém menos do que Adebayo Akinfenwa, que é um jogador de futebol de muita força. Hoje, você vai conhecer um pouco mais da história desse nigeriano-britânico, que é muito interessante.

Quem é Adebayo Akinfenwa
O centroavante Akinfenwa tem dupla nacionalidade, sendo que é da Nigéria e do Reino Unido. Sem contar que ele tem passagens por países diferentes, como Lituânia, País de Gales e Inglaterra. O maior clube até aqui foi o Swansea City, de Gales, que jogou na Premier League.

Apesar disso, ele nunca é lembrado por ser uma estrela dentro de campo ou por ter conquistado títulos ou feito gols incríveis. Mas, sempre é visto como “o jogador de futebol mais forte do mundo”. De fato, é um gigante dentro de campo – literalmente falando.
A fama dele vem por causa de um jogo de vídeo. Aliás, por conta do jogo de vídeo game mais famoso do mundo em termos de futebol, o FIFA. O atleta ganhou a fama porque em várias edições foi considerado o mais forte. Desde 2014 ele participa do lançamento do jogo.
Um porte físico incomum para o futebol
Após esse reconhecimento, o jogador foi convidado por várias vezes para mudar de esporte. Por exemplo, ele poderia ser contratado para jogar Rúgbi ou mesmo Futebol Americano. Porém, ele negou todos os convites que recebeu.

“Não me incomoda mais falar disso. Já aceitei que não tenho o porte físico típico de um jogador de futebol”, declarou publicamente sua opinião. Agora, há motivos para ele ser tão forte: a musculação. Ele disse que dirigentes já pediram para ele parar de malhar, mas ele nunca acatou o pedido.
E quando se observa as fotos do jogador, realmente, não é difícil concordar que estamos falando de uma figura que poderia atuar, facialmente, como um fisiculturista. Em uma de suas melhores fases, em 2014, ele tinha 101 quilos em 1,80 metro de altura.
A rotina de exercícios e alimentação
Em suas páginas da rede social, ele exige muito da sua rotina de treinos e de alimentação. Assim, isso foi capaz de tornar ele bem forte e não apenas em termos de bíceps ou peitoral, mas também no bolso – já que ganhou dinheiro com isso e lançou até marca de roupas.

A marca tem o slogan “Beast Mode On” – é algo como “Modo Fera Ativado”. Aqui, “Fera” é um nome bonito para “Besta”, que é mais comum no idioma inglês. O mais engraçado é que ele sempre aparece com cara de bravo no marketing. Mas, é um cara sorridente.
O fato mais surpreendente de todos, que choca a internet até hoje, é que ele consegue levantar o dobro de peso que ele tem no supino, que é um tipo de exercício de musculação. Outra curiosidade é que além de academia e futebol, ele adora videogame.
Como Adebayo Akinfenwa começou a ficar forte
Aqui entra um dos fatos mais curiosos que você vai ler nesse texto. Adebayo Akinfenwa garante que não começou a ficar forte porque ele queria chamar a atenção. “Começou por causa do próprio futebol”, ele garante.

Isso porque no ano de 2007, enquanto jogava pelo Swansea, do País de Gales, ele quebrou a perna em um dos torneios ingleses. E sendo muito veloz, ele viu que precisaria mudar o seu estilo se quisesse “sobreviver” dentro de campo.
“Pensei: vou jogar mais próximo da área e brigando com os zagueiros para que o meu desempenho não fique tão preso à velocidade. Para isso, eu preciso ficar mais forte. Foi aí que eu comecei a ir para a academia de forma frequente e regular”, contou o jogador.
O resultado da academia deu certo
Ganhando massa muscular e chamando a atenção dentro de campo, ele já marcou 230 gols até aqui, sendo 40 no seu último clube, o atual, o Wycombe.

Além da marca de roupas, ele também faz participações na imprensa e em programas. Além de ter comentado que vai sair um documentário da sua história em breve.
O começo de Adebayo Akinfenwa no futebol
Ele é filho de imigrantes nigerianos e nasceu em Londres, na Inglaterra. No entanto, precisou sair desse país para conseguir começar a sua carreira no futebol. O primeiro clube foi o FK Atlantas, da Lituânia e isso quando já tinha 18 anos.

Ele ficou 2 anos por lá e chegou a sofrer injúrias raciais pela própria torcida. Em pouco tempo, porém, ouvia seu nome sendo cantado e empresas querendo patrocinar. Ele diz que já sofreu muito com esses preconceitos, ainda mais quando era jovem. Mas, hoje não.
“Perguntam se gosto de salada. Dizem que sou o Eddie Murphy gordo. Honestamente, acho engraçado. Eu sei que não sou gordo. Já marquei mais de 100 gols na carreira. A vida é séria demais. Então, eu sempre dou risada. Faz parte do futebol”, comentou Adebayo.
A história de Adebayo Akinfenwa no futebol
Saindo desse começo, considere que o nigeriano tem portanto na carreira os seguintes clubes: FK Atlantas, Barry Town, Boston United, Leyton Orient, Rushden & Diamonds, Doncaster Rovers, Torquay United, Swansea City, Millvall, Northampton Town, Gillingham e mais.

Os seus dois últimos clubes foram AFC Wimbledon e o Wycombe Wanderes, no qual está até hoje e desde 2016. Todos são da região do Reino Unido, sendo que ele se tornou famoso no futebol no Swuansea, que é maior clube citado aqui, que disputa a segunda divisão do inglês.
Mas, o fato curioso é que foi em 2004 que ele ficou conhecido dentro dos gramados por ser contratado pelo Doncaster, que disputa a Football League One.
O Adebayo Akinfenwa vai para a luta?
No ano passado, quando o jogador fez 38 anos, muita gente começou a dizer que ele ia abandonar o futebol e rumar para a luta, especialmente o WWE. E há explicação para isso. Adebayo não tem muitas chances de dar “mais certo” no futebol pela idade.

Fora isso, tem uma vida financeira tranquila, com marca de roupas e publicidade. Logo, ele recebeu um convite do dono do evento WWE, que é um dos maiores do mundo, perdendo apenas para o MMA. Assim, o jornal The Sun viu bons motivos para ele migrar de esporte.
No entanto, um pouco mais tarde, ele anunciou em entrevista que isso pode acontecer, mas não tão logo. “Por que parar? Eu me sinto bem aos 38, estou em forma, tenho prazer em jogar”. Aproveitando a situação, o Wycombe esticou o contrato com ele até o fim de 2021.
Os jogadores mais fortes do FIFA 21
E até a FIFA, que é da EA Sports, entrou na brincadeira. Eles fizeram um conteúdo mostrando os 20 jogadores mais fortes do game, na sua mais nova edição, de 2021. Obviamente, Akinfenwa é o primeiro colocado, com força 97.

Depois vem um norte-americano, o Daryl Dike, do Orlando City, com força 96. A lista segue com Aleksander Vukotic, do Beveren, Croácia, com força 95. E o Romelu Lukaku aparece com a mesma força, sendo que ele é um belga, que joga pelo Inter de Milão.
Também com força 95 vem o Armando Méndez, que é um uruguaio que joga pelo Nacional de Montevideo. Curiosamente, ele é o único não atacante da lista até aqui, sendo que é lateral direito. E você pode ver a lista completa no site da EA.
Outros jogadores de futebol com porte de lutadores de MMA
Mais tarde, devido ao sucesso do jogador nigeriano-britânico, alguns sites resolveram fazer algumas listas de jogadores de futebol que também são fortes. Nem sempre, tão fortes como o Adebayo Akinfenwa, mas algo próximo disso. E há brasileiros.

Um dos principais nomes lembrados é de Adriano Imperador, o atacante que foi revelado no Flamengo e tinha um chute forte com a perna esquerda. Júlio Baptista, também do Brasil, revelado no São Paulo, é outro nome forte e com força incrível.
Curiosamente, ele sempre atuou na defensiva. Porém, como soube usar bem a capacidade técnica, ele foi transferido para posições mais ofensivas. E outro brasileiro é o Hulk, que não tem o apelido por acaso, obviamente. Também é atacante e canhoto.
Os jogadores de futebol mais fortes do exterior
Outro é o Zlatan Ibrahimovic, um sueco mestre com a bola nos pés. Ele tem a força como arma poderosa dentro de campo. Adama Traoré é um dos mais jovens das listas. O atacante tem mostrado muita forma e garante que não faz academia – mas, há quem duvide disso.
Até mesmo porque ele veio das categorias de base do Barcelona, sendo amigo de Usain Bolt e muito veloz dentro de campo. Forte e veloz? Seria esse um jogador único no mundo? Diego Costa, espanhol, é mais um nome. Além de Didier Drogba e Cristiano Ronaldo.