O crossfit ainda é uma modalidade esportiva que não é praticada por muitos atletas. Mas, não dá para negar que é uma atividade e tanto e que serve como base de treino para os profissionais de outras modalidades, como o futebol.
O motivo é que ela une exercícios de outros esportes, como do atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso. A partir disso, foca em vários resultados, que podem ir da resistência muscular até o equilíbrio, a coordenação motora, a capacidade física, etc.
Os jogadores de futebol que gostam de crossfit
A ideia desse conteúdo é ser uma espécie de curiosidade. Afinal, o crossfit ainda é novo em boa parte do mundo, porém, tem sido usado como forma de agregar valor ao treinamento. Ele tem a parte funcional, que é bastante importante para quem já é atleta.
Então, o que você vai ver abaixo é uma lista de 7 jogadores de futebol, e ex-jogadores, que praticam ou praticaram o crossfit como algo elementar nos treinos. No fim do texto ainda teremos algumas curiosidades, como outros esportistas que gostam do crossfit.
7 – Zeca
Desde sempre, Zeca, que veio do futebol de base e passou boa parte do tempo no Santos, mas agora está no Internacional de Porto Alegre, é visto como um jogador de futebol “marombeiro”. E isso acabou chegando no crossfit também.
“O pessoal pediu para deixar de lado porque poderia ser perigoso do ponto de vista de lesões”, comentou Zeca ao dizer que já fez aulas do esporte no começo da carreira, mas foi impedido devido a pedidos da comissão técnica do Santos.
Mas, de fato, ele gosta da modalidade, ainda que não pratique mais. No entanto, há controvérsias sobre isso e nós criamos um tópico final para comentar. Por isso, leia até o fim.
6 – Rafael Longuine
Se você é santista vai se lembrar do Zeca e também do Longuine. Ele é um meio-campista que jogou pelo Peixe e também entrou na onda do crossfit. No começo de 2017, ele chegou a participar de um programa de TV onde falou sobre isso.
“Não faço tão pesado como os profissionais do crossfit. Porém, eu treino a partir dos conceitos dessa modalidade”, comentou Rafael, que também afirmou usar as férias para continuar treinando e, geralmente, faz isso através das aulas de crossfit. “
Um fato curioso é que ele disse também que começou a praticar por influência da então namorada, a Alina Lima, que é filha do cantor Chitãozinho, que faz dupla com Xororó.
5 – Neymar
Coincidentemente ou não, o Neymar é mais um jogador que atuou pelo Santos nessa lista. E nas férias de 2016, ele chegou a se apresentar em um treino de crossfit, que foi publicado na internet. Isso tudo antes de se reapresentar ao Barça, da Espanha.
No vídeo, que tem origem de David Brazil, amigo íntimo do menino Ney, o atleta aparece pegando pesado em um treino com cordas. “Rapadura é doce, mas não é mole”, ele disse. No entanto, fora esse evento, ninguém mais soube sobre a prática dele no cross.
4 – Richarlyson
O Richarlyson já postou várias fotos onde ele está praticando o crossfit. Inclusive, na época, ele chegou a dizer que estava se dedicando muito à modalidade – com a inscrição em um torneio oficial. O ex-jogador também disse que treinava todos os dias em uma rotina nova de esporte.
No futebol, ele é tricampeão brasileiro, tem uma Libertadores e Mundial também. Já no crossfit, a história ainda está nas primeiras páginas. De todo modo, ele já se tornou o capitão do trio que participa de eventos como o Big Wods, no interior de São Paulo.
“Eu gosto muito do desafio e estou viciado nisso”, ele disse. Apesar de não ter uma aposentadoria anunciada, o que se sabe é que o Richarlyson está fora dos gramados há algum tempo. Entre 2020 e 2021, ele chegou a ser anunciado pelo Noroeste (SP) e América (RJ).
3 – Leandrão
Richarlyson – um “semiaposentado”, que teve passagens por grandes clubes cariocas, como o Vasco e o Botafogo, também jogou no Inter, na Ponte Preta e chegou a jogar a série C pelo ABC. Hoje, está sem clube, apesar de passar por vários clubes.
Leandrão já chegou a falar várias vezes que no tempo livre curte um esporte mais radical do que o futebol, como é o crossfit. Para ele, no entanto, não dá para conciliar esse tipo de treino funcional junto com os treinos físicos do futebol, mas dá para praticar nas folgas.
2 – Pedrinho
E como falamos de um “quase” aposentado no futebol, agora vamos ser bem mais diretos: o Pedrinho já se aposentou há algum tempo, sendo que isso aconteceu em 2013. Depois disso, ele resolveu mudar a sua imagem de “fraco” e começou a mostrar a força dos músculos.
Isso porque entrou para a galera do crossfti. O treino dele também é diário, sendo de ao menos 3 horas por dia e durante todo dia da semana. Ele chegou a dizer que já sabia que não seria ideal ficar forte enquanto jogava futebol porque “perderia mobilidade”.
Agora, longe dos gramados, parece que nada impede o Pedrinho de virar Pedrão, não é?
1 – Sebá
Outro aposentado do futebol que foi para o crossfit é Sebá. Você se lembra dele? O nome é Sebastián Dominguez e ele foi campeão brasileiro pelo Corinthians em 2005, sendo que veio junto com outros jogadores internacionais, como o Carlitos Tevez.
Bom, o fato é que ele deixou as chuteiras de lado em 2017, quando ainda teve passagens por grandes clubes, como o Newell’s Old Boys. E a partir disso começou a se dedicar ao crossfit. Com o tempo, se tornou importante já tem até títulos.
Isso, no crossfit mesmo. Ele venceu um evento argentino de Mega Cross Games logo que começou a competir na modalidade.
Outros esportistas que praticam o crossfit
Além dos jogadores de futebol, saiba que vários outros esportistas, de outras modalidades, também aderem aos treinos de crossfit – seja durante os treinos para suas competições, nas férias ou após a aposentadoria.
Um deles é o nadador do Minas Tênis Clube, Nicolas Oliveira. Ele disse várias vezes que usa a prática para alguns fins. Inclusive, apostou nela para disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012. “Treino duas vezes por semana. Me ajuda em várias áreas. O ganho é enorme”.
Ele conta que descobriu a prática em 2002, quando morava nos Estados Unidos. Isso porque a modalidade é de lá. Quem a apresentou foi a nadadora de Universidade, a Amanda Beard, que o convidou para fazer um treino de crossfit. “A partir disso, incorporei o cross nos treinos”.
Mais esportistas que fazem o crossfit
Além desses esportistas citados acima e dos jogadores de futebol, saiba que a lista de praticantes de crossfit que fazem parte do elenco de atletas é maior. Ela passa pelo nadador Thiago Pereira, pela amazona Beatriz Alvez e pelo praticante de stand up, Bernardo Xavier.
Também podemos lembrar dos lutadores, como Luciano Corrêa, que é do judô. Tem o Cristiano Titi, que é do Jiu-Jitsu. E o Thiago Michel, do kickboxing, além do Edson Sururu, que faz parte do MMA.
O crossfit causa mais lesões do que outros esportes?
Há muito boato sobre a modalidade do crossfit, afinal, ela ainda é nova e causa estranheza. No entanto, não há dado que mostre que ele cause mais lesões do que outros esportes parecidos. Isso não quer dizer que não se tenha riscos de lesões, ok?
O fato é que como tem um método parecido com a de outros treinos, como do próprio futebol ou do judô, o crossfit acaba tendo um resultado igual ou próximo. Um artigo publicado na Orthopaed Journal of Sports Medicine provou isso.
Ele mostra que nos crossfit 31% das pessoas já se lesionaram desde que começaram a treinar. Enquanto isso, no futebol a taxa é de 60% dentro de um ano. E no judô, o número é ainda maior, sendo que a cada 1 mil horas de treino 16,3 judocas se machucam.
Como evitar as lesões no crossfit
Sendo assim, se você se interessou pela modalidade também, saiba que mesmo não sendo esportista vai poder praticar o crossfit como treino funcional. Para isso, existem algumas recomendações que podem fazer todo sentido.
Por exemplo, sempre faça acompanhado de um instrutor. Ele pode auxiliar você na hora de equilibrar a carga, a intensidade, a complexidade. É a escolha errada desses itens que podem causar as lesões.
Como em todo esporte, saiba que é importante respeitar o processo de evolução de cada atleta. Por isso, vale pensar naquela velha máxima de que: “não tem resultado rápido ou fórmula mágica”. Primeiro, você aprende os movimentos e depois vai aumentando a carga.
A maior competição do mundo de crossfit
Para quem quer saber mais da modalidade, uma boa ideia é acompanhar a maior competição do mundo dela, que é chamada de crossfit games. Ela existe há bastante tempo e acaba criando os verdadeiros monumentos da modalidade.
Em vídeos e imagens é possível aprender mais sobre os movimentos, o objetivo e até mesmo gerar uma forma mais dinâmica para os seus treinos. A página oficial explica tudo sobre os dias das provas, a transmissão, os eventos e as categorias.